Montijo - Montemor-o-Novo

1902
January 28, 2019

near Lançada, Setúbal (Portugal)

Descritivo:

Início pelo Montijo, seguindo o máximo possível fora de alcatrão até à Marateca.

Após passagem pela Herdade e Barragem da 'Moinhola na Marateca', é possível tomar dois rumos (a distância é muito semelhante):

[NOTA]
Segundo feedback de outros membros, foi colocado um cadeado no trajecto 'Rumo A' que abaixo descrevi inicialmente.

a) Viragem à esquerda pela Ribeira da Marateca, onde irão encontrar portões para abrir/fechar e alguns quilómetros de trilha técnica devido a erosão causada pelas chuvas.
b) Seguir em frente pela estrada de alcatrão, cortando à direita no entroncamento em direção a Casebres. (estrada identificável no mapa) .

Após 'Casebres', viragem à esquerda e entrada em um trilho novamente entre quintas, em direcção a 'Bemposta' e 'Barranção'.
Este bocado de trilha durante o inverno pode conter nas zonas baixas acumulação de lama.

Passagem em 'Santa Susana' para apreciar a vista, descontrair e circular em redor da albufeira, seguindo depois em direcção à Barragem do Pego do Altar.

Na barragem do Pego do Altar consoante o tempo disponível, existe dois rumos possíveis: (ambos vão dar ao mesmo sítio):
a) O que está assinalado no trilho, é necessário abrir e fechar diversos portões até chegar na aldeia de Montinhos Novos.
b) Circular pela N253 desde o Pego do Altar e virar à esquerda para Santa Catarina / Montinhos Novos.

Daqui em diante a circulação é feita por alcatrão rumo a Alcáçovas, no entanto iremos efectuar um pequeno desvio para apreciar novamente a Albufeira da Barragem.

Chegados a 'Alcáçovas', rumaremos a Norte junto à linha ferroviária, com destino a Montemor-o-novo.
Este caminho é feito por estradas rurais e por algumas propriedades onde é necessário abrir/fechar portões.

Notas:

! Respeite os terrenos e não saia das trilhas !
! Sempre que exista portões, circule com precaução e deixe-o na mesma forma que o encontrou. !
! Não circule em terrenos onde a circulação esteja explicitamente proibida !
! Existem 4 ribeiras, confira o caudal do mesmo antes de atravessar. !
! Respeite a Natureza !

Tipo de piso:
30%alcatrão
70%offroad

Dificuldade:
! Fácil e rolante exceptuando possíveis degradações de pavimento entre KM 49 e 58, e KM 59 e 70 !
! Atenção pois existe a possibilidade de danos cosméticos na pintura da viatura entre KM 96 e 98 !

Herdade e Barragem da Moinhola

Tomar opção (Frente ou Ribeira)

Ribeira de Marateca

Portão

Inicio Zona Técnica / Piso com Erosão

Zonas que pode conter alguma lama no Inverno

PictographLake Altitude 161 ft

Castelo Montemor-o-Novo

• Photo of Joao Rodrigues
    Joao Rodrigues Jul 1, 2019

Excelente trilho. Obrigado pela partilha.
    Algumas zonas mais técnicas que podem apresentar alguma dificuldade em tempo de chuva mas, na sua maioria, é um percurso rolante e agradável para se fazer em família.
    Conforme mencionado é importante manter os portões encontrados fechados e respeitar os trilhos para que todos possamos continuar a usufruir dos mesmos.

rjpmendes Jul 2, 2019

João, obrigado pelo feeback!
    Ao fim ao cabo todos nós absorvemos um pouco desta comunidade, sendo estes resultados e partilhas, muitas das vezes, um trabalho conjunto.
    Continuação de bons trilhos!

• Carvalho.nuno Sep 5, 2019

Obrigado. Amanhã vou fazer este trilho mas em sentido inverso. Espero safar-me com a orientação.

rjpmendes Sep 6, 2019

Viva Nuno!
    Espero que desfrute do passeio e da paisagem alentejana.
    O percurso não irá apresentar dificuldades acrescidas quando feito no sentido inverso.

• Photo of Nunof.Rodrigues
    Nunof.Rodrigues Jun 13, 2021

Feito num dia de verão com a família. Passeio fácil até à Ribeira que está baixa e fácil de passar. Zona técnica com regos muito fundos a seguir que vai dar a um portão fechado a cadeado.
    Resultado voltar à estrada principal e seguir por alcatrão até Casebres e retomar o track.
    O troço que se segue mesmo com piso seco tem regos mesmo muiiiito fundos. Com um Terrano 1 e roda 31 tenho ideia que se caísse uma roda num rego assentava de barriga. Com paciência e devagarinho passa-sse.

Terminamos em Santa Susana. A Barragem estava boa demais para seguir passeio :)

Obrigado pelo track, um dia ainda o acabo.

Cumprimentos

rjpmendes Jun 20, 2021

Viva Nuno,
    Obrigado pelo feedback, é sempre importante irmos percebendo as mutações que surgem no terreno ao longo do tempo.

Pena que cada vez mais existam portões com cadeado, é sinónimo que quem lá tem passado nem sempre se porta bem, e que cada vez mais teremos menos sítios para passear. (irei deixar uma nota na descrição)
    A parte dos regos normalmente é feito por máquinas agrícolas de porte grande, da última vez que lá passei deu para fazer, com um bocado ou menos de engenho, com pneus 30.

Bons passeios e obrigado!

• Photo of EduardoAlface
    EduardoAlface Apr 15, 2022

Fiz esta rota hoje com um bmw x3 xdrive. Optei por seguir diretamente em direção à opção B (na ribeira da marateca segui em frente pela estrada até casebres) pelo facto de existir portão com cadeado. Logo a seguir a casebres tentei voltar à rota mas tive de voltar para trás porque efetivamente existem regos muito fundos que para este tipo de carro não vale a pena arriscar. Fiz estrada até à albufeira de Sta Susana e estava incrível. Perfeito para almoçar. O resto do track é muito fácil e não tive qualquer problema mesmo com um SUV.

Obrigado @rjpmendes pela partilha do track!

rjpmendes Apr 18, 2022

Eduardo, obrigado pelo feedback!
    Votos de novos passeios!

• Photo of Ivo Menezes
    Ivo Menezes Aug 24, 2022

O EduardoAlface disse tudo , mas arrisquei em casebres , e mesmo com suspensão, pneus etc... Houve ali partes que o coração palpitou 😁

Obrigado foi um belo passeio

• Photo of Jota_Pe
    Jota_Pe Nov 8, 2022

Muito bom obrigado pela partilha vou testar sabado! :)

• Photo of simaosorio
    simaosorio Mar 15, 2024

Bom dia, Alguém já fez esta rota mais recentemente? Estava a pensar fazer amanhã.