Montejunto a Rio Maior

May 2, 2021
May 2021

near Rodeio, Lisboa (Portugal)

Passeio lindíssimo mas nada recomendado a suv ou a quem estime a pintura do bólide.
Zonas com vegetação muito densa que risca muito, passagens com regos fundos e alternativas limitadas.

Na tentativa de ligar Montejunto a Serra de Aire ficamos a meio caminho por ter demorado muito tempo a procurar alternativas a caminhos que pelo mapa estariam lá, ou obstáculos pouco recomendados para fazer em família.

Abordando a Serra de Montejunto já com algum tt, temos uma subida em gravilha em que tração às 4 é conveniente.

A volta em redor da Serra de Montejunto é Fácil com vistas magníficas. Alerta para muitas pedras no terreno e no caso de haver cruzamento com outro veículo poderá haver necessidade de retroceder. Só passa 1.

O Ponto marcado como Muito Alta dificuldade tem regos fundos e uma descida e subida muito íngremes em arenito. Tração discutível. Na descida há uma alternativa muito estreita, o meu Terrano 1 encostou-se a um eucalipto para passar, mas na subida não. Tem de ser mesmo pelos regos. Recomendo procurar alternativa.

Há pouco depois uma saída para a esquerda, na tentativa de seguir caminho pela serra, mas há uma subida muito íngreme com pedras que optei por não fazer. Por isso segue-se um caminho por alcatrão até retomar o track.

De Seguida encontramos um Lameiro, fundo e longo que optamos também por não passar, por isso recuamos. Pouco depois há uma saída para a direita, caminho muito apertado com muitas silvas sem saída. Voltamos para trás apenas para encontrar outro beco sem saída, neste caso numas vinhas. Bom spot para uma paragem para café.

O caminho pelo eucaliptal é bonito e fácil. Alerta apenas para alguma póças que aparentam ser pouco fundas mas com o peso do carro afunda e desafia a passagem.

O Ponto identificado como Subida em Pedra com degraus grandes está muito mal tratada e é desafiante de subir. O percurso seguinte é complexo com muitos regos fundos e vegetação fechada que contribui para o fantástico padrão listrado da viatura.

No fim, para sair tem de se atravessar uma ribeira. A profundidade engana.... parecia que era apenas pelas rodas e a agua passou por cima do capo.

Nas palavras de @ParolaGoncalves:

O percurso deve ser feito respeitando sempre a sinalização existente, nomeadamente os Períodos de incêndio Florestal ou Rural.
Faça Todo Terreno responsável, respeitando sempre a Natureza e as Boas práticas ambientais! Não deixe lixo pelo caminho. Respeite os alertas da Protecção Civil e tenha sempre em conta as indicações do IPMA.
Conselhos e Boas Praticas TT:
Levar sempre uma reserva de água, comida e combustível para acautelar algum imprevisto que possa surgir.
As pistas devem ser feitas sempre (que possível) com o mínimo de duas viaturas 4x4, não saindo dos caminhos ou estradas e respeitando as hortas ou plantações, bem como a propriedade privada, nomeadamente a abertura e fecho de cancelas e portões.
Alerta - A partilha deste percurso deve obedecer a altura do ano e ao tipo de viatura. Esta partilha, não responsabiliza quem o publicou, por qualquer dano ou acidente que possa ou venha a ocorrer por quem o realizar.
Cada um, deve ponderar a sua utilização, avaliando os riscos e a sua capacidade para o puder realizar.

Início lameiro

CityCercal

PictographRisk Altitude 610 ft

Descida íngreme com subida íngreme e regos muito fundos

Regos fundos

StreetEstrada Principal
CityRio Maior

Fim do Track. Para evitar a volta é grande

Subida em pedra com degraus grandes

StreetEstrada Principal
CityRio Maior

Subida muito ingreme

Altitude253 m
Created2021-05-01 15:09:18
CityCercal
CountryPortugal

Um dos muitos sítios onde vale a pena parar para fotografar

• Photo of david77950
    david77950 Aug 28, 2022

Merci pour ce parcours avec des vues magnifiques 👌

Superbe un petit peu cassant dans les montagnes suivi de sable et quelques difficultés bien signalé 👌