Mirante Cruzeiro Do São Bernardo (Delfim Moreira - MG)

34 minutes
36 minutes
August 1, 2020
August 2020

near Delfim Moreira, Minas Gerais (Brazil)

Mirante Cruzeiro do São Bernardo – Delfim Moreira – MG

Ao Norte, na cidade de Delfim Moreira, peguei uma estrada de terra que subia até o bairro mais distante de São Bernardo. Fiz o caminho de 4x4, mas esse trecho seria bem tranquilo de fazer com carro de passeio. São aproximadamente 3 km subindo a serra até o bairro. O local é super tranquilo, poucos moradores, igrejinha e o Bar do Bigode, onde os habitantes se encontram de forma animada após o dia de trabalho.
Passando pelo bairro, a estrada segue subindo, agora mais estreita. Mais de uma vez tive que voltar de ré, pois no sentido contrário desciam tratores ou gado e seria impossível ambos passarem lado a lado. Nesse ponto, o 4x4 foi realmente bem-vindo. Com o tempo seco acredito ser possível subir com o carro de passeio, mas com o solo molhado pode haver dificuldades. São mais 5 km até o Mirante.
No total são 8 km de subida. O passeio seria muito bem aproveitado também feito de bicicleta ou caminhada, sem grandes dificuldades além da elevação, exigindo um pouco de fôlego.
Lá em cima o Mirante é amplo (aproximadamente 1750m de altitude), com uma belíssima vista de 360° para a serra e toda a cidade de Delfim Moreira. Com bastante espaço para acampar (para quem decidir subir a pé e voltar apenas no outro dia) e áreas seguras para acender fogueiras.
Passeio muito gostoso com belas paisagens. Aconselho subir para ver o pôr do sol que enche os olhos. Não fiquei para o nascer do sol, mas deve ser maravilhoso também.