Ligação desde o Pelourinho de Vale Prados até ao Museu Rural de Salselas

Photo ofLigação desde o Pelourinho de Vale Prados até ao Museu Rural de Salselas Photo ofLigação desde o Pelourinho de Vale Prados até ao Museu Rural de Salselas Photo ofLigação desde o Pelourinho de Vale Prados até ao Museu Rural de Salselas

December 27, 2018
December 2018

near Vale de Prados, Bragança (Portugal)

FAÇA TODO-O-TERRENO RESPONSÁVEL E RESPEITANDO SEMPRE A NATUREZA ASSIM COM TAMBÉM AS BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS.

Sobre a nossa partilha;

VIATURA POR NÓS UTILIZADA:
• Opel Monterey versão longa.
• Tipo dos pneus – T/A (50/50).
• Data da gravação do track - 27/12/2018.

TIPO DE VIATURA A QUE SE DESTINA A PARTILHA:
• Viaturas 4x4 “puras”.

SOBRE GRAU DE DIFICULDADE:
A informação por nós disponibilizada é meramente indicativa, algo resumida e que pode conter alguma subjectividade. Consoante o interlocutor pode haver diversas interpretações. Para o nível por nós indicado temos sempre como referência a viatura no seu estado original e à saída do posto de venda assim como também que o condutor tenha pelo menos um nível de experiência mínimo.

Grau de dificuldade:
- Com piso seco – moderado.
- Com piso molhado – moderado/difícil.

MUITO IMPORTANTE:
Deverá ser tido sempre em linha de conta o período tempo decorrido entre o nosso reconhecimento e a data em que pretendam utilizar a nossa partilha pois há muitas condicionantes que podem provocar alterações no percurso e que podem por si só transformar toda a informação por nós disponibilizada.

METEOROLOGIA:
Para a utilização da nossa partilha deve ser tido em linha de conta a altura do ano e as condições climatéricas existentes no momento.

LOCAL DE INÍCIO DO TRACK:
• Largo central da Aldeia de Vale de Prados.

LOCAL DE TÉRMINO DO TRACK:
• Junto ao Museu Rural da Aldeia de Salselas.

RECOMENDAÇÕES:
 Não deixe nunca lixo pelo caminho.
 Verifique possíveis alertas da Protecção Civil.

CONSELHOS E BOAS PRATICAS TT:
 Levar sempre uma reserva de água, comida e combustível para acautelar algum imprevisto que possa surgir.
 Os percursos devem preferencialmente ser feitos com o mínimo de duas viaturas 4x4.
 Não sair dos trilhos já existentes dos e respeitando as hortas ou plantações, bem como a propriedade privada.

TAMBÉM IMPORTANTE:

Cada um deve ponderar a sua utilização, avaliando os riscos e a sua capacidade para o poder realizar.
Pelo facto de estarmos a partilhar um percurso, não nos responsabiliza por qualquer dano ou acidente que possa ou venha a ocorrer por quem o realizar.
O track não foi editado e como tal poderá apresentar erros de percurso.

SOBRE O TRACK:
Trata-se de um percurso rolante onde se pode admirar além da paisagem sobre a cidade de Macedo de Cavaleiros também a fauna e flora existente em abundancia.

O trajecto por nós sugerido em algumas zonas atravessa vegetação algo cerrada, tem a travessia a vau por três vezes de uma ribeira perto da Aldeia de Salselas (https://youtu.be/3PHKgG6MAbE).

Na Aldeia de Vale da Porca na zona em que se cruza o Rio Azibo (pode ser a vau ou pela ponte Romana existente) há um parque de merendas com assadores disponíveis e um pequeno parque infantil.

Contactos úteis:

Em Bragança
• Protecção Civil Bragança – 273 300 240
• Destacamento de Trânsito – 273 300 570

Solicitamos um pouco do seu deixando o seu comentário sobre a nossa partilha assim como também se informação por nós disponibilizada correspondeu à expectativa criada.

Obrigado.

Vista paisagística para Macedo de Cavaleiros. Nesta fotografia também se pode observar o local de entrada de uma das zonas de vegetação cerrada mas que em nossa opinião é uma das mais bonitas desta nossa sugestão.

PictographRisk Altitude 2,468 ft
Photo ofSugerimos utilização de 'redutoras'. Photo ofSugerimos utilização de 'redutoras'. Photo ofSugerimos utilização de 'redutoras'.

Sugerimos utilização de 'redutoras'.

Descida acentuada no final e com regos.

Posto de vigia.

Vá ao posto de vigia e contemple a magnífica paisagem como por exemplo a quase totalidade da Albufeira do Azibo e a Serra de Bornes entre outros pontos de interesse.

PictographBridge Altitude 2,053 ft

Ponte 'Romana' de Vale da Porca.

Neste local existe um parque de merendas com assadores onde pode aproveitar para fazer um piquenique. Há também um pequeno parque infantil para quem tiver crianças pequenas.

Tenha em atenção a quantidade de água.

Photo ofEntre na ribeira e siga pelo trilho à direita. Photo ofEntre na ribeira e siga pelo trilho à direita. Photo ofEntre na ribeira e siga pelo trilho à direita.

Entre na ribeira e siga pelo trilho à direita.

Esta é a zona mais técnica do track.

Entre na ribeira e saia pelo caminho à direita antes da ponte.

PictographReligious site Altitude 2,226 ft

Neste local num bonito azulejo pode ler a "Lenda de Salselas".

Ponte de interesse paisagístico sobre Salselas

PictographMuseum Altitude 2,090 ft

Fim do nosso trilho, esperamos que tenha gostado desta nossa sugestão. Aproveite e visite o museu.