Jalapão 7 dia - Palmas a Dianópolis

Photo ofJalapão 7 dia - Palmas a Dianópolis Photo ofJalapão 7 dia - Palmas a Dianópolis Photo ofJalapão 7 dia - Palmas a Dianópolis

July 27, 2021
July 2021

near Palmas, Tocantins (Brazil)

Estávamos iniciando, o dia mais triste da Expedição Jalapão, Bento Passeios 4x4- 2021, nosso último dia de Jalapão e nosso primeiro dia de retorno. Saímos do hotel e como queríamos cruzar, a Ponte da Amizade, achamos o pretexto de irmos abastecer as viaturas e calibrar os pneus lá do outro lado do lago, feito isso, cruzamos novamente de volta a ponte e fomos até a praça dos girassóis, onde fomos encontrar, o Marco geodésico central do Brasil (Norte, Sul, Leste, Oeste). Em sequência, fomos em direção à Ponte Alta do Tocantins, pois ainda tínhamos a Cachoeira do Soninho e da Fumaça,  além da Lagoa da Serra, para conhecer. Chegando em Ponte Alta, saímos para iniciar o roteiro, novamente em estradas de terra, e mais uma vez utilizando o Google Maps (não achei necessário buscar o percurso no wikiloc, "ME ARREPENDI MUITO"), pois, desta vez (e a única de toda a Expedição), nosso amigo Google Maps, nos passou a perna, ficamos literalmente perdidos a partir do km 228, até o km 270 do track, pois nos fez andar por dentro de Fazendas da região, com estradas que chegavam a lugar nenhum, que terminavam em matos fechados ou em cercas de final de propriedades (PRESTAR MUITA ATENÇÃO, SE FOR USAR ESTE TRACK PARA SEGUIR ESTA TRILHA, NO KM 228 AO INVÉS DE ENTRAR À ESQUERDA, COMO O GOOGLE MAPS INDICA, SIGA EM FRENTE MANTENDO-SE À DIREITA, PELA ESTRADA PRINCIPAL). Após nos encontramos e termos certeza de que estávamos no caminho certo, chegamos ao Passo do Rio Soninho, onde fizemos uma pequena parada para desestressar,  (não fomos olhar a Cachoeira por birra de termos nos perdido, kkk) em seguida fomos até a Cachoeira da fumaça, muito bonita, e o efeito que ocorre com o spray de água proveniente da queda, é encantador, daí o nome Cachoeira da Fumaça. A estrada, até aqui, podemos considerar boa, trafegável, com algumas costelas de vaca mas nada demais, porém, a partir dali, até chegarmos em Rio da Conceição, nos remeteu ao percurso do 2° Dia de Expedição, a estrada estava acabada, muita costela de vaca, muitos buracos e muitos, muitos trechos de areia fofa, que segurava a viatura, tínhamos que andar em marcha mais reduzida e com giro mais alto. Chegamos em Rio da Conceição, já era 17:20 (atrasados, tudo por conta do erro do Google Maps) e fomos até a estrada que dá acesso à Lagoa da Serra, porém, decidimos acertadamente, em não irmos mais até lá, pois precisaríamos percorrer ainda 25km de estrada arenosa, sendo que, e o sol já estava baixando o que nos faria chegar na Lagoa, escuro e ainda, tínhamos todo o percurso de volta, mais o deslocamento até Dianópolis, onde já estávamos com reserva de hotel. Enfim, terminamos nossa maravilhosa e encantadora Jornada pelo Jalapão que ficará para sempre em nossa memória! Desejo a todos que forem, um excelente e prazeroso passeio, assim como foi o nosso! Abraço a todos e muita diversão! Que venham os próximos destinos!