Jalapão 6 dia - São Félix do Tocantins a Palmas

Photo ofJalapão 6 dia - São Félix do Tocantins a Palmas Photo ofJalapão 6 dia - São Félix do Tocantins a Palmas Photo ofJalapão 6 dia - São Félix do Tocantins a Palmas

July 27, 2021
July 2021

near São Félix do Tocantins, Tocantins (Brazil)

Este dia, era rodar para chegarmos em Palmas, a capital do estado do Tocantins. Deixamos São Felix do Tocantins, pela TO-030, e logo após a entrada para a Cachoeira das Araras, alguns quilômetros a frente, pela estrada  principal, precisamos fazer a travessia, sem maiores dificuldades, de um alagado, (córrego que cruza a estrada) seguindo, chegarmos no Morro da catedral, chamada de Morro do Mandacaru pelos nativos, essa beleza natural é uma formação rochosa de milhares de anos que se assemelha a uma grande fachada de igreja, após algumas fotos continuamos, passando pela Ponte sobre o Rio do sono e chegamos na Serra do gorgulho, ou Morro Vermelho, formações rochosas muito bonitas e bem diferentes, esculpidas pela ação do vento e das mudanças climáticas da região. (Local de contemplação, existe uma trilha a ser feita em seu interior, partindo do barzinho do local, porém, é possível contemplar do próprio carro, na passagem) Continuando o percurso, logo após o gorgulho, descemos um pequena serra, com muita, muita erosão e muita poeira solta, na sequência, passamos por sobre a Ponte que atravessa o Rio vermelho e chegamos no entroncamento que liga com a TO-456, que nos leva até  a cidade de Lagoa do Tocantins, onde a partir dali, felizmente, ou, infelizmente termina a estrada de terra. Fomos em direção à Taquaruçu do Porto, onde fomos visitar a Cachoeira escorrega macaco e a Cachoeira da roncador, ambas no mesmo local. Após as visitas às Cachoeiras, sem se banhar, pois estávamos todos exaustos e cansados de águas e Cachoeiras, seguimos em direção à Palmas, na praia do caju, onde podemos almoçar na sombra das inúmeras choupana que tem ali, na beira do lago, formado pela represa do Rio Tocantins. No final da tarde, saímos dali e fomos até a Praia da graciosa para vermos o pôr do sol, e darmos por encerrado, mais um dia de aventuras e diversões no Jalapão!