Jalapão 5 dia - Fervedouros de São Félix do Tocantins

Photo ofJalapão 5 dia - Fervedouros de São Félix do Tocantins Photo ofJalapão 5 dia - Fervedouros de São Félix do Tocantins Photo ofJalapão 5 dia - Fervedouros de São Félix do Tocantins

July 26, 2021
July 2021

near São Félix do Tocantins, Tocantins (Brazil)

Para este dia, tínhamos uma programação mais light, para podermos aproveitar um pouco mais, e nossa intenção, era iniciar  pelos fervedouros e finalizar com a Cachoeira das Araras, mas em conversa com o Jonivon, guia experiente do local à  anos, o qual fizemos amizade, nos aconselhou mudar nosso roteiro para aproveitarmos melhor, já que tínhamos mais tempo, então nosso dia começou indo para o Fervedouro do Alecrim, praticamente dentro da cidade de São Felix do Tocantins, depois nos deslocamos pela TO-030 em direção para quem vai a Palmas (estrada boa de rodar), saindo da mesma por uma estrada secundária arenosa, até chegarmos na Cachoeira das Araras, onde fomos gentilmente recepcionados pelo Sr. Hélio, um Gaúcho que há anos mora no Tocantins com sua família e é o proprietário do local! O Sr. Hélio, nos cedeu espaço para fazermos nosso almoço, nos auxiliou com pratos, talheres e outras coisinhas que havíamos pedido, pessoa extremamente generosa (ali na propriedade do Sr Hélio, é o local de chegada de um dos muitos passeios de rafting do Jalapão e servem almoço, para as pessoas do rafting, além de servirem almoço para outras pessoas que agendam com ele antecipadamente). Saindo dali voltamos a São Felix do Tocantins, atravessamos a cidade e fomos até o Fervedouro Veredas (local com muita infraestrutura, porém o fervedouro não encantou a nós, havia muitas pedras pequenas, tipo brita, no fundo, misturado com a areia), logo em seguida nos direcionamos para o Fervedouro Bela Vista, (um dos mais belos, e acredito, o mais procurado pelos turistas) o último do dia e da Expedição Jalapão,  Bento Passeios 4x4 - 2021, foi o que mais fizemos fila, o mais demorado, porém,  tivemos uma enorme recompensa, fomos a última turma a entrar no fervedouro, e quando estávamos lá, o sol se pos e as luzes que clareiam o local foram acesas, foi uma experiência maravilhosa (este fervedouro, é um dos únicos, que tem possibilidade de banhos noturnos, porém,  só é liberado a quem estiver hospedado ou acampando ali). Já escuro,  retornamos para a pousada, para nos preparar para o dia seguinte!

• Photo of Marco Franca
    Marco Franca Apr 15, 2023

Olá. Estou pensando em ir daqui 10 dias. Vou sair da Chapada dos Veadeiros.

Você acha q meu carro um nivus consegue fazer todos esses trajetos?

• Photo of tatorriani
    tatorriani Apr 16, 2023

Olá Marcos! O Jalapão, é um roteiro turístico fantástico! Vale muito cada km rodado para ir conhecer, porém "eu" não te aconselho em ir de carro! Mesmo já tendo ouvido e visto relatos de pessoas que andaram no Jalapão de carro "eu" não aconselho! Agora, se tiver muito espírito de aventura, não se importa muito com bens materiais (no caso o seu veículo) e tiver muita paciência, acho que deve ir sim!

Na data que fomos era na época de seca, todos de 4x4 e foi bem puxado! Muita pedra, muita areia solta, muito buraco, muita costela de vaca! Pra ter noção, em 7 dias que fizemos todo o roteiro Jalapão só encontramos 1 fiat uno e uma palio weekend rodando (moradores locais) além dos 4x4 dos turistas e agências de viagem!

Aconselho vc ir a Palmas e contratar uma agência com veículo 4x4! Não irá se arrepender! Vai destruir seu veículo! Veja vídeos no YouTube!

Bom passeio! 👍

• Photo of Marco Franca
    Marco Franca Apr 16, 2023

Uauuu. Muito obrigado pela resposta tão completa e o tempo gasto para tirar minhas dúvidas. Vou fazer isso q você falou. Por quê querendo ou não. Mesmo o carro estando na garantia. Qualquer peça aleatoria q estragar é muito caro e você me fez pensar sobre isso e ver q realmente não vale a pena. Ainda mais q irei sozinho. Melhor ir pra palmas e fechar um pacote. É por quê estou na Chapada dos Veadeiros e queria ir direto. Grande abraço e boas trilhas