Jalapão 4 dia - Mateiros a São Félix do Tocantins

Photo ofJalapão 4 dia - Mateiros a São Félix do Tocantins Photo ofJalapão 4 dia - Mateiros a São Félix do Tocantins Photo ofJalapão 4 dia - Mateiros a São Félix do Tocantins

July 25, 2021
July 2021

near Mateiros, Tocantins (Brazil)

Neste dia, acordamos cedo, preparamos as viaturas, tomamos café  e em seguida saímos para começar nosso roteiro. Saímos em direção à São Felix do Tocantins, pela TO-110, deixando pra trás Mateiros, tendo como primeiro destino o Fervedouro Ceiça Bananeiras (primeiro fervedouro descoberto no Jalapão), que era para termos feito no dia anterior, porém não foi possível, e como nós não estávamos com roteiros engessados por agências não achamos problema nisso. Alguns quilômetros antes de chegarmos no fervedouro, passamos por um pequeno alagado na estrada, que é um pequeno córrego  que cruza ali. Após o fervedouro,  nos deslocamos até a Cachoeira do Formiga (Cachoeira linda, de águas azuis cristalinas e temperatura boa, com certa profundidade e correnteza), saindo da estrada principal e seguindo por uma estrada secundária bastante larga mas de muita areia solta até o estacionamento. Saindo dali, pegamos um desvio por uma estradinha mais estreita tb de areia, desvio que passa pela Cachoeira Buritis, (a qual não visitamos pois não teríamos tempo, para outros locais que estavam em nossa programação, porém, nos falaram muito bem do local) e chega até a estrada principal pela qual fomos até o fervedouro Buritizinho (ruim para banho por ser muito profundo, com pouca fervencia da água e pedras no fundo, precisamos nadar o tempo todo, porém, muito bonito) e o Restaurante Rota 110, o qual nos serviu um maravilhoso almoço, (se puder, faça reserva para almoçar ali, nem sempre irá encontrar almoço pronto na hora, mas o pessoal é muito atencioso e sempre dispostos atender a quem chega). Saindo do nosso almoço, demos sequência ao nosso dia, agora nos deslocando para a Cachoeira do Prata andando por um desvio/trilha saindo da estrada principal, passando por um local de vegetação muito bonita e diferenciada, a Cachoeira do prata, fica dentro de uma propriedade particular, a "Fazenda Cachoeira", porém, a porteira permanece aberta e o acesso é permitido, chegando na Cachoeira, encontramos alguns nativos, moradores da Comunidade Quilombola do Prata, fazendo festa/churrasco, pessoas maravilhosas de uma generosidade incrível que nos recepcionaram, nos deram informações sobre os locais próprios para  banho e no final, ja nos sentindo parte do grupo deles, nos ofereceram um Tucunaré feito na brasa para provarmos. Saindo da Cachoeira do prata e seguindo por estradas secundárias de trilho de areia, fomos até o Fervedouro Por Enquanto (fervedouro muito bonito, com boa estrutura para receber o turista, com bar e choupana e acesso por passarela em madeira), último ponto de visita do dia, antes de chegarmos na pousada Cachoeiras do Jalapão, voltando à TO-110, passando por mais algumas costelas de vaca e alguns areiões e algumas erosões para não perdermos o costume!