Activity

Jalapão 2023 (Rio da Conceição a Novo Acordo)

Download

Trail photos

Photo ofJalapão 2023 (Rio da Conceição a Novo Acordo) Photo ofJalapão 2023 (Rio da Conceição a Novo Acordo) Photo ofJalapão 2023 (Rio da Conceição a Novo Acordo)

Author

Trail stats

Distance
476 mi
Elevation gain
20,318 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
21,194 ft
Max elevation
2,268 ft
TrailRank 
56
Min elevation
651 ft
Trail type
One Way
Time
4 days 4 hours 49 minutes
Coordinates
2129
Uploaded
September 20, 2023
Recorded
September 2023
Be the first to clap
3 comments
Share

near Rio da Conceição, Tocantins (Brazil)

Viewed 39 times, downloaded 1 times

Trail photos

Photo ofJalapão 2023 (Rio da Conceição a Novo Acordo) Photo ofJalapão 2023 (Rio da Conceição a Novo Acordo) Photo ofJalapão 2023 (Rio da Conceição a Novo Acordo)

Itinerary description

Roteiro de 5 dias pelo Jalapão, iniciando em Rio da Conceição e finalizando em Novo Acordo. Trajeto feito de forma autônoma, em veículo 4x4 próprio, sem guia ou condutor local.

COMO CHEGAR:
O Jalapão está localizado na região oriental do Tocantins, trata-se de uma região turística que abrange diversos municípios da região, todos com extensas áreas e população diminuta.

Várias cidades podem servir de entrada ou saída para o Jalapão. Sobre o roteiro gravado, foi feito dessa forma pois antes de chegar ao Jalapão estávamos na região das Serras Gerais, ainda no Tocantins. E, posteriormente, nos deslocaríamos até o Maranhão, para a região da Chapada das Mesas.

O ROTEIRO:
1º dia: Rio da Conceição x Ponte sobre o rio das Balsas

Esta etapa da viagem começou na parte da tarde, após uma visita à Lagoa Bonita (mais conhecida como Lagoa da Serra), por isso é mais curta. São 40km de Rio da Conceição até a ponte sobre o Rio das Balsas, entrada para a cachoeira da Fumaça.

Neste primeiro trecho prevalecem estradas em boas condições, somente com algumas imperfeições, principalmente após o acesso a uma das fazendas da região. Não há maiores desafios ou trecho que exija o uso do 4x4, podendo o trajeto ser feito em qualquer tipo de veículo (preferencialmente veículos altos).

O pernoite foi realizado na margem do Rio das Balsas, próximo à entrada da cachoeira da Fumaça. Distância percorrida: 40.3km

2º dia: Rio das Balsas x Lagoa do Japonês (Lagoa Encantada)

Logo no início do dia, descemos por uma trilha a pé até a cachoeira da Fumaça, formada pelo Rio das Balsas e com enorme volume d'água. Retornamos ao veículo e seguimos para a Lagoa Encantada (mais conhecida como Lagoa do Japonês). Ao longo do caminho visitamos a Passagem do Soninho, a cachoeira do Soninho e o Morra da Cruz.

Entre o Rio das Balsas e o trecho após o Rio Soninho a estrada está em condições medianas. Alguns trechos parecem estar em manutenção, embora nenhuma máquina tenha sido avistada, sendo recomendado o trânsito somente por veículos altos. Mais uma vez, não é necessário fazer o uso do 4x4 no trecho.

A Passagem do Soninho é o melhor ponto para banho. A cachoeira do Soninha é apenas para contemplação, embora seja possível se refrescar em uma parte rasa e menos turbulenta do poço. No Morro da Cruz há uma trilha ladeando o local, que permite o visitante se afastar da estrada e contemplar a enormidade de aves que habitam o local.

Logo após o Morro na Cruz tem início o trecho pela rodovia TO-130, pavimentada e em boas condições, que assim segue até Pindorama. Após Pindorama o acesso segue por terra até a Lagoa do Japonês.

O acesso à Lagoa do Japonês foi melhorado no último ano, atualmente é possível ir até o poço em qualquer tipo de veículo. A estrada entre Pìndorama e o acesso ao poço estava em obras, o que também facilitará o acesso ao poço quando finalizarem. Pernoite na "área de camping" da Lagoa, cuja vantagem é poder utilizar os vestiários do local, pois a área externa não é bem cuidada, devido a pouca demanda.

Foram 148,9km percorridos no dia.

3º dia: Lagoa do Japonês x Cachoeira da Velha

Logo no primeiro horário visitamos a Lagoa do Japonês, antes da chegada dos grupos de turismo. Melhor horário para visitação, pois a água está bem limpa, com pouca ou nenhuma partícula em suspensão.

Retorno pelo mesmo caminho da ida, porém seguindo direto pelo asfalto após Pindorama até a cidade de Ponte Alta. Em Ponte Alta tomamos o caminho para os atrativos para o Jalapão. A estrada é um tapete até as proximidades do Rio Vermelho, com tráfego constante de véiculos pesados.

Após o Rio Vermelho a estrada fica em condições precárias, com muitas costelas de vaca, pedras soltas e trechos arenosos, o que diminui a velocidade média de deslocamento. A subida da Serra da Muriçoca é bem precária, com passagens estreitas, buracos e pedras soltas, o que demanda atenção. Vencida a subida da serra, logo se chega ao trevo de acesso à cachoeira da Velha.

Nos primeiros quilômetros a estrada de acesso à cachoeira da Velha continua bastante precária, com muitas pontas de pedra, demandando cuidado com os pneus. Próximo ao ponto de controle a condição da estrada melhora um pouco, diminuindo as pedras e aumenta os trechos arenosos. Devido ao horário não foi possível seguir até a cachoeira neste dia e com a permissão dos funcionários do local passamos a noite acampados em frente a sede de uma fazenda (que dizem ter sido de Pablo Escobar).

Neste dia passamos pelo Cânion Sussuapara (ignorado) e visitamos a cachoeira do Lajeado (acesso livre e gratuito). Distância percorrida: 185.1km.

4º dia: Cachoeira da Velha x Mateiros

Logo no início do dia fomos à cachoeira da Velha e à Praia do Rio Novo, tomando um caminho alternativo, mais arenoso, indicado para 4x4. Após a visita seguimos sentido Mateiros, tomando um atalho cerca de 7km após a sede da fazenda. Atalho altamente recomendado para veículos 4x4, além de encurtar a distância para Mateiros, a estradinha é quase toda bastante arenosa, evitando as pontas de pedra do acesso principal.

Ao retornar à estrada principal, voltam as condições precárias da TO-255, com muitas costelas e alguns trechoa arenosos. Próximo à entrada das Dunas prevalecem os trechos arenosos. Após a Serra do Espírito Santo costela de vaca e alguns buracos predominam, tornando o ritmo da viagem bem lento.

Neste dia visitamos a cachoeira da Velha e duas praias do rio Novo: uma próxima à cachoeira e outra próxima à comunidade do Rio Novo. Por fim, caminhada subindo a Serra do Espírito Santo até o mirante das Dunas (arquivo a parte). O pernoite foi feito na beira do Ribeião Brejão, no acesso à comunidade Mumbuca (esta parte do trajeto foi suprimida do arquivo). Distância percorrida: 150.9km.

5º dia: Mateiros x Novo Acordo

No início do dia nos deslocamos do ponto de pernoite até a cachoeira do Formiga, onde fomos os primeiros a chegar. Assim que começou a encher seguimos para a cachoeira do Prata, onde aproveitamos bem. Do meio pro fim da tarde nos deslocamos para o Fervedouro São Félix, fugindo dos grupos comerciais. Por fim, deslocamento de São Félix até Novo Acordo, que levou entre 3h30, finalizando a viagem pelo Jalapão.

O acesso até a cachoeira do Formiga está um tapete, acessível por qualquer tipo de veículo. Da Formiga até a comunidade do Prata a estrada segue como era, muitas costelas de vaca e alguns trechos arenosos. Do acesso à cachoeira do Prata até a cachoeira é uma estrada 100% arenoso, com algumas bifurcações que demandam atenção na navegação. A cachoeira fica em local isolado, não faz parte do cardápio oferecido pela maioria dos guias e por isso não é tão conhecida e visitada. A tranquilidade, no entanto, é o principal encanto do local.

Do Prata até São Félix a estrada segue em condições precárias, prevalecendo alguns trechos arenosos e as infinitas costelas de vaca. De São Félix até a bifurcação Lagoa/Novo Acordo a estrada segue precária. Da bifurcação até Novo Acordo a estrada consegue piorar, principalmente no trecho que antecede e sucede a Serra do Gorgulho. A medida que vai se aproximando de Novo Acordo, a estrada vai melhorando.

OBSERVAÇÕES:
- Roteiro de 5 dias, feito de forma autônoma (sem guia), em veículo 4x4 próprio e sozinho (sem outro carro acompanhando). Uma das mil possibilidades que podem ser feitas. Optei por revisitar atrativos já conhecidos e conhecer outros, dando prioridade ao que é gratuito e/ou que não é exige a companhia de um guia

- A estrada é ruim e pronto. Exige a atenção necessária para não danificar o veículo em buracos, pontas de pedra e outros eventuais obstáculos. Não é preciso fazer um "curso offroad" para dirigir no Jalapão, basta ter conhecimento do veículo e de como se dirige fora de estrada. Ir em um veículo 4x4 é muito recomendado, principalmente por conta da capacidade e da robustez da maioria desses veículos. No entanto, é possível sim realizar em veículos altos, sem tração nas 4 rodas. Obviamente algumas adaptações de roteiro deverão ser feitas.

- Os pernoites foram em locais com disponibilidade de água, porém, como utilizamos o carro como casa também, não ficamos hospedados. Pagamos pelo pernoite apenas no "camping" da Lagoa do Japonês, nas demais noites o pernoite foi em locais estratégicos, sem custos. Para quem é adepto da prática, trata-se da melhor forma de visitar o Jalapão, pois não se perde tempo tendo que se deslocar até pousadas e coisas do gênero.

- A maior parte dos atrativos visitados possuem entrada livre e gratuita. Nenhum exige a contratação de um guia para sua visitação. Segue a lista:
1. Cachoeira da Fumaça
2. Cachoeira do Soninho e Rio Soninho
3. Morro da Cruz
4. Lagoa do Japonês ($$$)
5. Cachoeira do Lajeado
6. Cachoeira da Velha
7. Praia do Rio Novo
8. Comunidade do Rio Novo (praia)
9. Serra do Espírito Santo
10. Cachoeira do Formiga ($$$)
11. Cachoeira do Prata
12. Fervedouro São Félix ($$$)

- Sinal de telefone principalmente nas cidades visitadas (Rio da Conceição, Pindorama, Ponte Alta, Mateiros, São Félix e Novo Acordo). Em alguns trechos do trajeto tem sinal, mas isso é raro. Nas comunidades e atrativos ao longo do trajeto é possível encontrar sinal de wi-fi.

- Trajeto passa por áreas muito isoladas, com pouco tráfego de veículos e pessoas. Esteja preparado para uma eventual emergência. Leve água e mantimentos para os dias de viagem. É possível comprar a maioria dos itens necessários nas cidades do trajeto.

- Ponte Alta, Mateiros, São Félix e Novo Acordo possuem posto de combustíveis (estou na dúvida se Pindorama possui). O abastecimento mais caro é em São Félix.

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 997 ft

Ponte Alta

PictographWaypoint Altitude 1,359 ft

Acesso Fervedouro

PictographWaypoint Altitude 1,537 ft
Photo ofDegrau - descida íngreme

Degrau - descida íngreme

PictographWaterfall Altitude 1,439 ft
Photo ofCachoeira da Fumaça Photo ofCachoeira da Fumaça

Cachoeira da Fumaça

PictographBridge Altitude 1,534 ft
Photo ofPonte Rio das Balsas - Camping

Ponte Rio das Balsas - Camping

PictographWaypoint Altitude 1,603 ft
Photo ofRio da Conceição

Rio da Conceição

PictographIntersection Altitude 1,286 ft
Photo ofDireita 2

Direita 2

PictographIntersection Altitude 1,388 ft
Photo ofAcesso Morro da Cruz

Acesso Morro da Cruz

PictographPanorama Altitude 1,424 ft
Photo ofMirante Morro da Cruz Photo ofMirante Morro da Cruz Photo ofMirante Morro da Cruz

Mirante Morro da Cruz

PictographIntersection Altitude 1,416 ft
Photo ofRodovia TO-130

Rodovia TO-130

PictographIntersection Altitude 1,827 ft
Photo ofAcesso Lagoa do Japonês

Acesso Lagoa do Japonês

PictographLake Altitude 1,487 ft
Photo ofLagoa do Japonês Photo ofLagoa do Japonês

Lagoa do Japonês

PictographIntersection Altitude 1,946 ft
Photo ofDireita

Direita

PictographRiver Altitude 1,305 ft
Photo ofCórrego Pau d'Arco

Córrego Pau d'Arco

PictographIntersection Altitude 1,688 ft
Photo ofEsquerda

Esquerda

PictographIntersection Altitude 1,312 ft
Photo ofAcesso Soninho Photo ofAcesso Soninho

Acesso Soninho

PictographWaterfall Altitude 1,315 ft
Photo ofCachoeira do Soninho Photo ofCachoeira do Soninho

Cachoeira do Soninho

PictographIntersection Altitude 1,429 ft
Photo ofEsquerda 2 - Cachoeira Velha Photo ofEsquerda 2 - Cachoeira Velha

Esquerda 2 - Cachoeira Velha

PictographOvernight Altitude 1,324 ft
Photo ofFazenda - Camping

Fazenda - Camping

PictographIntersection Altitude 0 ft

Acesso Serra do Espírito Santo

PictographIntersection Altitude 1,469 ft
Photo ofAcesso Formiga

Acesso Formiga

PictographWaterfall Altitude 1,512 ft
Photo ofCachoeira do Formiga

Cachoeira do Formiga

PictographWaterfall Altitude 1,130 ft
Photo ofCachoeira do Lajeado

Cachoeira do Lajeado

PictographIntersection Altitude 1,692 ft
Photo ofAcesso Prata

Acesso Prata

PictographIntersection Altitude 1,745 ft
Photo ofDireita 4 - Prata

Direita 4 - Prata

PictographWaterfall Altitude 1,541 ft
Photo ofCachoeira do Prata Photo ofCachoeira do Prata Photo ofCachoeira do Prata

Cachoeira do Prata

PictographWaypoint Altitude 1,632 ft
Photo ofComunidade do Prata Photo ofComunidade do Prata

Comunidade do Prata

PictographThermal waters Altitude 1,167 ft
Photo ofFervedouro Bela Vista

Fervedouro Bela Vista

PictographWaypoint Altitude 1,330 ft

São Félix

PictographRiver Altitude 1,272 ft
Photo ofVereda

Vereda

PictographSummit Altitude 1,058 ft
Photo ofMorro da Catedral

Morro da Catedral

PictographBridge Altitude 787 ft
Photo ofPonte Rio Sono

Ponte Rio Sono

PictographWaypoint Altitude 1,198 ft

Bifurcação

PictographWaypoint Altitude 1,079 ft

Morro do Gorgulho

PictographWaypoint Altitude 696 ft

Novo Acordo

PictographBridge Altitude 1,300 ft
Photo ofPonte Rio Soninho Photo ofPonte Rio Soninho

Ponte Rio Soninho

PictographWaypoint Altitude 1,690 ft

Mateiros

PictographWaypoint Altitude 1,433 ft
Photo ofPindorama

Pindorama

PictographBridge Altitude 1,287 ft
Photo ofPonte Rio Novo Photo ofPonte Rio Novo

Ponte Rio Novo

PictographWaterfall Altitude 1,131 ft
Photo ofCórrego Lajeado Photo ofCórrego Lajeado

Córrego Lajeado

PictographWaterfall Altitude 1,028 ft
Photo ofCachoeira da Velha Photo ofCachoeira da Velha

Cachoeira da Velha

PictographIntersection Altitude 1,294 ft
Photo ofAcesso Lajeado

Acesso Lajeado

PictographBeach Altitude 1,025 ft
Photo ofPraia Rio Novo Photo ofPraia Rio Novo

Praia Rio Novo

PictographIntersection Altitude 1,185 ft
Photo ofAcesso Cânion Sussuapara

Acesso Cânion Sussuapara

PictographBridge Altitude 1,281 ft
Photo ofPassagem do Soninho

Passagem do Soninho

PictographIntersection Altitude 1,368 ft
Photo ofEsquerda 3 - Atalho Mateiros

Esquerda 3 - Atalho Mateiros

PictographIntersection Altitude 1,592 ft
Photo ofEstrada principal

Estrada principal

PictographWaypoint Altitude 1,271 ft
Photo ofComunidade Rio Novo

Comunidade Rio Novo

Comments  (3)

  • Photo of Geraldo e Mônica
    Geraldo e Mônica Apr 15, 2024

    Vc baixou a calibragem dos pneus ou rodou com a calilbragem normal?

  • Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr Apr 15, 2024

    Geraldo e Mônica, rodei com a calibragem que havia chegado. Estava com uns 10 dias de viagem, tinha colocado 28lbs em cada pneu antes de sair

  • Photo of Geraldo e Mônica
    Geraldo e Mônica Apr 15, 2024

    Ok. Vlw

You can or this trail