Jalapão 2 dia - Ponte Alta do Tocantins a Mateiros

Photo ofJalapão 2 dia - Ponte Alta do Tocantins a Mateiros Photo ofJalapão 2 dia - Ponte Alta do Tocantins a Mateiros Photo ofJalapão 2 dia - Ponte Alta do Tocantins a Mateiros

July 23, 2021
July 2021

near Ponte Alta do Tocantins, Tocantins (Brazil)

Acordamos na pousada, arrumamos nossas viaturas e partimos para o tão  temido e esperado 2° Dia da Expedição Jalapão, Bento Passeios 4x4 - 2021, percorrendo a TO-255 entre Ponte Alta do Tocantins e Mateiros. Nosso ponto de partida foi em Ponte Alta, no Letreiro que faz menção ao início de tudo, "Portal do Jalapão", registrado o momento, demos início ao incerto e ao desconhecido, todos muito apreensivos e com a adrenalina começando a circular no corpo! Nos primeiros quilômetros, rodamos analisando a estrada, no início parecia um tapete, porém, conforme avançavamos, as coisas foram mudando, começaram a surgir as costelas de vaca, (neste terreno, ou vc anda copiando as costelas, ou vc anda numa velocidade "x", que cadencia a frequência das ondulações com o passar dos pneus por sobre elas, para diminuir as vibrações) neste momento, descobrimos que andar nas estradas do Jalapão, é como se fosse a "Corrida do Ouro", muitas agências fazem o percurso e todos querem chegar antes nos atrativos (todos tem fila, por ordem de chegada) e andar na frente para não "comer pó". Nosso primeiro local de visita do dia, o Canyon Sussuapara, (para variar, muitas agências já estavam lá, aguardando na fila para visitação com seus clientes) local de fácil acesso, na beira da estrada por uma trilha de uns 200m à pé e a descida para o interior do mesmo, por uma escada em madeira. Saindo do Canyon, voltamos para a estrada, se é que podemos chamar de estrada, pois a realidade de que falam, que o "Jalapão é Bruto", começou a ser revelada a nós! No caminho, é possível encontrar todos os tipos de dificuldades, que o terreno off-road pode apresentar, além das costelas de vacas, passamos por costelas de dinossauros, (kkk) buracos, muitos buracos, depressões, elevações, erosões (algumas que, tranquilamente caberia uma das nossas camionetes dentro), areiões, uns mais firmes, outros mais fofos, trechos de muitas pedras, etc... retas infinitas que era possível observar as camionetes fazendo um verdadeiro balé a frente, desviando dos muitos obstáculos que a estrada nos oferecia. Chegamos no único entroncamento da estrada e seguimos à esquerda em direção à Cachoeira da Velha, antes de chegarmos na Cachoeira, passa-se pelas antigas instalações da Fazenda Triagro, fazenda que pertenceu à Pablo Escobar e que hj é administrada pelo governo do estado do Tocantins, mantendo no local alguns funcionários que trabalham no controle e acesso aos atrativos do Parque Estadual do Jalapão, Cachoeira da Velha e Praia do Rio Novo (precisas agendar visita com guia Local, porém, eles não irão te acompanhar até lá por ser fora de rota e muito, muito longe da cidade de Mateiros, se não tiver agendamento, não é liberado a visita). No final da estrada, chega-se a Cachoeira da Velha, muito bonita e imponente, com muito fácil acesso através de uma passarela, porém, é um local exclusivo para contemplação, não é, é não tem como, banhar-se ali no local, tamanho o volume de água, quantidade de pedras, refluxos e corredeiras, mas para quem gosta de uma emoção a mais, na entrada da passarela, fica um pessoal oferecendo passeio de bote pelo Rio Novo, saindo ali da Cachoira e chegando na Prainha. Saímos da Cachoeira e seguimos até a Prainha do Rio Novo, onde conseguimos tomar um merecido banho para amenizar o calor (nos chamou atenção, que nestes atrativos as pessoas que estavam nos locais, que não eram muitas, todas eram de passeios particulares, nenhum carro de agência, depois falando com os guias, nos disseram que não vão mais pra lá, por ser muito longe e por que, a estrada é horrível) Na volta, pegamos um desvio/atalho à esquerda uns 6 km depois da Fazenda Triagro, por uma estrada de areia, muito, muito melhor que a estrada principal e fomos até o ponto de onde se encherga a formação rochosa conhecida como "Dedo de Deus", na sequência fomos até o local, conhecido como Mirante do Jalapão, (local, com vegetação regional mais fechada, com alguns galhos secos que raspam na lata e criam riscos leves superficiais) de onde é possível observar a formação do terreno, da Serra Geral do Tocantins, um local pouco conhecido turisticamente e de poucos acessos, mas com uma vista incrível, de encher os olhos. Na sequência, voltamos para a estrada principal, a TO-255 e rodamos até a Comunidade Quilombola do Rio Novo, onde provamos e aprovamos os sorvetes de frutas nativas, dali, nos deslocamos até nosso ponto máximo do dia, as famosas Dunas do Jalapão, formadas pela ação do vento, através da degradação da Serra  do Espírito Santo. Na entrada das Dunas, estavam nos aguardando, os guias que havíamos contratado anteriormente e que efetuaram nosso agendamento junto ao Naturatins, para acompanhar nosso comboio à visitação das mesmas, feito a conferência do agendamento, entramos no parque, (só é permitido acesso às Dunas, veículos 4x4, os demais precisam percorrer a pé os 5km de estrada de areia muito fofa) fomos até o estacionamento e subimos as Dunas, para observarmos o pôr do sol, "esplêndido". Logo que baixou o sol, por indicação dos Guias fomos uma das primeiras camionetes a sair do Parque, para não pegarmos tranqueira e pó na estrada. Saímos em direção à Mateiros e chegamos na cidade à noite e fomos, tb por indicação dos guias, até o posto Barretão II, onde abastecemos, calibrados e ganhamos do posto, uma dura externa nas camionetes (o melhor posto do Jalapão), deixamos o Posto e nos direcionamos para a pousada Panela de Ferro, finalizando mais uma jornada.