Jalapão 1 dia - Natividade a Ponte Alta do Tocantins

Photo ofJalapão 1 dia - Natividade a Ponte Alta do Tocantins Photo ofJalapão 1 dia - Natividade a Ponte Alta do Tocantins Photo ofJalapão 1 dia - Natividade a Ponte Alta do Tocantins

4 hours one minute
July 22, 2021
July 2021

near Natividade, Tocantins (Brazil)

Após percorrermos aproximadamente 2.500 km de muita ansiedade, saindo do Rio Grande do Sul, finalmente demos início à nossa tão esperada Expedição do grupo, Bento Passeios 4x4 - 2021, do até então, misterioso, "Jalapão"! Nosso ponto de partida, foi na cidade de Natividade, a cidade mais antiga do Tocantins, fundada em 1734, povoada durante o ciclo do ouro e nosso marco inicial foram as Ruínas da Igreja Nossa Senhora do Rosario dos Pretos, construída pelos negros escravizados no início do século XVIII e nunca finalizada. Na sequência, visitamos a famosa fábrica  de biscoitos, da Tia Naninha, os biscoitos Amor-Perfeto, marca registrada da cidade que fica bem em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Natividade, construída em 1759, passamos pelos Casarios do Centro Histórico da cidade onde observamos a forte influência da arquitetura portuguesa. Ao deixar Natividade, nos deslocamos em direção à  Lagoa do Japonês, nosso primeiro atrativo natural do Jalapão, que tem acesso, saindo de Natividade, através da TO-130, a primeira estrada não pavimentada da Expedição. No acesso à  Lagoa do Japonês, vc irá se deparar com uma porteira, (abra, acesse, feche e só depois siga) a partir deste ponto, a estrada vira uma espécie de trilha, e na serrinha, encontra-se muito pó, pedras, buracos e erosões, aconselho ir de 4x4. No caminho vc irá passar pelo Restaurante da Dona Minervina, (uma senhora extremamente simpática e carismática, que exala a simplicidade da população local, um doce de pessoa!) se tiver intenção de almoçar por lá, dê uma parada, avise, reserve e marque seu horário, só assim irá ser atendido ali! Foi o que fizemos antes de chegarmos na Lagoa do Japonês (sobre a Lagoa, vou resumir em uma única palavra, um "Espetáculo"). Na volta, paramos para almoçar na Dona Minervina (na Lagoa, tem local para refeições, servem alguns petiscos e bebidas) e após seguimos para a Pedra Furada do Jalapão onde queríamos ver o pôr do sol. Antes de chegarmos, no meio do caminho, paramos para tomar um caldo de cana feito na hora, no Quiosque da Amizade, (local simplissimo) onde fomos muito bem atendidos pelo jovem casal, proprietários do local. A estrada de acesso à pedra Furada estava boa de trafegar, porém com algumas costelas de vaca e muita, muita poeira, o que obrigou o comboio andar mais desgarrado, pois era impossível ter visão da viatura da frente! Chegamos à Pedra Furada, muito antes de o sol se pôr e pôr decisão da maioria do pessoal do comboio, chegamos num consenso e decidimos fazer a visita naquele momento, mesmo assim conseguimos pegar o sol mais baixo e nos rendeu belas fotos. Depois da visita, voltamos ao estacionamento, e nos deslocamos até Ponte Alta do Tocantins onde passamos pelo único posto de combustível da cidade para completar os tanques e esvaziar os pneus já preparando as viaturas para o próximo dia da Expedição Jalapão, (neste momento começou a cair a ficha de onde estávamos, pois, todos os carros das agências de turismo, estavam ali, fazendo exatamente o mesmo que nós, muitas conversas com os guias/motoristas e trocas de informações sobre o que nos esperava para o dia seguinte) antes de finalizarmos o dia num merecido descanso, na pousada Águas do Jalapão.