Fajarda - Barragem Castelo do Bode

April 15, 2019
April 2019

near Monte da Fajarda, Santarém (Portugal)

Viewed 1960 times, downloaded 113 times

Descritivo:

Baseado no percurso de um outro membro, serviu como base para a minha progressão desde a zona de Coruche até Castelo do Bode.

Percurso maioritariamente rolante, com um tempo médio de circulação de 3 horas e meia, circulamos em direcção a Norte por pequenas aldeias e zonas de campo.

Foi realizado após uma semana de chuva, e a circulação foi fácil na sua generalidade.
Talvez alguma nota de destaque para a zona compreendida entre KM70 e KM78 onde encontrei zonas com saturação de água (mas sempre com forma de progressão fácil), e para os dois contra-fogos ao KM 106.

Possibilidade de paragem no Castelo de Almourol (junto a Constância) e em pleno Rio Tejo.

Notas:

! Respeite os terrenos e não saia das trilhas !
! Existem dois contra-fogos seguidos a transpor. O primeiro é fácil, o segundo um pouco mais difícil. São ao KM 106 !
! Não circule em terrenos onde a circulação esteja explicitamente proibida !
! Em ribeiras e ou zonas com água, confira o caudal do mesmo antes de atravessar. !
! Respeite a Natureza !

! Trilha baseada na publicação do membro Pedro Quá !

Tipo de piso:
30%alcatrão
70%offroad

Dificuldade:
! Reduzida !

As subidas aqui mostradas ficam à direita do percurso. São facultativas.

PictographCastle Altitude 71 ft

Esquerda pelo estradão

Em frente pelo Estradão

Gancho à Esquerda

Caso não pretenda visitar o Castelo, virar à direita.

Ribeira

Atenção! Entrada em estrada.

Em Frente para Trilho

• gmateus1973@gmail.com Apr 19, 2019

O melhor trilho de sempre. Espetacular , com todos os tipos de piso e muito fácil de seguir. Parabéns e obrigado a quem o criou

rjpmendes Apr 22, 2019

Obrigado pelo Feedback.
    Ao fim ao cabo todos nós absorvemos um pouco desta comunidade, sendo estes resultados e partilhas, muitas das vezes, um trabalho conjunto.
    Continuação de bons trilhos!

• Photo of EduardoAlface
    EduardoAlface Sep 10, 2019

Olá. O percurso será acessível a um SUV fwd? Obrigado pela partilha. abraço

rjpmendes Sep 10, 2019

Viva!
    Este percurso é fácil e rolante para jipe, mas apresenta dificuldades para um SUV.
    Do que me recordo, os 50kms iniciais são os mais rolantes e provavelmente mais aptos para esse estilo de veículo.
    Posteriormente tem passagens impróprias para um SUV, por seixos do rio, uma ou outra ribeira, e os corta fogos que necessita de 4x4 ( de preferência com caixa de baixas).
    Se for à descoberta leve cuidados redobrados e não arrisque. Procure alternativas quando possível.
    Espero ter ajudado.

• Photo of EduardoAlface
    EduardoAlface Sep 10, 2019

Obrigado pela explicação, ajudou bastante. Vou tentar fazer o percurso num Evoque 2.2 eD4 FWD e deixarei feedback para quem queira seguir o track num veículo equivalente. Boas voltas :)

• eduardo venda nunes May 25, 2021

Olá, os ultimos Kms antes de Castelo Bode, são feito por alcatrão ou offroad?

rjpmendes May 25, 2021

Viva Eduardo,

Não sabendo ao certo quais os últimos quilómetros que refere, tentarei dar a melhor explicação possível.

Chegado a Constância, tem uns 15 quilómetros em alcatrão por forma a visitar o Castelo de Almourol. Pode evitar-los e seguir logo em direção a Norte.
    Após sair de Constância em direção a Castelo do Bode, entra novamente por caminhos fora de estrada, mas por vezes é necessário regressar por alguns instantes ao alcatrão como forma de ligação a outras estradas rurais não pavimentadas.
    Para uma melhor perceção, é fazer zoom no trilho com a vista satélite ativa e perceber o tipo de pavimento.

Bons passeios.

• Photo of wex_land
    wex_land Jun 13, 2021

Acabei de fazer este track e desta forma deixo aqui a minha opiniao:

- muitos parabéns pela clareza da informação bem como a documentação fotográfica.

- a parte inicial do track é muito rápida e rolante mas alerto para a movimentação de alguns tratores e camiões que andam pelo local.

- a 2° metade do percurso é mais dura de fazer, fiquei com a ideia de andar num rio seco. Muita pedra e algumas poças que dificilmente se ultrapassaram no inverno de o jipe não estiver preparado para andar com água a cima do capot. Muitos buracos encontrados que facilmente se escondem com o tempo chuvoso.

Desta forma agradeço a partilha que para mim foi muito útil até chegar ao meu destino.

Parabéns!!

• Photo of Jorgecasaca
    Jorgecasaca Jan 6, 2022

Estou a pensar seguir este trilho, em que zona fica o parque de merendas?

rjpmendes Jan 6, 2022

Viva,

A foto do parque de merendas está catalogada como Waypoint na posição certa do trilho no mapa.
    Fica sensivelmente ao quilómetro 29KM.

Bons passeios!

• Photo of vitaliy.soultan
    vitaliy.soultan Aug 15, 2023

The track was rolling well with beautiful scenery.

Unfortunately, we were blocked by the bridge with the height limit of 2.10 m at Constancia - not passable by the Defender with a roof tent (2.40) and had to cross the river in a different place, which cost us an extra 50 minutes.