Fafe à Borralha - Na Senda do Rally

Photo ofFafe à Borralha - Na Senda do Rally Photo ofFafe à Borralha - Na Senda do Rally Photo ofFafe à Borralha - Na Senda do Rally

September 13, 2021
September 2021

•   5 4 Reviews

near Antime, Braga (Portugal)

Descrição:

Fafe à Borralha - Na Senda do Rally

Mesmo para aqueles que não acompanham o rally, quem nunca viu um dos míticos saltos que tão bem caracterizam esta prova automobilística em Portugal?

A Serra de Fafe oferece isso e muito mais, e o melhor de tudo, é que muitos dos seus caminhos são acessíveis. Portanto, decidimos fazer-nos à estrada, perdão, aos seus trilhos e conhecê-la um pouco melhor.

Iniciando o percurso após visitar a cidade de Fafe, o percurso afasta-se da mesma pela zona industrial e faz-se subindo rumo às eólicas e à Ermida da Nossa Senhora da Guia e daqui em diante faremos os mesmos caminhos da prova rumo a norte.
A vista será desafogada, e passaremos também por alguns dos seus locais reconhecidos (vários pontos marcados no trilho).

De passagem por Lagoa, apanharemos um pouco de alcatrão para depois cortar novamente à esquerda para acesso à Albufeira do Ermal. O caminho aqui poderá não ser tão rápido, mas continua acessível e a vista durante a descida vale tudo.

Visitaremos a praia fluvial do Ermal, contornaremos a sua albufeira contemplando as suas serenas águas, e rumaremos mais uma vez para norte, desta vez com o próximo destino na Serra da Cabreira e no miradouro do Talefe a 1262 metros de altitude.

Se o início se revela de rápida progressão, a ascensão final até ao Talefe revela-se mais morosa devido ao seu piso maioritariamente rochoso.

Aproveitem também para parar, e conhecer a nascente do Rio Ave.
Daqui em diante o caminho será um caminho rural rolante, com o destino final nas emblemáticas Minas da Borralha.

Bons trilhos.

Notas:
! Respeite os terrenos e não saia dos trilhos !
! Não circule em terrenos onde a circulação esteja explicitamente proibida !
! Respeite a Natureza e os Animais !

Tipo de Piso:
30%alcatrão
70%offroad

Dificuldade:
! KM53 a KM60 – Trilho com muita pedra, progressão lenta!

PictographInformation point Altitude 2,431 ft

Obrigado

rjpmendes Sep 24, 2021

Viva.
    O percurso é bastante tranquilo e feito para aproveitar as paisagens envolventes em família.
    É rolante, com excepção da nota data na descrição entre o KM54 e KM60, que representa a subida ao Talefe. Aqui encontra alguma pedra solta e conforme a altura do ano, giestas mais atrevidas no caminho. Mas nada de especial.

• Photo of Bruno_p
    Bruno_p Nov 23, 2021

Bem já não é a primeira trilha que faço deste user...
    Como tal antes de mais nada toca a agradecer ao Rjpmendes pela partilha ;)
    Fiz a trilha na totalidade mas em sentido oposto.
    Acredito que foi a melhor solução porque fiz a parte mais complicada a descer. (acessível a todos os 4x4)
    Achamos a trilha excelente com diversos pontos pontos de interesse e vistas incríveis.
    A parte final no troço do rally deu para brincar um bom bocado.
    Ficou a faltar um bocadinho de agua no troço mas o S.Pedro não ajudou nesse ponto.
    Obrigado pela partilha,
    Cump

• Photo of Freelradventures
    Freelradventures Nov 23, 2021

Fiz parte desta trilha juntamente com o Rjpmendes e para além de ser um excelente companheiro de trilhas é também PRO no registo e partilha das mesmas.

s.ricardo4x4 Jun 9, 2022

Bonjour David.
    Je me permets de t'écrire concernant le devis. Il manque aussi le Tr-smart victron 12v,12v, 50a, que Guillaume m'a proposé. Tu pourrais voir avec lui la liste qu'on a fait ensemble pour pas qu'il y ai d'autres oubli, nous sommes déjà le 8 juin .
    Tien moi au courant des que tu peux merci d'avance.
    Ricardo

s.ricardo4x4 Jun 9, 2022

Ola bom-dia. Foi um erro a meu comentário .desculpe-me.

Bom-dia. Eu faço du off road a muito tempo et agora tenho um iveco Daily 4x4. Você pensa que é possível fazer essa trilha com ele. Obrigado. Pelo partagio

rjpmendes Jun 9, 2022

Viva Ricardo, a trilha é fácil e bonita.
    Tem somente um pouco de pedra na subida ao Talefe mas nada complicado e faz bem com calma. Não tem passagens muito fechadas, pelo que é possível fazer com a sua Iveco4x4.
    Um bom passeio!

s.ricardo4x4 Jun 10, 2022

Obrigado Da sua resposta. .

• Photo of Vitó_Almeida
    Vitó_Almeida Jun 16, 2022

Passeio 5*

Faz todo o troço Fafe-Lameirinha e parte de Vieira do Minho. Pelo meio tem ótimos caminhos e paisagens.

A barragem do Ermal tem uma paisagem fantástica.

Na serra da Cabreira fomos presenteados com algumas dezenas de vacas e cavalos no seu habitat.

Para repetir com certeza.

• Photo of GonçaloVieira
    GonçaloVieira Jul 8, 2022

Viva, antes de mais obrigado pela partilha do trilho. Consegue confirmar se o acesso à praia fluvial da para se fazer através da viatura ou só a pé?

rjpmendes Jul 8, 2022

Viva Gonçalo.
    O primeiro acesso à praia fluvial permite descer com o veiculo, mas devem sempre acautelar o cumprimento doas Plano de Ordenamento das Albufeiras, neste caso em especifico, a Plano do Ermal.
    Saindo do trilho marcado, e pelo acesso Norte é possivel também aceder à zona mais central da Albufeira.

Bons trilhos!

• Photo of Trunfo
    Trunfo Jun 26, 2023

Trilha feita a 24/6/2023
    Fiz (mais uma) trilha deste user, como costume foi TOP e com dificuldade mesmo no ponto para quem como eu vai sozinho e não tem muita experiência. Track com vistas fabulosas.
    A descida para o Ermal apresenta alguns regos e é necessária alguma atenção ao cruzar os mesmos, nada que não se faça em qualquer 4x4.
    Só fiz de Fafe até ao Ermal, pois com o calor ficamos a dar uns mergulhos.
    Posso dizer que estou a ganhar experiência off road com as trilhas do rjpmendes! Parabéns pelo(s) percurso(s) e obrigado pela partilha

• Photo of Jose Ribeiro 11
    Jose Ribeiro 11 Sep 12, 2023

Vi este track e decidi fazê-lo, fui sozinho com a família e foi a primeira vez que fui ao monte acabei de comprar o Frontera, completamente original! Foi espetacular na subida, encontrei muitos regos e pedras e bastante vegetação a fechar o caminho! Mas as paisagens foram ótimas e encontramos bastante animais desde cavalos a cabras etc o meu filho adorou muito bom. Obrigado

• Hugo Coscrato Oct 27, 2023

Consigo fazê-la com um Corsa ?

rjpmendes Oct 29, 2023

Hugo, pela descrição e comentários anteriores, diria que um Opel Corsa não será a melhor viatura para o trilho.
    Todavia a parte correspondente aos troços do rally (na zona de Fafe) são acessíveis a 4x2.