Estrada Real: Caminho Velho (Ouro Preto x Paraty)

Photo ofEstrada Real: Caminho Velho (Ouro Preto x Paraty) Photo ofEstrada Real: Caminho Velho (Ouro Preto x Paraty) Photo ofEstrada Real: Caminho Velho (Ouro Preto x Paraty)

2 days 3 hours 58 minutes
December 21, 2016
December 2016

near Ouro Preto, Minas Gerais (Brazil)

Caminho Velho completo, feito em dezembro de 2016 (após uma semana de fortes chuvas), a bordo de um Suzuki Grand Vitara 2002, original (somente com pneus AT). Sol durante a maior parte da rota, com chuva apenas no fim do segundo dia (na Serra da Mantiqueira). Dirigimos somente durante o dia, finalizando sempre no começo da noite. Dormimos o 1º dia em Tiradentes e o 2º em Passa Quatro.

Recomendado para qualquer viatura 4x4 ou para os que desejam fazer de moto (trail ou big) no modo "light". No período chuvoso é essencial que a viatura possua caixa reduzida. Na seca acredito que qualquer 4x4 passe.

Muita terra em MG, muito asfalto em SP e muitas curvas no RJ.

Tentamos ao máximo passar pelo trajeto original fornecido pelo Instituto Estrada Real, mas alguns trechos só são transponíveis a pé, de bike ou moto (estilo trail ou bigtrail). Listamos os trechos intransponíveis (todos informados por waypoints):
1 - "Suvaco da Glaura", entre São Bartolomeu e Glaura;
2 - Fazenda em Pequeri, porteira trancada, acesso permitido somente a pé, cavalo ou bike;
3 - Plantação de eucalipto após Lagoa Dourada, não sabíamos se havia estradas no trecho (provavelmente a passagem era por trilha), então entramos na primeira saída à esquerda após o marco;
4 - Saída de São João del Rei, saímos pela BR-265 e seguimos até Rio das Mortes pelo asfalto, já que é preciso cruzar o dique de uma represa (não há informação de estrada no trecho);
5 - Trecho entre Santana do Capivari e Itamonte, próximo a granja. Não é possível seguir pela estrada que leva a Cachoeira do Coura, já que não há passagem para cruzar o rio.
6 - Garganta do Embaú, não é possível descer pela trilha até o final;
7 - Após Passa Vinte, seguir pelo asfalto, já que a ponte de acesso a Vila Embaú caiu e não é possível cruzar rio.

Diversas cidades, distritos e povoados pelo caminho, quase sempre com sinal de celular, não há um trecho que seja totalmente "isolado". Dá pra ser feito tranquilamente em uma viatura, desde que a mesma esteja em boas condições e não prestes a dar pau.

A velocidade média gira em torno de 25-30km/h, 3 dias é o mínimo possível para fazer a rota e pouco se aproveita pelo caminho. Reserve mais tempo, ao menos 4 dias (sem contar a volta). Com muita chuva durante o percurso considere uma velocidade média menor. Na região sul de Minas a terra vira um barro liso com chuva, atenção nos aclives e declives (que são muitos!).

Dentro das cidades "maiores" os marcos da Estrada Real somem, o melhor é se orientar pelo tracklog nesses trechos. Lembrando que o trajeto foi feito saindo de Ouro Preto, caso o faça no sentido contrário, tenha em mente que há algumas mudanças, principalmente pelas questões de retorno e mão/contramão, mas nada que prejudique a navegação.

Alguns trechos offroad são bem interessantes e requerem alguma técnica/experiêcia, são eles:
1- travessia de córrego após São Brás do Suçuí, as margens são formadas por uma terra bem mole, tivemos que fazer algumas tentativas pra sair de lá;
2- trecho de fazenda após Rio das Mortes, não há um caminho "batido", atenção com os pequenos camaleões, um pequeno trecho erodido e os buracos (perdemos a saia lateral da viatura em um desses buracos);
3- trecho entre Cruzília e Baependi, passa por alguns circuitos de mountain bike, com direito a algumas descidas com diversas erosões e valas;
4- trecho entre Caxambu e São Lourenço, com direito a algumas subidas com solo bem pedregoso.

O Caminho Velho é uma excelente roteiro com atrativos históricos e naturais, sem falar nas paisagens exuberantes, principalmente na região da Serra da Mantiqueira e Serra do Mar. Para os que preferem o offroad mais intenso, o ideal é fazer a rota nos meses chuvosos, principalmente com previsão de chuva pelo caminho. Para os que desejam aproveitar os atrativos naturais, o ideal é fazer nos períodos de estiagem.

Obs: há uma balsa que faz a travessia entre Caquende a Capela do Saco. De acordo com o IER a mesma funciona de 7 as 12 e de 14 as 17:45. Mais infos pelo tel: (35) 3327-1081

Divisa MG/SP

PictographRisk Altitude 1,773 ft

MANTER ESQUERDA (Seguir asfalto)

Ponte caída antes da Vila Embaú, trecho intransponível para veículos.

Entre Rios de Minas

Direita para Cunha

Entrar à direita

PictographRisk Altitude 1,802 ft

Entrar à direita, retorno adiante

Retorno com segurança adiante

Santa Cruz de Minas

PictographInformation point Altitude 2,894 ft

São João del Rei

Na saída de SJdR, deixar a Estrada Real e seguir pela BR-265 até Rio das Mortes.

Rio das Mortes

São Lourenço

PictographInformation point Altitude 2,921 ft

SEGUIR À ESQUERDA!

Relevar o marco da Estrada Real. A fazenda está com entrada restrita para veículos, seguir pelo asfalto até a ponte sobre o Rio Paraopeba

PictographInformation point Altitude 2,927 ft

SEGUIR À DIREITA PELA PONTE

Relevar o marco da Estrada Real, seguir para Itamonte pela ponte. O caminho pela Estrada Real segue mais alguns km's e termina num pasto, nas proximidades de um rio que, por enquanto, é intransponível para veículos 4x4 (somente motos).

Itanhandu

Pé do Morro (Passa Quatro)

Ouro Preto - Início

Cachoeira do Campo

Engenheiro Correia

Lobo Leite

gweber Apr 19, 2017

Bacana o relato, também vi seu blog. Parabéns pelas descrições. Estamos com um projeto de mapeamento da ER no OSM https://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/Caminhos_Hist%C3%B3ricos#Estrada_Real, os seus comentários serão bem importantes para os nossos planejamentos.

Hélio Jr Apr 19, 2017

gweber,
    interessante o projeto! se precisar tirar alguma dúvida em relação aos caminhos, estou a disposição. recentemente concluí o trecho dos diamantes e o de sabarabuçu

• Photo of italosanss
    italosanss May 22, 2017

Bom dia, farei o caminho velho em agosto de 2017, sera minha primeira experiencia na estrada real, irei de moto, esse caminho que você compartilhou é fácil?
    Também quero seguir o mais original possível...
    Durante o percurso encontramos postos de combustíveis geralmente de quanto em quanto tempo?

Hélio Jr May 22, 2017

italosanss,
    pela época que você pretende ir, será um trajeto bem tranquilo, vai encontrar só poeira pela frente. Agora, se quiser seguir o mais original possível, tem alguns desvios em que moto passa e carro não, mas a dificuldade aumenta um pouco.
    Sobre postos de combustíveis é tranquilo, todas as cidades possuem, você só não vai encontrar nos povoados e distritos pequenos. Se você ficar sem combustível durante a rota, é porque esqueceu de abastecer... rs
    Boa viagem!

gweber May 23, 2017

italosanss

Nós terminamos de inserir todo o Caminho Velho no OpenStreetMap, https://www.openstreetmap.org/relation/6743607, a maior parte foi usando as planilhas disponíveis no site o Instituto Estrada Real. Usando um aplicativo como o http://osmand.net/ você pode ter todos os mapas você sem necessidade de conexão internet.

gweber May 23, 2017

o link ficou errado: https://www.openstreetmap.org/relation/6743607

• Photo of italosanss
    italosanss May 23, 2017

Muito obrigado pelas informações, vamos fazer de tudo para não ficar sem combustível...kkkkk...
    Eu e minha esposa estamos contando os dias para esta viagem, com certeza a paisagem é muito bonita...

• Photo of Paulo Toscano
    Paulo Toscano Jul 17, 2017

Hélio, fiz o caminho em Dezembro 2016 em uma Defender90 saindo do Casa Branca (Pq do Rola Moça), passando todo caminho por terra e iniciando a ER entre São Bras du Suaçui. Da para fazer o caminho de Lagoa Dourada de carro até Tiradentes e de São João del Rey até Rio das Mortes dá pra fazer por terra, mas é necessário ter pelo menos dois carros e com guincho, pois tem um trecho com uma trilha mais difícil. Da para abortar essa trilha, retornando ao asfalto e fazer apenas um pedaço por terra. NO fim do ano volto para termiar o caminho em Paraty, já que tive um problema no freio em São Lourenço e não arrumei a peça. Excelente seu relato, parabéns !!!

Esse ponto da ER é top demais. Cheio de valas e com chuva fica muito top de fazer https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/estrada-real-caminho-velho-ouro-preto-x-paraty-15871380#wp-15871403/photo-9934167

Hélio Jr Jul 17, 2017

Paulo Toscano Souza,

bom ter essas informações! Estou com planos de fazer novamente a rota, só que de moto. Aí dá pra ter uma ideia melhor desses caminhos que abortamos. No mais, espero que consiga cumprir o trajeto da próxima vez. Ah, como você deve apreciar uma boa trilha, pretendemos seguir até Cunha e de lá pegar um caminho alternativo que desce pra Ubatuba, tendo em vista que boa parte do trecho final da ER está asfaltado/calçado (mas de qualquer forma os cenários são incríveis). Boa viagem!

Hélio Jr Jul 17, 2017

Paulo,
    era esse trecho que você comentou? Realmente é um dos mais interessantes. Como o tempo estava chuvoso, pegamos um bocado de barro neste pasto. Boas lembranças rs https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/estrada-real-caminho-velho-ouro-preto-x-paraty-15871380#wp-15871403/photo-9934167

• Photo of Fabio Almeida
    Fabio Almeida Aug 4, 2017

Boa tarde Pessoal,
    É possível fazer esse caminho com um carro de passeio comum?
    Obrigado.

Hélio Jr Aug 4, 2017

Fabio Almeida,
    não diria que é impossível, mas essa rota possui alguns trechos bem difíceis para carros de passeio. Talvez na seca seja possível, mas eu recomendo abortar os pontos críticos indicados na descrição.

• Photo of Fabio Almeida
    Fabio Almeida Aug 4, 2017

Obrigado pela informação Hélio!

• Photo of William Rosa
    William Rosa Sep 4, 2017

Encerramos o Caminho dos Diamantes este ano (fizemos uma parte ano passado). Ano que vem faremos o Caminho Velho, até Paraty. Temos um Suzuki Jimny (4x4). Boas dicas.

• Photo of AndreChiarelli
    AndreChiarelli Sep 30, 2017

Segui esse mesmo trajeto de moto
    Fiz em 3 dias!
    Show!!

• Photo of marcelobrce
    marcelobrce Jan 9, 2018

Muito bacanas os relatos, farei a ER em abril de 2018, em um Grand Vitara 4x4. Não consegui salvar os arquivos .GTM do site da ER no meu Garmin Nuvi, alguma dica?

• Photo of Marcos Uzeda
    Marcos Uzeda Jan 25, 2018

Fiz essa no início de janeiro/2018. Sai de Carrancas . Primeiro dia dormi em Passa 4. Cheguei em Paraty à noite, mas evita ter dormido em Cunha, antes de Paraty, para descer a serra durante o dia. Segui o mapa sem dificuldades. No estado de SP sem dificuldade alguma. E em Minas passei sem dificuldades. Passeio tranquilo.

• netinho pires Jan 31, 2018

Oi Helio, não estou conseguindo seguir, acho que não sei mexer nesse aplicativo, sai do Serro ontem dormi em ouro preto e hoje peguei seu mapa. Não rolou, me deixa dica aí. Estou em Entre Rios de Minas. Obrigado.

• Photo of GiraMundo Aventura
    GiraMundo Aventura Apr 2, 2018

Fiz seu track no sentido inverso, de Paraty para Ouro Preto, no geral deu tudo certo os únicos pontos onde tivemos problemas foram dentro das cidades por causa das mãos das ruas mas ainda assim foi fácil de solucionar.
    Parabéns pela aventura e obrigado por compartilha-la!

• Photo of GiraMundo Aventura
    GiraMundo Aventura Aug 21, 2018

Track muito bom!
    Fiz seguindo no sentido contrário (Paraty - Ouro Preto) e o único problema que tive foram as contra-mãos nos centros das cidades, algo que já era esperado por estar seguindo no sentido invertido.
    Se quiserem ver um pouco de como foi minha aventura seguindo esse track assistam aos vídeos que produzi durante a viagem pelo link abaixo:

Hélio Jr Aug 22, 2018

Olá GiraMundo Aventura,
    pra quem faz no sentido contrário tem esse detalhe dos trechos urbanos. Mas também tem uma facilidade: os totens foram colocados no sentido Paraty x Ouro Preto, então fica mais fácil de se orientar por eles. Quem começa de Ouro Preto pode ter alguma dificuldade de se orientar pelos totens em alguns pontos.

Obrigado pelo feedback.

• oriental_center Sep 5, 2018

Você citou Passa Vinte em seu comentários, mas Passa Vinte não faz parte da estrada Real? Estou perguntando porque moro perto e se tiver algo sobre isto ficaria feliz em conhecer

Hélio Jr Sep 5, 2018

O Passa Vinte a que me refiro é um povoado ou bairro pertencente a Cruzeiro-SP. Sei que em MG tem um município com esse nome, a Estrada Real não passa por ele. Se você estiver falando do povoado, é só dar um zoom na região próxima a Cruzeiro e Vila do Embaú. Bons ventos.

• oriental_center Sep 5, 2018

Muito obrigado Hélio pelo esclarecimentos, estou falando da cidade Passa Vinte, e não do povoado que eu nem sabia, valeu, vou até lá ver pra conhecer, mas uma vez agradeço a sua atenção

• cesarlamm Oct 1, 2018

Estou planejando fazer esse track de Ouro Preto até Aparecida, em janeiro/19, de Compass 4x4, alguém fez o caminho de 4x4, recentemente? Pretendo fazer numa semana, para curtir as cachoeiras e povoados do interior, dicas são bem vindas. Abraço, César.

• Alan Frota Oct 17, 2018

Pretendo fazer os trechos caminho dos diamantes e caminho velho em 2019, a bordo de uma nova ranger 4x4. Provavelmente no mês de julho. Alguma orientação importante?

Hélio Jr Oct 17, 2018

Alan Frota,

somente o que está na descrição mesmo. Se quiser mais detalhes basta acessar o link:

Flávio Pinto Nov 5, 2018

Olá Hélio, temos planos de fazer este percurso saindo em 26/12/2018, ou seja debaixo de muita chuva.A viatura e um Troller com pneus originais, acredita que poderemos ter problemas?Desde já obrigado!

A propósito se houver casais com os mesmos planos e se interessarem por fazermos juntos será um prazer.

• Photo of Marcos Uzeda
    Marcos Uzeda Nov 5, 2018

Achei o caminho muito tranqüilo de fazer. O WIKILOC está perfeito.
    Mas não acho legal fazer qualquer trilha sozinho.
    Vê se consegue um companheiro e levem rádio de comunicação.

Hélio Jr Nov 6, 2018

Olá Flávio,

como disse o Marcos, o caminho é realmente muito tranquilo. Fizemos num Grand Vitara (modelo antigo) e não tivemos qualquer dificuldade. Se chover bastante no período, a única questão é que vai ter alguns trechos de estrada escorregadios, mas isso é só diversão num 4x4.

Sobre fazer sozinho, não vejo problema. É praticamente um estradão a maior parte do tempo, além de que você sempre está passando por alguma cidade ou vilarejo. E muitos trechos tem cobertura telefônica. Bom passeio!

Flávio Pinto Nov 6, 2018

Meu obrigado ao Marcos e ao Hélio pela atencao!

• Photo of drjoaomarcel
    drjoaomarcel Nov 6, 2018

E aí galera ! Alguém anima seguir essa track fim do ano passar ano novo na praia ? Estou indo com minha noiva devemos sair dia 26/12/2018.

Se alguém animar chama no WhatsApp 31987984852

Flávio Pinto Nov 6, 2018

Olá bom dia, fiz o convite alguns comentários acima TB, temos o msm plano.Meu tel 31 99922 7380, faça contato pra desenvolvermos a ideia.Abc.

• Photo of Paulo Toscano
    Paulo Toscano Nov 6, 2018

Flávio, fiz a parte da ER partindo de Casa Branca, por dentro (evitando a BR040) , até Tiradentes. Neste caminho você sai em Entre Rios de Minas e por lá já segue pela ER até seu destino final. Fiz em NOvembro de 2016, inclusive melhor época, sem poeira e muita muita chuva. Zero risco e você sempre está perto de fazendas, cidades menores, etc. POde ir tranquilo e na fé. Bom caminho. Segue um videozinho que fiz.

• Photo of Rodrigo S Domingues
    Rodrigo S Domingues Nov 14, 2018

Muito fácil de seguir, bem descrita a trilha e uma excelente vista

Flávio Pinto Nov 14, 2018

Em que época do ano vc a fez Rodrigo?

• Photo of Gustavo_SB
    Gustavo_SB Nov 19, 2018

Olá Hélio,
    Chegou a fazer a viagem somente com uma viatura? é tranquilo de fazer, já que não possuo guincho?
    Parabéns pelo BLOG!

Hélio Jr Nov 19, 2018

Olá Gustavo,
    fomos em uma viatura somente. O trajeto é bem traquilo, não há trechos de "trilhas", a maior parte é por estradinhas vicinais, algumas em melhores e outras em piores condições. Neste período de chuva pode ter muito barro, mas qualquer 4x4 com reduzida vence com facilidade. Guincho é desnecessário.

Zorzetto Dec 8, 2018

Gustavo gostei vou usar como referencia, agora em Janeiro de 2019.

• FrancisCipó Dec 11, 2018

Também vou em janeiro 19, usando a log do Hélio. Vou de tr4 original

Zorzetto Dec 12, 2018

Grande Cipó quase que coincidiu nossa viagem pois vou iniciar a Expedição no dia 13/01/2019 e devo chegar em Paraty no dia 21/01/2019. Depois vou passar por aí para trocar algumas informações.
    Vou usar a trilha do Gustavo como referencia.

Abraço e boa viagem.

• FrancisCipó Dec 12, 2018

Obrigado, Boa viagem!

Zorzetto, você já definiu suas paradas?

Zorzetto Dec 12, 2018

Sim vou te mandar pelo whatts

• Photo of Barões Off Road 4x4
    Barões Off Road 4x4 Dec 15, 2018

Pretendo fazer em Março 2019 usando seu log. Muito boa explicação!

• Allan Dutra Dec 17, 2018

Bom dia Helio,
    Gostaria de saber se esse caminho feito por vocês, nele também passaram por pontos de carimbos no passaporte da ER?

• FrancisCipó Dec 17, 2018

Você consegue os carimbos nas cidades por onde passa, em estabelecimentos credenciados. No site da Estrada Real, você encontra a relação.

Hélio Jr Dec 17, 2018

Allan,
    acredito que o FrancisCipó tenha respondido sua dúvida. Não tenho como te dar maiores detalhes pois não tenho o passaporte da ER.

Zorzetto Dec 18, 2018

Correto Allan nas principais cidades você tem alguns pontos de carimbo, mas tem que se inscrever no www.instituroestradareal.com.br para solicitar o seu passaporte.

Abraço

Edmir Malveze Dec 22, 2018

Vou subir pra Diamantina dia 26/12 e descer para Paraty a partir do dia 28/12/28....alguém indo nessa data ?

Zorzetto Dec 22, 2018

Edmir boa viagem, vamos no dia 13/01/2019, você fez reserva de hoteis ou vai na raça. kkkkkk

Edmir Malveze Dec 22, 2018

Fiz reservas ...vou andar na media de 150km por dia....

Edmir Malveze Dec 22, 2018

Estou de TR4 pneus BF AT....algum conselho ?

• Photo of drjoaomarcel
    drjoaomarcel Dec 22, 2018

edmir vamos sair em 3 troller original dia 26-12 de ouro preto
    mas vamos seguir direto pra paraty , estamos calculando rodar em media essa km mesmo
    se animar de ir
    whatsap 31987984852

• andrdm Dec 26, 2018

Vou fazer esta trilha num Troller 2012 pneus originais, mas nunca usei este aplicativo. Precisa pegar a versão paga para seguir a trilha ou na versão gratuita eh possível?

• FrancisCipó Dec 26, 2018

Apenas paga

• Photo of pedro.dibe
    pedro.dibe Dec 28, 2018

Helio, em tempos de seca, vc acha que um Duster 4x2 faria o trajeto tranquilamente?

Hélio Jr Dec 30, 2018

Pedro,

eu acredito que mais de 99% pode ser feito num veículo 4x2 no período da seca. Se tiver algum problema vai ser algo bem pontual.

• Photo of Arlindo_F_Neto
    Arlindo_F_Neto Jan 4, 2019

Hélio, parabéns pela trilha, estou seguindo ela sem problemas até agora. Parei hoje (4/1/19) em Congonhas e amanhã pretendo chegar em Tiradentes.

• andrdm Jan 5, 2019

Fiz apenas alguns trechos, pois a chuva excessiva nos fez abortar boa parte por precaução. Foi muito fácil seguir, exceto nos trechos de cidade nos quais algumas ruas eram contra mão. Mas nada que não fosse rapidamente resolvido. Parabéns!

• Photo of Sérgio Rossi Júnior
    Sérgio Rossi Júnior Jan 10, 2019

Alguém indo na ultima semana de fevereiro/19? Ouro Preto para Paraty... estou com um grand vitara 2010 4x4 original, consegue passar nesta rota?

• Photo of rodriguesrodolfo
    rodriguesrodolfo Jan 22, 2019

Alguém pretendendo fazer o rolê de moto durante o carnaval??? Parada obrigatória em Luminárias e Ouro Preto

• Photo of David Reis - PU2DAV
    David Reis - PU2DAV Jan 23, 2019

Trilha bem feita. É só seguir.

• Photo of eduardopmamede

Valeu Zorzetto!!!

• Photo of myung lee
    myung lee Mar 6, 2019

Fiz esse trajeto em começo de Fevereiro. Segui de jeito que traçado e tudo deu certo. Como choveu pouca coisa, estrada era tranquila fora só alguns trecho. Pelo que vejo no tempo de estiagem carro de passeio pode fazer com um pouco de cuidado. Agradeço pra Helio Jr o autor desse tracklog.

Hélio Jr Mar 7, 2019

Myung Lee, agradeço pelo feedback. Bons ventos!

• FrancisCipó Mar 10, 2019

Bacana demais! Esse fórum aqui já é quase um grupo whatsapp 4x4!!! Se alguém estiver aprontando expedições por aí, me chama 31 99828-8210... abraços

• fabiopierrobom Jun 26, 2019

É possível fazer a trilha ao contrário, ou seja, sair de Paraty e chegar em Ouro Preto, por esse caminho???

Hélio Jr Jun 26, 2019

Fábio, 98% do trajeto é comum aos dois sentidos. No entanto, você deverá se atentar aos trechos urbanos, pois existem questões de mão/contramão e conversões proibidas. Porém não é nada que impeça a utilização deste arquivo.

• Photo of Bruno Dutra Mello
    Bruno Dutra Mello Aug 2, 2019

Um dos melhores tracks que já vi. Muito obrigado pela sua contribuição e por compartilhar essa experiência. Vou utilizar como um dos guias em outubro/2019, vou com um Vitara 97. Grande abraço !

• Photo of Diego Damasceno
    Diego Damasceno Aug 29, 2019

Sai domingo dia 25/08/19 de Paraty e cheguei hoje, 29/08/19 Ouro Preto. Todo o percurso segui por aqui, e quero agradecer nosso amigo que o disponibilizou. Muito detalhado e fácil de se orientar. Único ponto de atenção aos amigos que pretendem fazer a Estrada Real é que a balsa entre Capela do Saco e Caquende não funcionado.

• Bisk8aum Sep 9, 2019

Minha primeira vez usando o app, e essa trilha foi maravilhosa!
    Fiz Ouro Preto a Paraty sem erro! Demorei uns 9 dias pq fui parando e enrolando bastante! Recomendadissimo!
    Fiz em setembro então não precisei acionar o 4x4 nenhuma vez. Estava de troller TGV 3.2 2013.

• FrancisCipó Dec 13, 2019

Boa tarde, alguém vai fazer estrada real em dezembro 19?

Renatobraga Dec 19, 2019

Resposta ao Franciscipo. Boa noite. Eu saiu dia 20 de Ouro Preto.

• domingos.lino Dec 19, 2019

Pretendo fazer está trilha em janeiro/20. Alguém mais com a mesma idéia?

• FrancisCipó Dec 19, 2019

Putz, Renato, pra mim só dia 26... Se vc puder me dar notícia de como estarão as condições da estrada agradeço 31 99828 8210 whatsapp
    Bons ventos!!!

• domingos.lino Dec 20, 2019

Vou sair por volta do dia 13/01/20. Agradeço quem puder colaborar com informações gerais, hospedagem, pontos turísticos e principalmente postos de combustível. A Pathfinder 3.3 bebê mais que eu. rsrsrs

Meu contato (011) 948486012

• Photo of Clayton T N
    Clayton T N Dec 20, 2019

Vou fazer de MG a RJ 4/jan

Renatobraga Dec 20, 2019

Boa tarde pessoal. Alguem saindo sábado ou domingo 21 ou 22 ? Ouro preto a Paraty.

• Photo of Norton Viggiano
    Norton Viggiano Dec 24, 2019

Alguém pensando em fazer esse trajeto em Fevereiro?

Domi Muller Dec 25, 2019

Buenas pessoal! Um gaúcho querendo se aventurar na estrada real. A ideia é sair de Ouro Preto dia 01/01/20. Será que um Jeep Renegate dá conta?

• FrancisCipó Dec 25, 2019

Domi, seu Renegade é 4x4? Se não for, vc pode evitar os trechos de lama. De qualquer forma, vc já deve saber disso, o Renegade possui entrada de ar numa posição muito baixa, cuidado com água, atravessar riacho, nem pensar. Um erro aquela entrada de ar ali, até o trailhawk, que é um selo canadense off road top, tem essa falha... boa trilha!!!

Domi Muller Dec 25, 2019

Francis obrigado por tua rápido e esclarecedora resposta. Vou seguir tuas dicas. Um grande 2020 com muitas trilhas pra você!

• Photo of Diego Damasceno
    Diego Damasceno Dec 25, 2019

Domi, fiz duas vezes essa viagem com um Renegade, sendo a última agora em novembro, no período de chuva. Viagem tranquila. A única coisa que mudei no meu foram os pneus e instalei o protetor de diferencial.

Domi Muller Dec 25, 2019

Super obgd pelas dicas Diego. Como vou locar o carro não farei modificações.
    Mas com as dicas de vcs será tranquilo. Forte abraço e grande ano com grandes viagens!!’

• oriental_center Dec 25, 2019

Eu fiz este caminho de moto quando a Paraty/Cunha ainda era chão, e fiz de Troller, agora ta fácil, na época socorri muitos carros com.o Troller,

Tem vários trechos de chão da estrada Real original, eu fiz de Paraty até Diamantina , chamada também caminho dos diamantes

Muito obrigado! Vai ser diversão garantida. Forte abraço

• oriental_center Dec 26, 2019

Não perca está chance , as duas vezes que Fui, só foi eu e minha esposa , tem um livro que se chama de volta a estrada Real, de um autor que mora em Ouro Branco ,no livro ele faz O caminho a pé e da várias dicas espetaculares

• FrancisCipó Dec 26, 2019

Temos 2 semanas de chuvas no trecho, Sul de Minas e Mantiqueira... Portanto, deve ter lama em alguns pontos. Mas sempre há a opção de abortar e seguir pelo asfalto.

Domi Muller Dec 26, 2019

Oriental , obgd pela dica do livro ... vou procurar em BH quando chegar. Abraços e grande ano

Maravilha Francis, o importante é não parar. Abss e obgd pela atenção!

Renatobraga Dec 26, 2019

Ola pessoal . Estou na trilha neste momento. Parei em carrancas para descansar. Amanha retornarei a trilha. Está indo bem . Muita lama pois choveu muito na região. Feluz 2020 para todos.

Domi Muller Dec 26, 2019

Opa boa viagem Renato e feliz ano novo. Semana que vem estarei aí...

• Photo of Cadu Kaiser
    Cadu Kaiser Dec 27, 2019

Oi Domi! Vou fazer esta trilha saindo de Ouro Preto no dia 01/01/20 também. Quem sabe nos encontramos por lá.

• Danilo Junqueira Dec 28, 2019

Pessoal, atenção no trecho entre Cruzilia e Baependi, choveu muito na região e caiu barreira e árvores interditando um trecho. Passei por lá no dia 23/12 e tive que voltar de ré em uma subida forte. Depois de 4 horas de muita chuva, lama e erosões conseguimos sair, mas achei que ia passar a noite no barro rs

• Photo of Luciano Lello
    Luciano Lello Dec 28, 2019

Sairemos de Varginha-MG no dia 03/01/20 e pegaremos a estrada real em Carrancas com destino a Paraty. Iremos em 3 motos, talvez iremos encontrar com o pessoal que está saindo no dia 1° de Ouro Preto.

Domi Muller Dec 28, 2019

Valeu Danilo. Sustou hein l? Abss.. e ótimo 2020

Blz Cadu e Luciano. Quem sabe nos encontramos pela estrada. Abraços e até lá!

• oriental_center Dec 28, 2019

O trecho de Cruzília até carrancas pó de ser feito pela estrada de carrancas mesmo, ppr Minduri e saindo em Carrancas,

• Photo of Chicao_MS
    Chicao_MS Jan 14, 2020

Alguém pode me dizer se ainda existem casos de assaltos entre Cunha e Paraty? Como está a criminalidade em Paraty?

• oriental_center Jan 14, 2020

Chicão entra no facebook de Cunha e Pergunta, quando eu fui eu fi isto e foi otimo, aqui esta o endereço de cunha

• Photo of Clayton T N
    Clayton T N Jan 18, 2020

Fiz a trilha em 3 dias, pousando em passa quatro, Tiradentes e ouro preto. Fiz a trilha entre 5 e 8 de janeiro, e peguei fortes chuvas no percurso. Como amigos disseram, o trecho após Baependi estava interditado devido a queda de árvore, e a balsa de carrancas não estava funcionando. Fiz o percurso sozinho, e se a opção for fazer em período de chuvas recomendo tração 4x4 e pneu mud. Usei a reduzida uma só vez, para sair de um percurso que peguei por engano. Entre São Sebastião da vitória e são João del Rei havia o Rio das mortes, o trecho estava bem ruim com forte erosão, terra bem mole após o córrego, e optei por não fazer para não correr o risco de passar a noite no barro. O trecho de Glaura foi bem divertido, poucos carros fazem aquele trecho, bastante barro e diversão. Ao final, eu teria feito em 4 dias e não em 3, mas valeu demais conhecer esse Brasil.

• oriental_center Jan 18, 2020

A balsa de Brasilinha para arrancas possivelmente não volta maia, porque a marinha fez tantas exigencias que o cara da balsa tem que vender a balsa pra cumprir tudo e ele disse que vai desistir

• Photo of Luiz Felipe Godinho Santos
    Luiz Felipe Godinho Santos Aug 10, 2020

Querendo fazer essa trilha agora em agosto/20 com a esposa e o filho de 04 anos. Alguém que já fez essa rota com crianças tem alguma dica pra passar ?

Renatobraga Aug 10, 2020

Boa noite Luiz Felipe. Fiz esta trilha completa em dezembro ultimo, porem sem criança. Foi otimo, mas o ideal é ir com mais outro companheiro em outro carro. Fiz de L200 Savana 4x4. Boa viagem. Renato Braga.

Zorzetto Aug 10, 2020

Luiz fiz está trilha com mais dois casais amigos, com Triton Savana e L200 Sport, porém todos adultos, mas amigo em Carrancas tem vários passeios por cachoeiras

E também tem em Passa Quatro o passeio com Maria Fumaça, em São Lourenço tem aquelas charretes para passeio.

• Photo of Vinicius Fernandes 5
    Vinicius Fernandes 5 Oct 14, 2020

Olá pessoal, indo fazer a trilha em casal iniciando no dia 19/10, em paraty, se tiver alguém indo pra lá podemos marcar de fazer juntos.

• Photo of David Reis - PU2DAV
    David Reis - PU2DAV Oct 14, 2020

A trilha deve ser mais legal de ser feita na chuva..

• Photo of Hugo RORIZ BONTEMPO DE CASTRO
    Hugo RORIZ BONTEMPO DE CASTRO Oct 26, 2020

Quem tiver interesse vamos em fevereiro 21... com criança de 2 anos e curtindo... devemos sair de Brasília dia 01/02/21. Ouro Preto x Paraty.

• Photo of MatiasB
    MatiasB Nov 7, 2020

Vamos fazer com crianças na última quinzena de Jan/21 (3 a 8 anos). Alguém mais?

• Photo of Marcos Piccolo
    Marcos Piccolo Jan 13, 2021

Tranquilo fazer a trilha de Lander 250?

• Photo of Norton Viggiano
    Norton Viggiano Jan 13, 2021

Perfeita essa trilha! Fiz agora em Janeiro de 2020!

Hélio Jr Jan 22, 2021

Marcos Piccolo, muito tranquilo, desde que tenha experiência no offroad.

• Isabela Naira Jan 30, 2021

Hélio jr tudo bem com você , tem como mim enviar essa mapa fazendo favor

Que tenha como compartilhar

• Photo of Estradas por Aí
    Estradas por Aí Mar 20, 2021

Fiz esse track em março/21. Bate certinho com os totens da ER. Fiz no sentido inverso, saindo de Paraty. Dentro das cidades não tem como se guiar pelos totens, então não se desespere. Fomos de Tracker 4x4. Usamos a tração na saída de Guaratinguetá, tinha um atoleiro de uns 20m e tinha chovido na noite anterior; próximo a Rio das Mortes tbm tem uma propriedade privada onde atravessa a porteira. Subida íngreme com mato gigante, utilizamos a reduzida em alguns pontos; utilizamos a reduzida saindo de Baependi para Cruzília no início da estrada de chão, tinham algumas erosoes e subida íngreme. No mais, deu certinho todos os pontos indicados.

Todos os pontos bateram certinho com os totens da ER. Fiz saindo de Paraty e deu tudo certo. Registramos tudo no Instagram @estradasporai.

• Photo of flaviobatalha72
    flaviobatalha72 May 16, 2021

Da pra fazer esse caminho de bigtraill sem passar sufoco???

• Photo of Mateus Leonardo
    Mateus Leonardo Jun 1, 2021

Alguém vai fazer o percurso a partir do dia 03/06/2021?

• Photo of D Saito (@beh_4x4)
    D Saito (@beh_4x4) Jun 23, 2021

Fantastica trilha! Parabéns pelo empenho e registro! Obrigado por compartilhar.

• Photo of LeoTse
    LeoTse Jul 22, 2021

Fiz até Cruzília seguindo seu caminho. Depois a família cansou de tanta estrada de terra, fora que meu carro não estava vedando a tampa traseira (imagina a poeira). Passeio tranquilo, algumas porteiras para abrir foi a única dificuldade. Em uma próxima farei de Paraty até Cruzília, assim finalizar. Valeu.

• Photo of fabricio.medic
    fabricio.medic Aug 25, 2021

Saindo 6 carros Troller de Taubaté a Ouro Preto dia 04/09/2021.

Tdos convidados

Maiores informações, na página facebook

Ou no Whatsapp (12) 981408001

• Photo of joubertlgr
    joubertlgr Sep 7, 2021

Estamos fazendo essa trilha. Muito boa. Agora estamos em Tiradentes

• fabiogayoso Sep 8, 2021

Alguém querendo fazer a trilha a pé?

• Photo of Mpyerre1
    Mpyerre1 Sep 20, 2021

Podem seguir sem medo. Eu fui e não tive 1 problema. Obrigado por nos guiar kkkkk
    Belo passeio.

• Tiago Assis Silva Dec 31, 2021

Eu acho que deveríamos fazer um grupo e definir datas para fazer a trilha com mais pessoas 🤭

• fabiogayoso Jan 6, 2022

Alguém desejando realizar a pé? A procura de parceiros .

• Photo of Motoshima
    Motoshima Jan 9, 2022

Estou fazendo o caminho de Guaratingueta até Carrancas, parabéns pela Trilha gravada!

• Photo of dijalma.santos
    dijalma.santos Jan 11, 2022

Hélio, parabéns pela descrição detalhada da trilha. Fiz ela do dia 28 a 03/01/2022.
    Um abraço

• Photo of Samuel Marcondes
    Samuel Marcondes Feb 4, 2022

Excelente track, pretendo fazer na próxima viagem. Poderia dar alguma dica sobre quais seriam os melhores pontos de pernoite e em quais cidades valeria a pena parar e conhecer um pouco mais?

• p-milano Feb 5, 2022

Muito obrigado pelas informações, foram muito úteis, pretendemos fazer esta viagem partindo de Diamantina sentido paraty, pretendemos fazer este trecho em 15 dias, estamos esperando passar as chuvas, acreditamos que a partir da segunda quinzena de março as chuvas há tenham parado e esteja mais seco pois somos novatos em trilhas

• Photo of Marcio Dalle Laste
    Marcio Dalle Laste Jul 12, 2022

Alguém pode me ajudar , vou iniciar amanha de Paraty a ouro preto estou sozinho e com duas crianças, quais cidades tem hotel e onde devo sair da estrada de chão?

Hélio Jr Jul 13, 2022

Marcio Dalle Laste,

seguindo este arquivo da Estrada Real você passará por várias cidades, de diversos tamanhos. E a esmagadora maioria dessas cidades possui uma boa infraestrutura para o turismo. Só escolher a que mais lhe agradar.

• Photo of Marcio Dalle Laste
    Marcio Dalle Laste Jul 13, 2022

Muito obrigado

Nesse trajeto a maior parte é por estrada de terra?

Hélio Jr Jul 13, 2022

Marcio Dalle Laste,

sim, a maior parte da Estrada Real em MG é estrada de terra. Em SP e RJ passa por vários trechos asfaltados.

• thiagobelan Sep 12, 2022

Boa noite amigo. Guardei todas as dicas, obrigado. pretendo ir final de outubro ou em novembro. Vou levar a pequena de 1 ano. acham de boa? dicas de onde se hospedar para fazer reservas

• Dionathan Cunha Sep 30, 2022

Tem posto de fácil acesso para abastecer ? Vou no dia 12/10

• Dionathan Cunha Oct 15, 2022

Como faço para baixar esse
    Trajeto ?

• Matheus Navarro Oct 19, 2022

Fala, galera! Vou seguir esse track em dezembro. Pretendo fazer a viagem em 6 dias. Poderiam me indicar os melhores lugares em que devo parar. Estará eu, a patroa e o cachorro. Gostaríamos de lugares com passeios fora do carro também, como cachoeiras, lagos, trilhas. Obrigado

• Photo of Sanny TP
    Sanny TP Oct 24, 2022

Olá! Pretendo fazer o trecho entre Carrancas e Paraty. Será que consigo fazer em um dia?

• Photo of Felipe M Bastos
    Felipe M Bastos Nov 13, 2022

Olá,

Segui essa trilha de 10 a 13/11/2022. As indicações estão perfeitas, agradeço e parabenizo o autor. Fiz a trilha com alguns dias de chuva, por isso a dificuldade foi moderada. Foi necessário ligar a reduzida em alguns pontos de barro, passando nas propriedades privadas antes de chegar em Tiradentes.

Apenas uma atenção: a balsa fe Caquende não está operando, é preciso pegar um desvio

• Photo of MiTchel B
    MiTchel B May 24, 2023

Tempo: 4 dias
    Período: Abril

• Photo of Fabiolxlima
    Fabiolxlima Jul 19, 2023

Quero parabenizar o impecável Trabalho do Hélio. O Instituto da Estrada Real deveria fazer alguma menção honrosa ao Hélio. Podem seguir sem medo. Fizemos Paraty-Ouro Preto e concluímos hoje 18/07/23

Quero parabenizar o impecável Trabalho do Hélio. O Instituto da Estrada Real deveria fazer alguma menção honrosa ao Hélio. Podem seguir sem medo. Só uma observação, a balsa está desativada. Fizemos Paraty-Ouro Preto e concluímos hoje 18/07/23

• F Marini Sep 11, 2023

Parabéns ao Helio pelo roteiro. Acabei de fazer o caminho (jul/2023) e, com excessão de 2 trechos pequenos, segue 100% preciso. Foi o nosso guia durante toda a viagem.

No mês de julho, esse roteiro é bem fácil de fazer. Acredito que mesmo carros 4x2 conseguem fazer se forem altos. Nos meses de chuva imagino que já seja mais difícil por conta de lama.

A estrada é muito bonita e , pode vezes nos brinda com paisagens belíssimas. sem contar com momentos muito interessantes como o de atravessar um curral que fica no meio do roteiro.

A viagem também nos dá um banho de História, principalmente do período do ouro no Brasil. Belos monumentos e e cidades conservadas, nos faz viajar pelo tempo, como em Glaura ou São Bartolomeu.

Mas também a Estrada Real também é gente e prosa. Até uma simples indicação na estrada já é motivo para uma boa prosa. principalmente nos vilarejos é enriquecedor conversar com as pessoas que são abertas e cheias de histórias. A culinária também é simples, mas muito saborosa.

Enfim, Fazer a Estrada Real ( fiz apenas o caminho velho) é uma experiência única. Só recomendo que vá com tempo para desfrutar ao máximo. Isso nos prejudicou um pouco. Uma semana é muito corrido. As vezes vale ficar mais tempo em um vilarejo, para poder conhecer melhor a região, fazer trilhas e aproveitar da boa culinária.

• Photo of Carlos87Rodrigues
    Carlos87Rodrigues Oct 26, 2023

Olá,

Sou de Portugal e chegamos a São Paulo em meados de Março de 2024, estaremos a viajar pelo Brasil durante algum tempo com um Camper 4x4.
    Sabem-me dizer se nessa altura do ano é tranquilo fazer toda a trilha com apenas uma viatura?

Muito obrigado desde já pela vossa ajuda.

PS: se tiverem recomendações de mais trilhas deste género, enviem pf. Muito grato

Hélio Jr Nov 1, 2023

Carlos87Rodrigues,

o caminho não apresenta grandes dificuldades, mesmo em época de chuva, e pode ser feito em apenas uma viatura, sem problemas, assim como fiz em 2016. Passa por muitas cidades, vilas e povoados do interior de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, praticamente não há locais isolados ou sem trânsito de pessoas.

Deste gênero pode procurar o Caminho dos Diamantes da Estrada Real, que liga Diamantina a Ouro Preto, a meu ver o mais cênico. Entre Minas Gerais e o Espírito Santo há o Caminho Imperial, porém não sei dizer como é a condição da estrada lá.

• Photo of Carlos87Rodrigues
    Carlos87Rodrigues Nov 1, 2023

Grato pelas indicações.

• Photo of edbonsa
    edbonsa Jan 17, 2024

Hélio, obrigado pelas orientações tão detalhadas. Pretendo fazer esse mesmo caminho, com uma Pajero Full, a partir de 20 de fevereiro. Espero que não haja muita chuva, para aproveitar melhor as paisagens.

• Photo of FRANCINALDO NUNES BSB/DF
    FRANCINALDO NUNES BSB/DF Mar 9, 2024

Bom dia eu vou fazer essa trilha de bike e vou com um motorista em uma Duster de apoio .
    Alguém sabe me dizer se a Duster passa neste caminho.
    E quais lugares tem aonde dormir?
    Pode me chamar no zap 061 9 8495 8265

• Photo of Jeferson Arantes
    Jeferson Arantes Apr 17, 2024

Alguém sabe a distância de Ouro Preto a São João Del rey? Quero fazer esse caminho de moto