Activity

Estrada Real - Caminho Velho (Ouro Preto / Paraty) 2022

Download

Trail photos

Photo ofEstrada Real - Caminho Velho (Ouro Preto / Paraty) 2022 Photo ofEstrada Real - Caminho Velho (Ouro Preto / Paraty) 2022 Photo ofEstrada Real - Caminho Velho (Ouro Preto / Paraty) 2022

Author

Trail stats

Distance
493.33 mi
Elevation gain
42,851 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
46,578 ft
Max elevation
4,970 ft
TrailRank 
36 4.3
Min elevation
7 ft
Trail type
One Way
Time
4 days 3 hours one minute
Coordinates
5255
Uploaded
August 13, 2022
Recorded
August 2022
  • Rating

  •   4.3 1 review
Share

near Ouro Preto, Minas Gerais (Brazil)

Viewed 304 times, downloaded 32 times

Trail photos

Photo ofEstrada Real - Caminho Velho (Ouro Preto / Paraty) 2022 Photo ofEstrada Real - Caminho Velho (Ouro Preto / Paraty) 2022 Photo ofEstrada Real - Caminho Velho (Ouro Preto / Paraty) 2022

Itinerary description

Primeiramente todos que desejam conhecer algum circuito turístico da Estrada Real deve entrar no site oficial www.institutoestradareal.com.br , selecionar um dos quatro caminhos disponíveis, baixar o roteiro planilhado e os mapas disponíveis. O Caminho Velho é muito bem sinalizado por meio dos Totens mas é indispensável ter o percurso salvo no GPS para usar como uma confirmação de que você realmente está no caminho certo (deixe o mapa salvo no dispositivo pois existem muitos trechos sem sinal de operadora). Não esqueça de fazer a solicitação do passaporte e salvar a planilha com os pontos de carimbo.

Estradas de terra dependem muito de manutenção e em pouco tempo pode haver mudanças significativas nos trajetos, pensando nisso, esteja sempre preparado para algum imprevisto e evite viajar a noite. Quase não existem trechos afastados mas ainda assim pode ser desgastante precisar de ajuda num lugar onde não é possível utilizar celular. Fui em 2022 e as estradas estavam muito boas, até os trechos onde existe indicação somente para veículo 4x4 eu consegui fazer sem dificuldades. Mas é importante ressaltar que fui no período de seca, o trajeto possui dois rios que em época de chuva ficam muito cheios e também muita lama nos trechos 4x4, então pense duas vezes antes de ignorar alguma indicação no roteiro.

Fazendo o percurso de carro, terá locais que não será possível passar veículos quatro rodas, mas sempre existirá um desvio próximo. Tentei manter o máximo possível no caminho oficial, mesmo quando o roteiro indicava que não era possível passar de carro. Em alguns lugares eu consegui passar e em outros precisei voltar e seguir a indicação de desvio previsto no roteiro. Tentei ser o mais leal possível ao trajeto da Estrada Real, contrariei algumas indicações do roteiro pois ele foi emitido em 2016 e algumas coisas estão desatualizadas. Como exemplo posso citar o deslocamento de São Bartolomeu até Glaura, nesse trecho existe uma indicação de que não é possível passar de carro, contudo conseguimos passar sem dificuldades.

Quanto ao tempo de viagem, no site oficial a previsão é de 8 dias. Algumas pessoas fizeram com 3 dias porém achei muito corrido. Eu fiz com 5 dias, sem correria, iniciava todos os dias por volta de 8hrs e as 16hrs já estava hospedado em algum hotel ou pousada. Parei em todos os lugares que tive o interesse em conhecer melhor. Não tem sentido fazer uma viagem dessas e passar correndo por todos os lugares. No caminho existem muitas igrejas, construções históricas e outros locais interessantes da nossa história. Vale muito a pena parar para conhecer.

Iniciamos o percurso em Ouro Preto, em uma segunda feira, e aqui já cabe a primeira observação: quem fizer questão de pegar todos os carimbos deve ficar atento pois a cidade de São Bartolomeu só possui um ponto de carimbo e lá não funciona na segunda feira. Na saída de São Brás do Suaçuí tinha uma obra dentro da cidade, o que nos obrigou a fazer um desvio. No mapa do roteiro tem uma indicação de que no trecho não passa carro (linha amarela) mas conseguimos passar sem dificuldades. Nesse primeiro dia de viagem rodamos 160KMs, passando por 12 cidades e dormimos em uma pousada em Entre Rios de Minas.

No segundo dia foram 130KMs passando por 7 cidades. Assim que passar Lagoa Dourada quem estiver de carro deve seguir o desvio pelo asfalto, tentei passar e não foi possível devido a plantação de eucalipto, contudo a vista na parte interna da plantação é muito bonita. Fique atento para a parada em Bichinho, logo depois de Prados. A cidade é ponto de carimbo e não está no mapa do roteiro. Lá também tem a famosa casa torta que é ponto turístico, vale parar parar tirar uma foto. Nesse dia fiquei hospedado em São João Del Rei.

Terceiro dia, saindo de São João Del Rei, rodamos 217KMs e passamos por 8 cidades. Entre a cidade de Rio das Mortes e São Sebastião da Vitória existe um trecho técnico que o roteiro indica somente 4x4. Esse trecho foi um dos que achei mais difícil. Além da travessia do Rio o caminho tem muitas erosões e irregularidades na estrada. Em época de chuva não tem a menor possibilidade de um veículo que não seja 4x4 passar pelo local. Nesse trecho também tem uma travessia entre Caquende e Capela Saco que é feita por balsa e é pago. Além de ter horário para a travessia, ainda acontece da balsa estar inoperante. Fomos até Caquende e tivemos que voltar para pegar o desvio pois a balsa não estava funcionando no dia. Então ligue com antecedência e se informe. Contato da Balsa (35) 3327-1081. Passamos essa noite em um hotel histórico em Caxambu, cidade turística e muito bonita. Faz parte do Circuito das Águas e vale a pena conhecer.

No quarto e penúltimo dia de viagem rodamos 177KMs e passamos por 13 cidades. Saímos de Caxambu sentido São Lourenço, outra cidade que integra o Circuito das Águas. Quase na chegada em São Lourenço existe uma indicação no mapa de que não passa carros no trecho devido o excesso de valas na estrada, essa indicação pode ser ignorada pois passei por lá e a estrada estava em boas condições. De Capivari até Itamonte, próximo a granja existe mais um desvio devido a necessidade de atravessar um rio, não sendo possível transpor em veículo quatro rodas. Nesse caminho é possível ir de carro até a Cachoeira do Coura, acredito que vale a pena uma passada por lá. Na garganta do Embaú não é possível fazer o trecho de carro, deve seguir o desvio pelo asfalto conforme indicação no roteiro. Mas é possível visitar o Mirante e ir até a entrada do túnel, tanto do lado de Mineiro quanto do lado Paulista. O túnel do lado Mineiro está mais conservado e é mais fácil o acesso de carro. Nessa última noite no circuito ER dormimos em Guaratinguetá, a cidade fica a 7KMs do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, não faz parte da Estrada Real mas compensa visitar o local, passei por lá na volta da viagem.

Enfim o último dia de viagem, faltando apenas duas cidades, rodamos 108KMs e nesse dia quase todo o caminho é feito em asfalto, inclusive a parte que passa por dentro do Parque Nacional Serra da Bocaina. Assim que entra no Rio de Janeiro já inicia o trecho no interior do parque. No roteiro existe uma restrição quanto ao horário de passagem no interior do parque, contudo eu não consegui identificar nenhuma restrição, o local parece uma via de acesso normal, sem barreiras, cancelas ou portarias. A dica nesse local é usar o freio motor e economizar os freios desde a entrada no parque. O trecho tem cerca de 17KMs e uma descida de mais de 1.500 metros. Durante a descida é possível ver diversas calotas que, devido o aquecimento das rodas, foram perdidas pelo caminho. O último marco fica na Praça do Chafariz situada no Centro Histórico de Paraty. E o último carimbo pode ser pego nesse mesmo local, no Centro de Informações Turísticas.

Gostaria de adicionar os Waypoints e as fotos que tirei durante a viagem mas não consegui fazer isso no Wikiloc. Pelo que pesquisei só é possível se eu gravar a trilha usando o aplicativo. Também não consegui adicionar mais de 6 fotos. Ainda assim acredito que as informações compartilhadas podem ajudar quem for fazer a viagem.

Comments  (1)

  • Photo of Esmeraldo Tranquilino Sousa
    Esmeraldo Tranquilino Sousa Sep 16, 2022

    I have followed this trail  verified  View more

    De modo geral a trilha foi muito boa, com belas paisagens e estrada boa. A exceção desta trilha foi na cidade de Prado - MG, pq a trilha nos levou a um trecho urbano, com uma passagens estrita e apertada, que quase não passava, devido às casas construídas. Sugiro evitar este trecho urbano.

You can or this trail