Estrada Real 5º Dia, Caminho dos Diamantes - Santa Bárbara a Ouro Preto

Photo ofEstrada Real 5º Dia, Caminho dos Diamantes - Santa Bárbara a Ouro Preto Photo ofEstrada Real 5º Dia, Caminho dos Diamantes - Santa Bárbara a Ouro Preto Photo ofEstrada Real 5º Dia, Caminho dos Diamantes - Santa Bárbara a Ouro Preto

July 24, 2022
July 2022

near Santa Bárbara, Minas Gerais (Brazil)

Iniciamos nosso 5° dia da Expedição ER saindo do hotel em Santa Bárbara e passando pela Capela de N.S. do Rosário e pela Paróquia de Santo Antônio, ambas no centro histórico da cidade, dali seguimos direto ao Santuário do Caraça R$ 30,00/pessoa (julho 2022), chegando lá fomos fazer uma rápida visita às instalações do santuário, incluindo a esplêndida Igreja do Santuário onde todas as noites é feito a hora do Lobo. Logo após, fomos fazer um Trakking leve até a trilha que leva na Pedra da Paciência e chegando na pedra, entendemos o pq do nome da mesma, precisamos aguardar quase 1h para que as nuvens que estavam em torno da formação rochosa se elevassem para podermos então termos a visão da formação do "Caraça", carinhosamente chamado de o Gigante adormecido pelos guias locais que acompanhavam outros grupos que estavam junto no momento!

Na volta do Trakking, seguimos por meio de uma estrada muito estreita, quase uma trilha, até chegarmos no "Bicame de Pedras", as ruínas de um aqueduto que ainda está preservado, sendo considerado uma das 7 maravilhas da ER. Após o Bicame de Pedras, seguimos o roteiro, passando por baixo da Rede Férrea, numa passagem extremamente estreita e seguindo em paralelo os trilhos, um pequeno trecho, até sairmos em direção a Catas Altas, onde almoçamos no Restaurante La Viola (excelente restaurante de comida Mineira e ponto de carimbo do passaporte) bem em frente à Igreja Matriz, N.S. da Conceição, após, seguimos e passamos na Capela de Santa Quitéria nos direcionando a Santa Rita Durão, passando pela Igreja Matriz N.S. de Nazaré e Igreja N.S. do Rosário.

Na sequência do roteiro, nosso proximo município seria Bento Rodrigues (muita tristeza neste local, tudo extremamente abandonado, nem uma alma pelo local, a não ser os dois pontos de controle nas extremidades da estrada que circunda o local que ficam dois vigilantes fazendo o controle de quem entra e quem sai da área, pois para acessar ao antigo município, somente por ex moradores e com liberação da defesa civil) mas infelizmente não existe mais, seguimos então para Camargos e posteriormente a Mariana, que pelo avançado horário e temendo não chegarmos a tempo, seguimos direto para a Mina da Passagem, R$ 130,00/pessoa (julho 2022) onde conseguimos fazer a visita ao Museu e o passeio com um vagonete sobre trilhos que nos levou para o interior da mina, hj desativada, conhecendo uma das, senão, a maior mina de Extração de ouro ja existente no Brasil, com uma história muito interessante, pois quem extraiu o maior volume de ouro neste local, foram os Ingleses na época da revolução industrial a qual foi dada pelo Brasil a este país em pagamento de dívidas. Hj a mina somente está sendo usada para turismo e para o exporte de mergulho em caverna, pois grande parte dela, encontra-se inundada!

Saindo dali, fomos em busca de nosso carimbo do passaporte de Mariana e aproveitamos para passar pela Catedral N.S. da Assunção, pelas igrejas de São Francisco de Assis e N.S. do Carmo, pela Igreja de N.S. Dos Anjos e pela Basílica de São Pedro dos Clerigos e seguindo então, diretamente a Ouro Preto, onde nos hospedamos!