Estrada Real 4º Dia, Caminho dos Diamantes - Cabeça de Boi a Santa Bárbara

Photo ofEstrada Real 4º Dia, Caminho dos Diamantes - Cabeça de Boi a Santa Bárbara Photo ofEstrada Real 4º Dia, Caminho dos Diamantes - Cabeça de Boi a Santa Bárbara Photo ofEstrada Real 4º Dia, Caminho dos Diamantes - Cabeça de Boi a Santa Bárbara

July 23, 2022
July 2022

near Mombuca, Minas Gerais (Brazil)

Nosso 4° dia de expedição da ER, começou saindo da pousada Villarejo em Cabeça de Boi, seguindo de viatura até o estacionamento do Santuário das Águas Minerais. Do km 6,5 ao km 10,4 deste track, precisa ser feito a pé, um pequeno Trekking bem tranquilo de ser feito, neste percurso fomos conhecer a Cachoeira do Chuvisco, a Cachoeira do Intancado e a Cachoeira da Maçã (esta, muitos falam que o nome seria porque teria uma pedra com formato de Maçã, porém, a verdadeira história segundo os nativos do local está em uma visita guiada de um grupo de turistas há muitos anos que o guia jogou as Maçãs na água obrigando-os a buscá-las na água fria do local e após este fato, as pessoas vinham e queriam ir lá naquela Cachoeira das Maçãs e assim ficou o nome da mesma, nada se parece com uma Maçã no local!)

Saindo do estacionamento do Santuário das Águas Minerais, voltamos ao povoado, passamos no Restaurante do Sr. Candinho para confirmarmos nosso almoço e seguimos para a casa do Sr. Paulinho, onde, nos fundos da sua propriedade, pudemos visitar e apreciar algumas Inscrições Rupestres pintadas na rocha, datadas de aproximadamente 12.000 anos. Este sítio arqueológico, foi tombado há apenas 4 anos para preservação! Taxa de visitação de R$ 10,00/pessoa (julho de 2022).

Retornamos para o almoço e após demos sequência ao nosso roteiro da ER, passando por Senhora do Carmo e pegando um atalho passando pela Cachoeira Boa Vista chegando ao Morro Redondo, subindo a pé até o alto, onde fica a Capela do Morro Redondo e de onde é possível enchergar, as cidades de Ipoema, Bom Jesus do Amparo, Cocais e Barão de Cocais.

Na sequência nos deslocamos até Ipoema, passando pela Igreja Matriz de N.S. da Conceição, passamos tb pelo monumento ao tropeiro qdo tentamos o carimbo do passaporte na Pousada e Restaurante Tropeiro Real, porém, o mesmo está desativado e não carimba mais! No retorno paramos para conhecer e visitar o Museu do Tropeiro e descobrimos que ali fazem o carimbo, (dois erros da lista de pontos de carimbo do Caminho dos Diamantes, que descobrimos sem querer).

Carimbo garantido, visita realizada, hora de seguirmos para Bom Jesus do Amparo, passando pela Igreja de N.S. Aparecida e a Igreja Matriz de Bom Jesus do Amparo, dali nos direcionamos a Cocais por onde passamos pela Igreja De Santana, garimpamos nossos carimbos na Pousada e Restaurante Vila Cocais e possamos pela Igreja Matriz do Rosário.

Saindo de Cocais, passamos em direção a Barão de Cocais, pela Pedra da Tartaruga, que é possível ir de veículo normal, até um trecho da subida, depois é um solo arenoso totalmente erodido, porém, como estávamos em 2 viaturas e um "instiga" o outro, em 1ª reduzida, foi possível chegarmos ao topo do Morro com muita cautela e firmeza, além de muita experiência e sabedoria no que estávamos fazendo! De Barão de Cocais seguimos pela ER até Santa Bárbara, cidade que havíamos escolhido para pernoitar, finalizando assim a jornada deste dia maravilhoso!