Estrada Ponte Alta - Mateiros

October 2, 2019
October 2019

near Ponte Alta do Tocantins, Tocantins (Brazil)

Estrada de Ponte Alta para Mateiros, no coração do Jalapão.
(mais fotos em @epixpedition no Instagram)

Viagem realizada em época de seca. Estrada para quem gosta de aventura. A saída de Ponte Alta começa tranquila, mas logo é tomada por muitos quilômetros de costelas de vaca em terreno bem rígido, exigindo muito da suspensão do carro e diminuindo muito a velocidade da viagem (encontramos uma Hilux com a roda quebrada logo no inicio da viagem).
Perto da cachoeira da velha o trecho é composto por muitas pedras soltas e afiadas. Muito cuidado com o perfil do pneu, pois aqui encontramos uma Range Rover Sport com os dois pneus do lado do passageiro furados.
A Saída da cachoeira da velha sentido Mateiros é por um atalho, não sendo necessário retornar até o inicio da entrada para a cachoeira. Entretanto, esse atalho é no meio de um areião bem fofo, mas muito divertido de dirigir... cuidado com a altura do veículo pois os facões são bem altos. Nossa Pajero raspava o peito de aço em vários pontos.
A ultima parte da estrada fizemos durante a noite. Não recomendo fazerem isso, pois a noite vira uma escuridão absurda e a estrada é muito ruim mesmo.
Não recomendado para carros de passeio, nem para veículos com tração mas com pouca altura em relação ao solo. Vimos caminhões traçados atolados, caminhões de resgate atolados e alguns veículos quebrados.

Recomendado: cinta de reboque; guincho (manual ou elétrico); comida (não existe nada para comprar no meio do caminho, logo leve comida para o dia todo); e esteja preparado para dormir no carro caso quebrem.

Cachoeira do Sumidouro

Não vale a pena desviar o trajeto de mateiros para visitar a Cachoeira do Sumidouro. É um lugar bonito, mas a cachoeira é bem pequena, e tira muito tempo de deslocamento.