Estação Ecológica Serra Geral - acesso Sul

February 28, 2019
August 2017

near Rio da Conceição, Tocantins (Brazil)

Estação Ecológica entrando pelo Sul e acessando a parte alta da serra. Trecho com muito areião indicado apenas para veículos traçados (4x4). Não há ponto de apoio algum nessa região da Estação Ecológica. Carregue seu lixo e ajude a preservar o local. Seguindo adiante é possível adentrar o Jalapão por esse caminho. Tem o track aqui no meu perfil da continuação desse trecho até sair na principal de acesso a Mateiros.

alvaroguerra Mar 7, 2022

Olá Daniel td bem, quero agradecer vc e dar os parabéns por todos os trajetos que vc coloca aqui já utilizei alguns e foram de grande valia
    Então tenho algumas dúvidas sobre esse percurso se precisa tirar alguma autorização pra atravessar a reserva e qual foi a época do ano que vc foi

Obrigado

• Photo of Daniel HH
    Daniel HH Mar 7, 2022

Olá Álvaro! Blz. Que bacana seu comentário. O objetivo sempre é compartilhar pra ajudar os outros que tem o mesmo interesse. Facilita pra todos. Quanto a essa trilha, fizemos em agosto de 2017. A gente tava explorando a região e fomos seguindo o trecho em direção ao Jalapão. Olha só... na época não tinham porteiras nem restrições ao acesso. Encontramos apenas algumas placas abandonadas (cheias de tiros) dizendo que não era permitido acesso. Mas seguimos aos poucos esperando chegar em alguma porteira, e quando vimos já estávamos subindo a serra. O lugar é lindo e muito preservado. Como não tem nada nem ninguém lá é importantíssimo nosso cuidado em preservar. Cuidado com fogo e lixo, principalmente. Abraço.

alvaroguerra Mar 7, 2022

Estamos pretendendo ir em três caminhonetes 4x4 em setembro 2022 vamos pernoitar na lagoa da Serra e depois seguir para mateiros, quanto tempo vc acha necessário para este percurso?

• Photo of Daniel HH
    Daniel HH Mar 7, 2022

Então... fizemos em 3 dias da Lagoa da Serra até Mateiros. Mas fizemos curtindo os atrativos do caminho e acampando pelo trecho. Se for direto, rodando sem parar, dá até pra fazer num dia saindo bem cedo, mas aí é correria né. Considerando só esse trecho, da estação Ecológica até sair na principal que vai pra mateiros, faz num dia tranquilo. Mas veja, eu fiz isso em 2017. Tenho ouvido relatos de que muita coisa mudou por lá. Turismo cresceu muito lá nos últimos anos. Depois que vc fizer, se puder, poste aqui como foi pra atualizar a galera.

alvaroguerra Mar 7, 2022

Mudou sim estive por lá em 2012, 2014,2016 e em 2020 e percebi a mudança, mas posto sim pra contribuir cada vez mais.
    Muito obrigado, quem sabe um dia nos encontramos por aí…