Estrada Real 8º Dia, Caminho Velho - Entre Rios de Minas a São João del Rei

Photo ofEstrada Real 8º Dia, Caminho Velho - Entre Rios de Minas a São João del Rei Photo ofEstrada Real 8º Dia, Caminho Velho - Entre Rios de Minas a São João del Rei Photo ofEstrada Real 8º Dia, Caminho Velho - Entre Rios de Minas a São João del Rei

July 26, 2022
July 2022

near Entre Rios de Minas, Minas Gerais (Brazil)

Iniciamos nosso oitavo dia de expedição ER 2022, saindo cedo da pousada Flor do Jacarandá e indo tomar um café em uma padaria da cidade, pois a pousada não está mais oferecendo café nas suas diárias, porém as acomodações são muito boas, acredito ser a melhor da cidade. Seguimos pela via demarcada pelos marcos da ER, passamos por Casa Grande, onde tem a Igreja da Paróquia de São Sebastião e nos direcionamos para a Capital Nacional do Rocambole, a cidade de Lagoa Dourada e como não podíamos deixar passar, fomos fazer nosso lanche da manhã e experimentamos alguns sabores de Rocambole, no mesmo local que garimpamos mais um carimbo nos nossos passaportes da ER.

Seguimos, porém, antes de sairmos de Lagoa Dourada, passamos pela Praça Dom Antônio de Assis, onde tem a Paróquia de Santo Antônio de Lagoa Dourada e também passamos pela Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Voltamos ao nosso percurso da ER, andando por estradas não pavimentadas, até o km 70,75 desde track, onde a partir daí se percorre um trecho por dentro de fazendas, necessitando abrir e fechar algumas porteiras pelo caminho (lembre da regra, porteira aberta, passe e permanece aberta, porteira fechada, abra, passe e permanece fechada). No km 79,5 você irá passar por uma ponte de madeira um pouco preocupante, pois não tem aparência de que recebe algum tipo de manutenção e estrala todas as tábuas qdo passa sobre elas. Na sequência, no km 80,2 passa em frente à Igreja de N.S. das Graças, alguns kms antes de se chegar em Prados, onde também possui uma Igreja de Santo Antônio.

De Prado, seguimos para a localidade de Bichinho e no caminho se passa em frente à Igreja N.S. do Carmo. Bichinho é um lugar muito bonito e interessante, aquela cidadela de interior que tem uma bela infraestrutura para recepção do turista, restaurantes, bares, lojas diversas, principalmente de artesanato. Ali tem a Igreja Nossa Senhora da Penha, feito o registro, seguimos até Tiradentes passando em frente à famosa Casa Torta. Já em Tiradentes, passamos pelo Largo das Forras, onde tem a Capela do Senhor Bom Jesus da Pobreza e seguimos até o centro de cultura para pegamos nossos carimbos, no caminho passamos pela Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Ali no centro de cultura, nos informaram que na próxima cidade, Santa Cruz de Minas haveria o mais novo carimbo da ER, que não estava na lista de locais de carimbo e que o mesmo seria pego na prefeitura. Conseguimos chegar no "laço", pois faltavam apenas 5 min para finalizar o expediente do dia! Carimbo garantido, seguimos a São João del Rei para garimparmos nosso último carimbo do dia e finalizamos assim nosso percurso, então nos direcionando para o local de pouso desta noite!

• Photo of De Biase
    De Biase Dec 31, 2023

Caro Tatorriani, felicito pela sua postagem em ser um dos registros de relatos dos mais ricos que tenho visto até então nesse aplicativo Wikiloc. Vou realizar a ER no mês de fevereiro e estou lendo atentamente seus registros. Parabéns.
    Se fosse repetir esse roteiro, qual melhoria se proporia fazer?