Charqueadas e Serra do Itaqueri com TR4 Club

Photo ofCharqueadas e Serra do Itaqueri com TR4 Club Photo ofCharqueadas e Serra do Itaqueri com TR4 Club Photo ofCharqueadas e Serra do Itaqueri com TR4 Club

March 15, 2021
March 2021

near Charqueada, São Paulo (Brazil)

Passeio não oficial do grupo TR4 Club partindo de Charqueadas rumo à Serra do Itaqueri.

O roteiro passou pelo mirante de Charqueada, Cachoeira dos Carros, Bar do Valentim e Cachoeira São José. O bar estava fechado devido à pandemia.

Do Bar do Valentim fomos para a Pedra do Gorila, que tem um visual sensacional da região, vale muito a pena. O caminho para o mirante passa por plantações de eucalipto, tinham algumas poças no caminho, mas o trajeto foi tranquilo, 4x4 normal já é suficiente.

Da Pedra do Gorila voltamos em direção ao Bar do Valentim e depois fomos ao Morro do Fogão. No trajeto, passamos por uma poça um pouco mais funda, não chegava a ser um atoleiro, mas já serviu como diversão para todo o grupo, nenhum carro saiu limpo e várias placas ficaram pelo caminho :P

Ainda em direção ao Morro do Fogão fizemos a subida de uma rampa e já no morro fizemos um outro trecho com uma descida e subida, nos dois sentidos. Em ambos usei reduzida.

O Morro do Fogão é outro visual espetacular da região. Como tem um acesso mais fácil, o local estava um pouco mais cheio, mas é bem espaçoso e seguro para manter o distanciamento da pandemia.

Do Morro do Fogão fomos em direção à Estrada do Querosene, que também tem uma paisagem muito bonita (é a parte baixa da Serra), passamos por um pequeno riacho e paramos no Poção de lama, onde alguns carros mais bem preparados tentaram fazer o obstáculo. O Poção já exige carro com um bom pneu mud, lift e deve ser feito em grupos, visto que é fácil ficar preso no local. No nosso caso, duas viaturas passaram e uma ficou presa e precisou de resgate. Eu não tentei fazer.

Foi um passeio top, com um grupo top. Repetirei com certeza!

• Photo of Cesar Miranda 1
    Cesar Miranda 1 Jun 6, 2021

Fiz a maior parte desta trilha. Faltou a parte final, da estrada da querosene. Foi bem tranquilo, mas um poeirão danado nos trechos com canaviais devido à estiagem dos últimos meses. Os visuais dos morros do gorila e do fogão são deslumbrantes. Estão cortando parte dos eucaliptos, onde o passeio é mais agradável, mas ainda assim o passeio vale a pena. Fomos em duas VTRs e tivemos uma boa diversão para um Domingo de manhã. Valeu a pena.

• Photo of brunousml
    brunousml Mar 31, 2024

Fácil de fazer, da pra ir de carro sem tração, mas pega bastante terra e um pouco de lama. Em dias de muita chuva pode ter bastante lama.