Estrada Real 10º Dia, Caminho Velho - Caxambu a Passa Quatro

Photo ofEstrada Real 10º Dia, Caminho Velho - Caxambu a Passa Quatro Photo ofEstrada Real 10º Dia, Caminho Velho - Caxambu a Passa Quatro Photo ofEstrada Real 10º Dia, Caminho Velho - Caxambu a Passa Quatro

July 28, 2022
July 2022

near Centro, Minas Gerais (Brazil)

Entramos no nosso décimo dia de Expedição pela ER - 2022, saindo cedo do hotel onde passamos a pernoite em Caxambu, seguindo para nosso destino do dia, a cidade de Passa Quatro!

Ao sair do hotel, passamos em frente à Igreja Nossa Senhora dos Remédios, depois passamos pelas Escadarias da Igreja de Santa Isabel da Hungria e subimos até o largo da Igreja Santa Isabel da Hungria, onde lá tem um Busto da Princesa Isabel em homenagem à sua visita ao município, famoso pelas suas águas curativas as quais atraíram a Princesa, em 1868, na busca da cura para sua infertilidade, causada por uma anemia profunda. Em seguida, saímos e nos direcionamos até o Mirante do Morro de Caxambu, onde tem o Cristo Redentor de Caxambu e de onde temos uma ampla visão da cidade e seu entorno. Ali no local, tb tem uma das bases do teleférico da cidade, porém como era muito cedo, ainda estava fechado e não conseguimos fazer o passeio.

Saindo de Caxambu, entramos novamente no caminho da ER, seguindo os marcos em direção à São Lourenço, lá chegando, passamos pela Praça da Estação, onde tem a estação de Trem de São Lourenço de onde parte o Trem das águas, que faz um percurso turístico de aproximadamente 20 km até Soledade de Minas, em seguida fomos garantir o carimbo nos passaportes no Hotel Real São Lourenço e seguimos, passando pela Basílica de São Lourenço Mártir e a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, indo em direção à Pouso Alto e São Sebastião do Rio Verde, chegando em Itamonte, onde abastecemos as viaturas e paramos para nosso almoço no restaurante do Marcinho.

Saindo de Itamonte, fomos pela ER em direção à Itanhandu, passamos pela Igreja Matriz Nossa Sra. da Conceição e fomos até o Hotel Casarão buscarmos os carimbos que localiza-se bem de fronte à linha férrea que cruzava a cidade e hoje encontra-se desativada! Ali nos chamou a atenção, uma passarela com uma arquitetura muito icônica construída por sobre as linhas de trilhos.

De Itanhandu, seguimos para nosso último destino do dia, a cidade de Passa Quatro, quase entrando na cidade, nos obrigamos a sair do nosso roteiro, para visitarmos o "Museu da Cachaça de Passa Quatro", pois uma placa no caminho nos chamou a atenção! O Museu, fica junto à Pousada do Verde e o que encontramos foi um espaço dentro da propriedade, onde mais de 3.000 rótulos de cachaças nacionais da coleção particular do proprietário do local, Sr. Paulo Brito é exposta aos turistas. No local tb tem o alambique para a produção da própria cachaça do Sr. Paulo Brito, com direito à visitação, uma rápida explanação da forma de produção da cachaça e também a degustação dos rótulos próprios!

Na chegada à cidade de Passa Quatro, passamos pela Capela Nossa Senhora Aparecida que fica em frente à Praça Jardim dos Leões, e logos fomos garimpar o carimbo nos passaportes no Hotel Pousada São Rafael. Como chegamos com tempo, estacionamos as viaturas e fomos caminhar pela simpática cidade de Passa Quatro, passamos pela Estação de Trem, que hoje, abriga algumas lojinhas de produtos regionais, em seguida fomos visitar a Igreja Matriz de Passa Quatro com sua imponente escadaria. Após finalizar nosso tour pelas ruas centrais de Passa Quatro, já ao anoitecer, seguimos para a Pousada das Pedras, onde passamos nossa pernoite do dia.