Cañon Guatin - San Pedro de Atacama

Photo ofCañon Guatin - San Pedro de Atacama Photo ofCañon Guatin - San Pedro de Atacama Photo ofCañon Guatin - San Pedro de Atacama

April 9, 2023
April 2023

near San Pedro de Atacama, Antofagasta (Chile)

Já tínhamos visitado todos os locais que programamos de San Pedro de Atacama, o último foi o Cañon Guatin. Não tinha ideia de como era, chegamos lá e pra nossa surpresa não precisava pagar pra entrar. O rio Guatin é visitado por famílias locais que vão lá pra se refrescar em suas águas.
Estacionamos próximo a uma lanchonete pedimos algumas informações e entramos no cânion por uma trilha que acompanha a margem do rio, tem trilha nas duas margens, optamos pela da esquerda. Fomos descendo contemplando o rio e os cardons que crescem na encosta. Mais abaixo encontramos a primeira cachoeira, cachoeira é coisa rara no deserto. Após algum fotos procuramos um caminho para continuar descendo e chegar na segunda cachoeira, descemos mais um pouco e retornamos.
Paramos na lanchonete e a dona informou que tem passeio que traz o turista com van e resgata mais abaixo no cânion. Já não tínhamos mais tempo pra fazer esse passeio mas resolvemos explorar o cânion mais abaixo. Descemos de carro e procuramos uma estrada que levasse na direção do cânion, logo encontramos uma para explorar. Deixamos o carro estacionado e seguimos uma trilha que nos levou a um outro cânion vizinho ao Guatin. Após olhar as imagens de satélite vimos que estávamos longe do Guatin e resolvemos desistir, o sol já ia se por e precisávamos voltar a San Pedro.