Campo Alegre: Cachoeira do Catoá (via Mocambo)

Photo ofCampo Alegre: Cachoeira do Catoá (via Mocambo) Photo ofCampo Alegre: Cachoeira do Catoá (via Mocambo) Photo ofCampo Alegre: Cachoeira do Catoá (via Mocambo)

Very difficult
September 14, 2023
August 2023

near Campo Alegre, Tocantins (Brazil)

Trajeto misto saindo Mocambo e seguindo até a cachoeira do Catoá, sendo os primeiros 17.2km percorridos em veículo e os 4km finais a pé. Para mais informações leia a descrição.

COMO CHEGAR:
O tracklog tem início no povoado de Mocambo, localizado em um vale nos interiores da Serra das Traíras, próximo da divisa do Tocantins com o Goiás. O povoado pertence ao município de Paranã/TO, cuja sede está a 91km do ponto inicial. A subida da Serra das Traíras para quem sai do povoado de Campo Alegre tem vários trechos em condições precárias, sendo o caminho recomendado apenas para motos e veículos 4x4. Outra opção é acessar o local via Cavalcante e o povoado de São José, localizados no extremo norte da Chapada dos Veadeiros/Goiás.

Para mais informações utilize a ferramenta "Instruções de direção até o ponto de partida", disponível na versão web do Wikiloc. O Google confuz perfeitamente até o ponto inicial.

A TRILHA:
Saindo do povoado de Mocambo, seguimos por uma estrada de terra na direção sul por aprox. 5,5km até o acesso para a Fazenda Catoá. A estrada de acesso à Fazenda Catoá está em condições medianas, sendo possível ir com veículo 4x2 até próximo ao ponto inicial da caminhada.

Antes de iniciar a descida da serra, tomamos à esquerda em uma bifurcação, ignorando uma estradinha que segue para o sul, em direção à divisa TO/GO. Para quem segue em veículos de passeio ou veículos grandes, recomendo que o deixe estacionado na beira da estradinha, antes da descida mais forte, pois há diversas em erosões na descida, em alguns pontos a estrada tem a largura pouco maior que a de um carro, o que demanda atenção.

Na primeira metade da descida chegamos a uma porteira trancada com cadeado. Daqui em diante seguimos a pé. Descemos por uma estradinha precária até as proximidades de um rancho, porém bem antes da casa deixamos a estradinha em favor de uma trilha de gado que segue descendo pelo terro até o Rio Claro.

Atravessamos o Rio Claro sem molhar os pés e do outro lado continuamos a seguir por um caminho aberto por uma máquina, que hoje em dia é utilizado somente pelos animais. São alguns aclives e declives pelo cerrado até encontrar novamente com o Rio Claro, onde atravessamos outra vez sem molhar os pés.

Do outro lado do rio o caminho continua por mais algumas centenas de metros. A trilha vai se deslocando para a borda da serra, onde tem início a descida até a cachoeira do Catoá. Já no início da descida é possível perceber que se trata de uma trilha suja, pouco utilizada. Ao longo da descida diversos galhos e troncos caídos, além de arbustos com espinhos e outras plantas encobrindo a trilha. A trilha desemboca no meio de um capão de mata, onde visualizar o caminho a ser seguido é bem difícil. Atenção para pequenos galhos e caules cortados, que indicam o caminho a ser seguido. A descida é feita pela direita de um pequeno curso d'água que brota no meio do capão de mata. Após uma descida bem íngreme e escorregadia chegamos novamente ao Rio Claro. Atravessamos-o pela terceira vez e seguimos algumas centenas de metros pela trilha tradicional até a cachoeira do Catoá.

O retorno é feito pelo mesmo caminho da ida, até o ponto onde o carro foi deixado.

OBSERVAÇÕES:
- Trilha de alta dificuldade. Não é uma trilha para turista. Se quiser conhecer a cachoeira do Catoá sem dificuldades, contrate um guia em Campo Alegre e vá pelo caminho do vale. A trilha apresentar trechos íngremes e escorregadios, além de estar bem suja no ponto entre o alto da serra e o fundo do vale do rio Claro. Recomendo fortemente o uso de facão na trilha, vai ajudar bastante, além de deixar a trilha mais limpa no futuro. Não levei e me arrependi;

- Acesso é feito por propriedade privada, aparentemente sem restrições, já que não há nenhum tipo de aviso ou algo do tipo no caminho até a Fazenda Catoá. No dia da visita não encontrei com ninguém, então não tenho mais detalhes para dar. Sendo assim, acesso gratuito, sem necessidade de guia;

- Não há qualquer tipo de infraestrutura no local ou nos arredores. Leve água e lanche para a atividade.

- Respeite os moradores locais, não deixe lixo no local, deixe as porteiras/tronqueiras da forma como as encontrou, não faça fogueira;

- A trilha atravessa áreas de pastagens da fazenda, sendo comum encontrar animais pastando ou descansando pelo caminho. De uma forma geral, o gado costuma ser tranquilo e curioso, podendo seguir os visitantes por alguns metros até perder o interesse;

- Não há sinal de telefone na região.

Direita

Rio Claro 2

Água

PictographCar park Altitude 3,315 ft

Porteira 3 - Início da trilha

• Photo of Wilker Iuri
    Wilker Iuri Dec 7, 2023

Show! Importa se de compartilhar quais equipamentos você usa para registrar as suas fotos ?

• Édipo Matheus Macedo Benevides Apr 14, 2024

Boa tarde SR HELIO JR gostaria de saber com, o sr pois sou de Paranã e gostaria de fazer um estudo de caso sbre as cachoeiras do Campo Alegre e região podemos conversar meu proposito seria a divulgação deste material.