Campinas: Decathlon x Joaquim Egídio via trilhas

Photo ofCampinas: Decathlon x Joaquim Egídio via trilhas Photo ofCampinas: Decathlon x Joaquim Egídio via trilhas Photo ofCampinas: Decathlon x Joaquim Egídio via trilhas

August 8, 2020
August 2020

near Souzas, São Paulo (Brazil)

*** AVISO POSTADO PELO USUÁRIO Alipio Cardoso EM 18 de set de 2022 ***

Fizemos esse caminho hoje, quem ainda não foi e quiser ir, precisa ir logo, estão preparando para alagar parte da área para transformar em uma represa.

A área alagada começará no acesso da trilha do macaco branco, a partir dali não será mais possível seguir, tendo que dar a volta pela usina.

************************

Montei um roteiro um pouco diferente desta vez, para explorar algumas trilhas por onde ainda não havia passado. Recomendo fortemente 4x4 por conta de um dos trechos, embora com estrada boa acho que um 4x2 passe (com alguma dificuldade)

_Percurso
Marquei o início na Decathlon e o final em Joaquim Egídio, no Vila Paraíso. Os primeiros KMs são de asfalto pelos condomínios da região -- São Conrado, Entreverdes e outros. Passa por várias trilhas conforme fotos e waypoints registrados.

Atenção aos muitos ciclistas que frequentam a região no final de semana! Cruzei com vários que vinham em alta velocidade nas ladeiras e curvas.

_Atrativos
Foi um dos passeiso que mais gostei pois o trajeto oferece paisagens variadas. Tem área urbana (condomínios), área rural com sítios, fazendas e pastos. Várias pontes, vegetação, aflorações rochosas, linhas de transmissão de energia. Meus favoritos foram os rios Atibaia e Jaguari, que renderam boas fotos.

_Dificuldade
Na maior parte do tempo o offroad acontece em estrada muito boa, é possível desenvolver até uma certa velocidade e andar bem tranquilamente. O grau de dificuldade muda quando se chega à trilha Dona Nona. Peguei bastante subida com areião, erosões (média profundidade), cascalho e pedras. Os últimos metros dessa trilha eu acredito que só 4x4 passa, mesmo com estrada seca. Outro ponto: a largura do caminho é bem limitada, de modo que foi difícil achar espaço para cruzar com um veículo que vinha no sentido oposto.

Ainda no trecho de asfalto, próximo aos condomínios, adentra-se à Area de Preservação Ambiental de Campinas.

Aqui termina o asfalto

A maior parte do trecho offroado está em boas condições

Registro da estrada que se estende adiante

PictographBridge Altitude 2,078 ft

Ponte sobre o rio Atibaia

Parada para fotos!

PictographTree Altitude 2,130 ft

Foto da paisagem rural encontrada ao longo da trilha

O relevo com montes rende boas fotos

Acesso trilha do Macaco Branco

Esta trilha leva até a Usina do Macaco Branco, pequena hidrelétrica com cenário pitoresco. Vale a pena!

Vila ao lado da Usina do Macaco Branco

Ao lado da Usina estão estas casinhas, aparentemente inabitadas. O local é bem tranquilo, propício a um pique-nique embaixo das árvores, não fosse a placa indicando que não se deve permanecer ali!

Usina do Macaco Branco

Alguns registros da Usina

Deixando a Usina do Macaco Branco

Fotos finais, já deixando a usina.

Seguir pela trilha da Quitandinha

Na junção, seguir pela Trilha da Quitandinha

PictographBridge Altitude 2,187 ft

Ponte

PictographProvisioning Altitude 2,818 ft

Seguir pela trilha da Ponte Queimada

Nesta junção fica o Bar do Vicente. O passeio continua pela Trilha da Ponte Queimada.

A vista é bonita, e se você ficar bem embaixo da linha de transmissão vai conseguir ouvir o barulho da eletricidade!!

As pedras no rio tornam a paisagem mais bonita ainda,

Seguir para a Junção 22

Seguir em direção às Antenas da Embratel - Junção 22

PictographBridge Altitude 2,442 ft

Ponte sobre o Rio Jaguari

bonita paisagem!

Seguir adiante até Antenas da Embratel

Se quiser dispensar a visita às Antenas, seguir pela trilha Maria Nonna (Mas atenção: 4x4 fortemente recomendado!)

PictographMonument Altitude 2,550 ft

Eu não sabia da existência destas antenas, fiquei impressionado com o tamanho delas. O local inspira certo mistério, por alguma razão me senti como se estivesse em algum seriado de ficção científica rsrs. Veja no YouTube alguns vídeos sobre estas antenas. Eu segui um pouco mais à frente para fazer fotos das antenas de um ângulo diferente, e depois dei meia volta pra acessar o próximo trecho do passeio (Trilha Maria Nonna).

Deixando as Antenas da Embratel para trás, o caminho segue pela Trilha Marina Nonna. Já se nota a diferença porque o caminho fica bem estreito, a ponto de passar só um carro por vez, com poucos recuos. É necessário ter bastante atenção pois, diferentemente dos trechos anteriores, este aqui tem várias erosões. O problema é que a sombra das árvores engana e acaba se mesclando à estrada; qualquer distração pode causar algum transtorno.

Um exemplo de como fica complicado se você cruzar com um veículo no sentido oposto

Esse foi o ponto mais crítico desta trilha. A foto não dá a noção exata da inclinação e da dificuldade. Acredito que se for um 4x2, ainda mais em dia de terreno molhado, não passa ali não.

De volta ao asfalto, saímos na rodovia que liga Joaquim Egídio a Sousas.

• brunonormans Aug 11, 2020

Parece ser bem legal! Será meu próximo passeio.
    Qual carro você estava?
    Valeu.

Andre Sk Aug 11, 2020

Oi, Bruno, o passeio é bem legal, espero que goste! Eu estava com uma Fiat Toro 4x4, que tem uma tração mais simples. senti trabalhar justamente no trecho da Maria Nonna. Depois conta como foi! Abraços

• brunonormans Aug 11, 2020

Conto sim, valeu!

• Photo of Ailton S Vieira
    Ailton S Vieira Oct 5, 2020

deixou boas dicas na descrição. Boas paisagens. Precisa tomar cuidado com carros e motos, já que mts pessoas utilizam alguns pontos dos rios para recreação. Obrigado pela dica/trilha.

• Eduardo Silva 30 Apr 14, 2021

Fiz essa trilha de moto em Abril de 2021. Acehi muito bacana o trajeto. Fiz até um vídeo. Segue abaixo o link pra quem quiser conhecer o trajeto.

Andre Sk Apr 17, 2021

valeu, Eduardo! O objetivo é a diversão, que bom que você curtiu a trilha! Abraço

Juliano Machado Borges Jan 23, 2022

Caminho rural muito legal e bem tranquilo. Dá pra fazer numa boa!

• Maria Fernanda Ramos Feb 22, 2022

Será que é possível fazer esse percurso com um jeep Renegade???

Andre Sk Feb 22, 2022

Maria Fernanda, da para fazer com Renegade sim! bom passeio!!

Juliano Machado Borges Feb 22, 2022

Trajeto realmente bem tranquilo para fazer. Sem preocupação

• Photo of Ricardo Figueiredo 7
    Ricardo Figueiredo 7 Mar 20, 2022

Trilha muito suave sem dificuldades, paisagens bem bonitas e renova as energias. Cuidado com carros na contra mão, ciclistas e pedestres. No final da trilha acho interessante ter um 4x4, pois é um top muito íngrime com curvas que não dá para subir embalado. Então o 4x4 nessa hora se faz necessário para não ocorrer nenhum imprevisto desagradável. Nota 10 pelo passeio!

Juliano Machado Borges Mar 20, 2022

Que legal o comentário, Ricardo. Valeu mesmo! Quando eu fiz o passeio estava bem seco e não senti nenhum problema mas depois das recentes chuvas, a situação deve ter mudado e o seu comentário só melhora a experiência para os demais usuários.

• Photo of Ricardo Figueiredo 7
    Ricardo Figueiredo 7 Mar 20, 2022

Valeu meu amigo!

• Lucas Miranda 17 Jul 11, 2022

Alguém sabe se esse caminho da para fazer de moto? achei sensacional... mas fiquei preocupado com o trecho em que o autor acha que apenas 4x4 passaria, desde já agradeço a quem responder!

• Photo of Alipio Cardoso
    Alipio Cardoso Sep 18, 2022

• Photo of maelsouza
    maelsouza Sep 19, 2022

Trilha top, bem elaborada e tranquila de fazer, pontos muito bonitos para uma parada e tirar aquela foto com a família e os amigos, Mitsubishi 4 you 4 play!

Andre Sk Sep 19, 2022

@ALIPIO CARDOSO: obrigado por compartilhar o comentário, adicionei essa observação na descrição da trilha!!

Sabe qual o waypoint que passa pela área que será inundada?

• Photo of Alipio Cardoso
    Alipio Cardoso Sep 19, 2022

Andre, começa no acesso da trilha do macaco branco, pelo que entendi, a partir dali não será mais possível segui, tendo que dar a volta pela usina.

Andre Sk Sep 19, 2022

Obrigado, Alípio! É uma pena pois esse trecho era muito bonito e interessante!

• Rogerio Px Oct 24, 2022

Prezado Alípio, eu comprei um Renegade T270 4X4, que está com os pneus originais e sem nenhum tipo de adaptação para trilha. Também não tenho nenhuma experiência no assunto, mas queria ver como o carrinho se sai na terra, já que a estrada mais difícil que peguei foi dentro de um shopping! Será que consigo passar por essa trilha? Ou seria melhor só fazer os trechos sem dificuldades? Obrigado!

• Photo of Silvio Lyra
    Silvio Lyra Jan 25, 2023

Ontem fiz a trilha com uma L200 modelo 2023 (4x4); não precisei ativar a tração em momento nenhum do trajeto.

Na minha perspectiva, a categoria da trilha deveria ser fácil, pois em diversos momentos encontrei veículos com baixa altura e potência.

Ainda assim, valeu bastante... muitas paisagens bonitas pelo caminho!

• Photo of Eduardo David (Leleco)
    Eduardo David (Leleco) Feb 22, 2023

Muito legal e bonita. Bem tranquila. Os locais com alguma dificuldade, estão com pedras, deixando o trajeto bem tranquilo. A usina do macaco-prego Branco está com o acesso fechado, infelizmente. Renegade Trailhawk 4x4.

• Photo of Nivaldo Longuinho Souza
    Nivaldo Longuinho Souza Dec 23, 2023

Fiz a trilha hoje, curtimos bastante. Trilha bem tranquila, as subidas mais ingrimes estão bem calçadas com pedras. A parte da trilha da Nonna exige mais atenção se tiver de veículo 4x2. O acesso á usina continua fechado. Subaru Forester AWD.

• Photo of willstenico
    willstenico Mar 11, 2024

Fiz essa trilha com chuva, só no Trecho 12 que fui direto para Morungaba para assistir um evento.

Trilha muito bem desenhada com vários Waypoints e ótimos visuais.

-Não conseguimos entrar no Macaco Branco, mas chegamos até um ponto que dava para ver a barragem
    -Na trilha Maria Nonna, a chuva abriu algumas erosões em um pequeno trecho, como estava sozinho e com chuva, subi na reduzida, mas se for na manha passa.