Caminho da Fé: Águas da Prata - Aparecida

Photo ofCaminho da Fé: Águas da Prata - Aparecida Photo ofCaminho da Fé: Águas da Prata - Aparecida Photo ofCaminho da Fé: Águas da Prata - Aparecida

one day 4 hours 4 minutes
July 7, 2023
July 2023

•   5 9 Reviews

near Águas da Prata, São Paulo (Brazil)

Fiz o Caminho da Fé, saindo de Águas da Prata (MG), indo até Aparecida (SP).
É um, passeio com estradas com paisagens maravilhosas, que me surpreendeu positivamente.
Fiz o trajeto em 2 dias, pois saí de SP até Águas da Prata e iniciei a gravação logo no início do Caminho da Fé saindo de lá.

Esse é um caminho que fiz com um 4x4, carro mais alto (por isso coloquei como passeio de dificuldade Moderada), mas que um 4x2 consegue fazer em dias secos (sem chuva), mas tem que ser um carro alto. Um carro baixo vai sofrer muito, principalmente na subida que vem depois de Luminosa. Tem um ponto que é uma subida e eu coloquei ponto de atenção, que era somente 4x4, mas tinha um desvio (bem curtinho) para quem era 4x2.
Outro ponto muito difícil é logo depois de Campos do Jordão, quando você pega a Estrada das Pedrinhas, que na minha opinião foi a pior parte, que a velocidade média foi de apenas 15 km/h (o resto tinha média de 45 km/h), e piora bem quando passa o Horto Florestal de Campos. Nesse ponto recomendo que apenas carros altos façam. Preferencialmente 4x4. Se choveu (mesmo que pouco) somente 4x4. Eu marquei o ponto como "Mirante descida do Gomeral" que é onde começou a maior dificuldade do trajeto.
Carros baixos conseguem fazer tranquilamente até Luminosa.

O Trajeto possui lindas paisagens, cachoeiras, Mirantes, Diversas Igrejas, Igrejinhas e Capelas durante todo caminho. Também encontrará diversas pousadas e pontos de apoio aos Peregrinos. Mas pesquise antes de ir onde vai comer, parar para abastecer e onde vai dormir, pois passamos por diversos locais ótimos, mas tinha muito estabelecimento de aparência "duvidável".
Achei muito interessante que vários estabelecimentos e casas colocavam Pias e Torneiras de frente para o Caminho da Fé e dispunham de água grátis para os Peregrinos. Vi que ali a pessoa se dispunha a ajudar os outros deixando usar sua água. Ao longo do caminho vi vários outros locais que ajudavam os peregrinos (alguns com banheiros), mas não consegui colocar todos devido ao limite de pontos que se poderia colocar aqui no Wikilock.

Tem que tomar muito cuidado durante todo o trajeto, pois tinha muita gente fazendo o caminho a pé e também de bicicleta.

Coloquei 2 pontos de "Risco", que era onde a água da Cachoeira invadia a estrada e você tinha que "transpor" o possível atoleiro, ou "poção de água" que formava.

Dentro das 50 marcações possíveis tentei focar os pontos mais importantes, e nas atrações e pontos de paisagem que mais agradaram.
Depois da Cidade de Consolação, como estava de noite, passei um pouco a entrada, eu errei um pouco o caminho (uns 300 metros) e voltei a Rota do Caminho da Fé, mas anotei o erro para quem seguir esse caminho.

Fizemos a pernoite no Hotel Serras de Minas (em Paraisópolis). Foi uma surpresa extremamente agradável, onde o Dono fica no local, o Hotel tem ótima estrutura e é muito limpo e bem cuidado. O Custo/benefício foi ótimo por R$190,00 em Julho de 2023. O Hotel não serve café da manhã, mas tem uma lanchonete que faz parte do complexo que vende o café da manhã baratinho. Tem outras opções fora do Hotel na região. Do outro lado da rua tem um posto de gasolina que é do mesmo dono do Hotel.

Os mirantes que mais gostei parar para tirar fotos foram: o Mirante do Pau Arcado e o Mirante da fé.

PictographPavement ends Altitude 2,952 ft

Início da estrada Caminho da Fé quando vai por Águas da Prata.

PictographReligious site Altitude 3,070 ft

Cachoeira ponte de pedra

PictographRisk Altitude 4,106 ft

(Quando passei de carro parecia mais fundo do que aparentava. Carros mais alunos passam sem dificuldade)

PictographReligious site Altitude 4,160 ft

Indo reto cairá na estrada

PictographProvisioning Altitude 3,873 ft

Mirante - Bar e lanchonete

PictographReligious site Altitude 3,917 ft

Igreja Nossa Senhora Aparecida

Photo ofCachoeira da Barra - cuidado, atoleiro no local Photo ofCachoeira da Barra - cuidado, atoleiro no local Photo ofCachoeira da Barra - cuidado, atoleiro no local

Cachoeira da Barra - cuidado, atoleiro no local

PictographReligious site Altitude 2,820 ft

Porteira do céu

PictographReligious site Altitude 3,514 ft

Achei muito interessante. Vi que ali a pessoa se dispunha a ajudar os outros deixando usar sua água. Ao longo do caminho vi vários outros locais que ajudavam os peregrinos, mas não consegui colocar todos devido ao limite de pontos que se poderia colocar aqui no Wikilock

PictographReligious site Altitude 3,413 ft

PictographReligious site Altitude 4,330 ft

PictographReligious site Altitude 3,956 ft

Capela Padre Beato Donizeti

PictographProvisioning Altitude 3,762 ft

Lanchonete Janela do Céu - Ponto de reabastecimento

Erramos a entrada - Meia volta

Passamos a entrada para continuar no caminho da fé. Então demos a volta e entramos no ponto certo.

PictographBridge Altitude 2,830 ft

Porteira e ponte

PictographReligious site Altitude 3,742 ft

PictographOvernight Altitude 2,817 ft

Pernoite - Hotel Serras de Minas

Pesquisei hotéis e pousadas no meio do caminho. Essa foi a que parecia mais confortável. Um ótimo custo benefício. Fui numa quinta-feira em julho de 2023 e custou R$190,00. Não tem café da manhã incluso. Ótimo estacionamento e ótimo atendimento.

Mirante Bairro Imbiruçú

Divisa de estado - São Bento do Sapucaí

Placa divisa de Luminosa

PictographProvisioning Altitude 2,998 ft

Abastecimento Pé de Serra

Para a direita carros 4x4 (foi a que eu fiz). Carros 4x2 tem o desvio pela esquerda.

Vista de Luminosa

PictographReligious site Altitude 5,239 ft

Igreja Nossa Senhora da Saúde

PictographProvisioning Altitude 5,037 ft

Almoço - Caras de Malte

Pelo horário e pela fome paramos neste local. O preço não era o mais barato, mas a comida era deliciosa e a Cerveja artesanal maravilhosa. Recomendo.

PictographBirding spot Altitude 5,020 ft

Mirante do Pau Arcado

PictographReligious site Altitude 6,185 ft

Mirante descida do Gomeral

Esse é um ponto bem difícil que começou a estrada das pedrinhas que você vai ter dificuldade de andar com um carro baixo. Aqui um 4x4 se destaca. Mas um 4x2 alto faz o trajeto também (em tempo seco)

PictographReligious site Altitude 5,809 ft

Capela Nossa Senhora Aparecida

Mirante da fé

PictographReligious site Altitude 1,738 ft

PictographReligious site Altitude 1,808 ft

Santuário Nossa Senhora Aparecida

• Photo of Jeh Castro
    Jeh Castro Jul 10, 2023

Trilha com paisagens maravilhosas, gostei das suas fotos.

Alelignos Jul 10, 2023

Muito obrigado Jeh Castro. Tem uns mirantes maravilhosos

• Photo of GregoTrail
    GregoTrail Jul 10, 2023

Nossa, que detalhamento fantástico. Eu estava querendo fazer. Será que é tranquilo com um 4x4?

Alelignos Jul 10, 2023

Grego, qualquer 4x4 faz essa trilha. Pode ir tranquilo.

• Photo of Frederico Dog
    Frederico Dog Jul 10, 2023

Passeio bacana e com uma vista maravilhosa. Obrigada pela descrição!

• Felipe Reis Jul 19, 2023

Amigo saiu que horas de Aguas da Prata? Dormiu em qual cidade? (Chegou que horas nela?)

No outro dia, partiu qual horario e chegou por volta de qual hora em aparecida?

Vou fazer dia 29 agora, queria me programar direitinho.

Obrigado

Alelignos Jul 19, 2023

Felipe, eu saí tarde de Águas da Prata, pois vim de SP e comecei o trajeto direto. Comecei as 11:00 horas. Eu aconselho a ir mais cedo, pois não pega estrada de terra a noite como eu peguei. Você tem mais tempo de curtir o passeio.

Dormi em Paraisópolis num hotel maravilhoso e bem barato. Coloquei até em destaque a localização e preço. Foi o Hotel Serras de Minas. Só não tem café da manhã, mas é um complexo de comércios e tinha lanchonete.

No outro dia saímos por volta de 10:00, tomamos um café com calma, pois tinha visto que o trecho que faltava "supostamente era bem mais curto", só que era o trecho mais difícil, não conseguia andar a mais de 15km/h (em carro alto 4x4) e demorou muito, e cheguei em Aparecida 16:30. Cuidado na Estrada das Pedrinhas depois de Campos do Jordão.

• Felipe Reis Jul 19, 2023

Perfeito, muito obrigado
    Pretendo sair as 8 de aguas da prata, destino paraisopolis… gostaria de chegar antes de escurecer (tendo parada p fotos e comer algo)

Alelignos Jul 19, 2023

Boa viagem Felipe. Espero que aproveite. Depois comenta se essa trilha aqui lhe foi útil. (Espero que sim ☺️)

• Photo of arquiteto.danilo
    arquiteto.danilo Aug 10, 2023

Olá meu amigo, ótimo o detalhamento! Gostaria de saber qual foi o veículo utilizado nessa trilha? Estou pra adquirir um vitara 2018 4x4...

Alelignos Aug 10, 2023

Oi Arquiteto.Danilo. Tudo bem? Muito obrigado pelo comentário. Eu estava com um Renegade S 4x4 (com pneu original de estrada) motor flex. Carro bem valente. O Vitara acredito que seja ainda mais valente e bem robusto. Vai ser tranquilo para esse trajeto. Pode ir com ele original mesmo que você tira de letra. Espero que essa rota te ajude. Tenha uma ótima viagem.

• Pedro Pissaia Sep 12, 2023

sera que um carro 4x2 aguenta o tranco da viagem?

Alelignos Sep 12, 2023

Boa tarde Pedro. Se for um 4x2 alto em um dia seco (e que não tenha chovido dia anterior), aguenta. 90% do caminho é tranquilo. Mas tem que ser um carro alto, principalmente na estrada das pedrinhas (depois de Campos do Jordão), pois esse é o ponto mais complicado. Não aconselho em período de chuva.

• Photo of MichelFive
    MichelFive Oct 27, 2023

Incrível! Sua trilha, descrição e fotos me empolgaram muito em fazer essa trilha. Eu fui na terça e fiz também em 2 dias. Mas na quarta choveu um pouco, e eu tive uma certa dificuldade nas Estrada das Pedrinhas, mas nada que fizesse o passeio deixar de ser bom! Obrigado por compartilhar essa experiência!

• Photo of jow67
    jow67 Nov 1, 2023

Meus parabéns pelo detalhamento do percurso e também pelo comentário rico em detalhes.

Tenho uma duvido, veja se consegue me ajudar!

Quero fazer de águas da prata até campos, tem ideia de quantas horas levaria? (Vou fazer com um 4x4)

Alelignos Nov 1, 2023

Muito obrigado aos elogios Michel e Jow!

Quanto a sua pergunta Jow, No meu GPS fui verificar e daria 8h15 de Águas da Prata até Campos do Jordão, mas isso no meu modo de dirigir, parando para tirar fotos, curtindo. Espero ter ajudado.

• Photo of jow67
    jow67 Nov 1, 2023

Muito bom. Muito pela ajuda

• Tiago Morais 8 Nov 5, 2023

Caminho muito bom. Um pequeno trecho estava interditado antes de Andradas (03/11/23). Demos a volta pela rodovia. Eu perdi uma entrada e acabei perdendo um bom trecho de trilha. No geral, a rota é muito boa. Segue o caminho da fé, então uma dica é seguir as setas também.

Alelignos Nov 5, 2023

Muito obrigado pelo Update e pelo comentário Tiago! Fiquei feliz dessa trilha ter te ajudado. Essa interdição tem a ver com as recentes chuvas, ou é algo permanente?

• Tiago Morais 8 Nov 5, 2023

Obras na serra. Não sei quanto tempo vai demorar, mas visto ano de pré eleição, acredito que deve durar até o final do ano. Mas está indicando no começo da trilha a interdição.
    As chuvas dificultaram a subida da serra após Paraisópolis, e também muita erosão após Campos do Jordão. Subi no 4x4 reduzido, mas muitos desistiram.

Alelignos Nov 5, 2023

Entendi. Bom saber que o track ainda estará atualizado após a obra. As chuvas ali castigam o trecho depois de Campos. Eu fiz ali a seco, mas mesmo assim tem que tomar cuidado. Mas que bom que você ficou bem e gostou. Obrigado pela explicação Tiago.

• Photo of Charles G. Pio
    Charles G. Pio Dec 4, 2023

Parabéns pelos comentários.
    Irei seguir sua trilha amanhã com a família muita chuva e muita FÉ!
    Forte abraço

Alelignos Dec 5, 2023

Que bom que ajudei Charles. Espero que dê tudo certo. Depois comenta aqui como foi! Um abraço e boa trilha.

• marcelonery Jan 5, 2024

Meu amigo, segui a sua trilha no final de ano de 4x4 realizando um objetivo da família no caminho da fé. Segui de ponta a ponta e foi tudo bacana sem nenhum imprevisto. Muito obrigado 🤛🤛🤛🙏

Alelignos Jan 6, 2024

Fico muito feliz de saber que deu tudo certo Marcelo!!! Tentei ser o mais detalhado possível mesmo! Agradeço o feedback!

• Photo of Cesar Miranda 1
    Cesar Miranda 1 Feb 12, 2024

Segui a sua trilha e tudo deu certo. Sua descrição e detalhes estão perfeitos. Parabéns !

Alelignos Feb 13, 2024

Muito obrigado pelo feedback César! Bom saber que te ajudou!!!

• Willian Franco Feb 13, 2024

Amigo em um Palio 1.0 way com pneus Scorpion ATR será que dá pra fazer?

Alelignos Feb 15, 2024

Willian, boa tarde. Acredito que consiga fazer com tranquilidade em quase todo o passeio. O Problema é a Estrada das Pedrinhas (logo depois de Campos do Jordão), que você possa ter alguma dificuldade. Se estiver chovendo acredito que esse pedaço deva ser evitado nessa configuração de veículo!

• Photo of Carlim Tazinaffo
    Carlim Tazinaffo Apr 2, 2024

Boa noite! Vou seguir sua trilha, consigo saíndo de Águas da Prata às 12:00 de sexta, fazer o percurso até Domingo?

Alelignos Apr 2, 2024

Carlim, consegue sim. Eu fiz em 2 dias (1 noite). Você está se propondo a fazer em ainda mais tempo. Acredito que seja bem tranquilo. Só programa direitinho onde pernoitar e dá tudo certo sim! Depois conta aqui como foi. Boa viagem.