Cachoeira dos Macaquinhos - Alto Paraíso de Goiás - GO

Photo ofCachoeira dos Macaquinhos - Alto Paraíso de Goiás - GO Photo ofCachoeira dos Macaquinhos - Alto Paraíso de Goiás - GO Photo ofCachoeira dos Macaquinhos - Alto Paraíso de Goiás - GO

May 20, 2023
May 2023

near São João dAliança, Goiás (Brazil)

Taxa de Visitação R$ 50,00 - só dinheiro

Não é necessário a contratação de guia.

Entrada no complexo somente até as 14:00h.

Abre as 8:00h.

Tem banheiro.

Tem água e refri para venda.

Trilha maravilhosa com várias cachoeiras fantásticas.

Trilha exposta ... Chapéu e protetor solar indispensáveis. Bota também ... trilha com muitas pedras.

A trilha é autoguiada, não sendo necessária a contratação de guia.

Os atrativos na sequência:

Banho dos Macacos - cachoeira com possibilidade de banho

Poço Sereno - pequena queda com poço para banho - sensacional

Cachoeira da Lunna - São duas quedas, com poço para banho

Cachoeira da Pedra Furada - somente contemplação

Cachoeira do Banho Pelado - cachoeira muito bonita com poço para banho - aberta a prática de nudismo

Poço do Jaracuçu - poço para banho

Poço do Jump - poço maravilhoso. Possibilidade de salto no poço. Só que não encontrei o caminho de volta do poço .... deve ser pelas pedras ao lado ...

Cachoeira da Luz - Contemplação ... Eu não desci para o poço, pois era muito íngreme e estava cansado

Cachoeira da Caverna - Cachoeira maravilhoso com poço para banho. Poço muito fundo. Não fomos verificar a caverna

Cachoeira do Encontro - Outra cachoeira alta e maravilhosa. Poço para banho. Também não dá pé ...

A trilha é tranquilha, com aproximadamente 3,2 km (ida) e foram construídas pontes e passarelas nos pontos críticos, tornando o passeio agradável.

Tem poucos pontos de pirambeira, mas no geral é tranquila.

Água e lanche são indispensáveis ....

TRACK

Gravei o track saindo de São João D'Aliança e voltando para Alto Paraíso de Goiás. Então, dá para fazer em qualquer sentido. O complexo fica bem mais próximo de Alto Paraiso de Goiás.

O asfalto é a BR 010 (Belém/Brasília).

A placa indicando o complexo dos macaquinhos está somente no sentido de que sai de São João D'Aliança para Alto Paraíso de Goiás. Se vc vier de Alto Paraíso, não tem placa indicando. Mas basta seguir o track.

Ao sair do asfalto, a estrada de chão é tranquila. Qq carro passa. Na chuva vai complicar. O pessoa do complexo costuma arrumar a estrada nas proximidades do complexo. No dia que fomos, a retroescavadeira estava arrumando a estradinha.

Tenho cuidado na estrada de chão, pois tem muitas lombadas altas sem sinalização, para evitar excesso de velocidade. Então, vá com calma.

A estrada de chão é boa na maior parte do trajeto, complicando na parte final, antes de chegar no estacionamento 4x2. Se vc não tem carro traçado NÃO DESÇA. Vc não vai subir ... Um pouco antes do estacionamento 4x2, a estrada está um pouco ruim, carros baixos vão sofrer ...

NÃO SIGA O MPAS .... No final do percurso, o MAPS indica um caminho que não sei onde vai dar ...

Na ultima bifurcação, embora pegamos à esquerda, tem uma placa indicando para ir reto. É um NOVO CAMINHO, que apenas corta uma volta, pois o caminho deste track, na época de chuva, leva direto a um atoleiro. Este novo caminho é somente um desvio e de devolve para o track mais adiante.

Se vc tem carro traçado, pode descer até a sede do complexo. Tem alguns trechos ruins, mas o carro traçado vence fácil. Estávamos de S10, e a subida foi tranquila.

Se chover, vai complicar .... Tem muita areia ... Se bem que a pessoa do complexo falou que mesmo com chuva, em gente que desce até a sede ... Aí é por conta de cada um.

Chegando na sede, tem a recepção, onde é cobrada a taxa de R$ 50,00/pessoa (Maio/2023) com pagamento somente em dinheiro.

Tem banheiros, água e refri (também pagamento somente em dinheiro).

Não tem sinal de celular nem internet ...

NÃO TEM LIXEIRAS PELO CAMINHO, NEM NA RECEPÇÃO. ENTÃO, TRAGA SEU LIXO DE VOLTA.