Cachoeira do Tabuleiro - Conceição do Mato Dentro

Photo ofCachoeira do Tabuleiro - Conceição do Mato Dentro Photo ofCachoeira do Tabuleiro - Conceição do Mato Dentro Photo ofCachoeira do Tabuleiro - Conceição do Mato Dentro

8 mi
December 18, 2021
December 2021

near Itacolomi, Minas Gerais (Brazil)

A Cachoeira do Tabuleiro, situada na serra do Espinhaço, no município de Conceição do Mato Dentro. É mais alta de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil. São 273 metros de queda livre formada a partir de um paredão de beleza monumental.

Acesso ok para qualquer carro (parte baixa portaria do parque). Na volta peguei muita chuva, a cidade estava lotada por conta do evento de MTB, e havia muitos carros trafegando pela estradinha. Na hora da chuva feia eu estava subindo a para a cidade, e carros pequenos sofrendo p descer. Chovia MUITO. Com chuva ali o acesso fica feio!

Para visitar a cachoeira, paga na portaria 10,00 (dezembro de 2021).
Há 3 atrações.
- A mais tranquila é o mirante (cerca de 700metros dali).
- A queda do poço (parte baixa). Essa é muito bonita! a trilha tem cerca de 3km. Boa parte dela é estruturada e fácil. Porém o trecho de subir pelo Rio formado pela queda é complicado para quem tem limitações. Precisa subir tudo pelas pedras, seguindo a seta vermelha nas pedras para se orientar. NÃO é simples! precisa ter um pouco de disposição, pessoas de idade não recomendo subir. A vista e o poço é FANTASTICO e vale a pena demais! Para nadar no poço, é preciso levar o colete, orientado na portaria. Leve, vale a pena! Uma das mais lindas cachoeiras que ja visitei!
- Parte alta. Essa parte é preciso fazer uma trilha de 8km (ida) e é preciso chegar cedo no parque (até 8h). Lá de cima também é Magnifico! Existe uma outra trilha por fora, que faz de carro, porém carro de passeio não chega e é preciso caminhar um tanto bom. Não consegui fazer pois no dia seguinte caiu um diluvio na cidade.

OBS: se informe antes de ir, pois em caso de chuva intensa o parque fecha por segurança não é liberado para ir até a cachoeira. Siga Cachoeira do Tabuleiro no instagran que eles informam por la.