Cachoeira do Cerrado e poço do Jatoba - São Roque de Minas Serra da Canastra

Photo ofCachoeira do Cerrado e poço do Jatoba - São Roque de Minas Serra da Canastra Photo ofCachoeira do Cerrado e poço do Jatoba - São Roque de Minas Serra da Canastra Photo ofCachoeira do Cerrado e poço do Jatoba - São Roque de Minas Serra da Canastra

December 30, 2017
December 2017

near Guia Lopes, Minas Gerais (Brazil)

São Roque de Minas - Cachoeira do Cerrado / Cerradão, e poço do Jatoba.

Saímos de São Roque de Minas, tinha chovido muito a noite, e durante a manha chovia parava garoava, o tempo estava bem instável porém arriscamos a ida até a cachoeira. No caminho há uma placa logo de inicio estrada de terra que diz "Alternativa com chuva", da qual eu segui pois chovia. Essa alternativa ja era bem tensa, bastante lama atoleiro subidas e decidas de argila, usei muito primeira reduzida para descer, estava um sabão mesmo, pneus Mud viraram slick.

Chegado no local, é propriedade particular, não havia absolutamente nenhum turista, apenas o dono da propriedade deitado na rede. Quando cheguei lá o caboclo tomou um susto, e perguntou: Como foi que tu chegou até aqui?! Só chega traçado aqui hoje e olhe lá!! E Demos risada kkk. Rapaz muito gente boa, nos deu um desconto e ainda emprestou o guarda-chuva para caminharmos a trilha de 1,5km até a cachoeira. Quando chegamos la a chuva parou, conhecemos tudo ali sozinhos. Até tentamos subir escalar uma parede de pedra para ver a queda do topo mas desistimos, estava muito molhado pela chuva e era muito ingrime, se voltasse a chover seria muito perigoso.

Quando saímos de lá para continuar o roteiro do dia, percebemos que toda comida do dia havia ficado na pousada. Perguntamos ao dono da propriedade se haveria lugar para comer em direção do nosso destino, prontamente ele respondeu "Não há mais nada, só em São Roque", então decidimos voltar, pois com fome não daria.

Na volta, arrisquei chegar na Cachoeira do Nego, mesmo perguntando para o rapaz se dava acesso. Ele falou que sem chance, do jeito que havia chovido na região, ia ficar uns 3 dias sem chover para algum trator conseguir abrir a estrada. Teimoso fui la ver se era isso mesmo né! SEM a menor chance, uma subida mega inclinada abismo, com uma terra que afundava toda úmida com vários centímetros de altura. o Carro ficou travado o assoalho no chão na subida, soltava o freio não saia do lugar, consegui voltar com técnica de ré, e olha que a Tracker é relativamente alta com lift de 2" e pneus mud. Mas abortamos.

No caminho de volta para a pousada, peguei o "Atalho", contrario da alternativa com chuva, que era metade da KM, já havia parado de chover, porem a terra era bem difícil.. não encontrei nenhum carro na ida nem na volta la perto da cachoeira. Esse "atalho" foi foda rsrs só decida na reduzida e subida também, mas tudo certo. Chegamos no asfalto e começou a soltar terra até não querer mais do carro.

Todas as outras atividades da Serra da Canastra estão salva no meu wikiloc.