Photo ofCachoeira do Catoá 'por cima' subindo a Serra do Mocambo a partir de Campo Alegre Photo ofCachoeira do Catoá 'por cima' subindo a Serra do Mocambo a partir de Campo Alegre Photo ofCachoeira do Catoá 'por cima' subindo a Serra do Mocambo a partir de Campo Alegre

September 19, 2021
September 2021

•   3.3 1 review

near Campo Alegre, Tocantins (Brazil)

Trilha para a parte alta da Cachoeira do Catoá, saindo de Campo Alegre em Paranã (TO).

Para maiores detalhes sobre este caminho, assista ao vídeo desta trilha no canal Você Já Foi Prá Lá? do YT

Povoado do Mocambo / Baliza

Saída da Estrada Campo Alegre - Minaçu

1a porteira

2a porteira

4a porteira

Estacionamento e início da trilha

Final da antiga rodagem e inicio da trilha para a base da cachoeira

Neste ponto a antiga rodagem interna da fazenda acaba e inicia-se a trilha para a base da cachoeira do Catoá.

• Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr Aug 28, 2023

Acredito que só valha a pena ir por cima caso tenha a intenção de descer ao poço, caso contrário não vale a viagem, já que a estrada é muito precária, principalmente no último quilômetro antes de chegar à fazenda (há um trecho que a estrada está praticamente tomada por erosões e a largura da rodagem supera por alguns centímetros a largura de um veículo tipo o Jimny, veículos maiores deverão se esgueirar entre a voçoroca que se forma e o barranco do outro lado).
    A última porteira está trancada, logo a caminhada começa uns 800 metros antes do rancho. O caminho é por uma antiga estrada aberta no interior da fazenda até a 2a travessia do córrego Catoá. Pouco após a segunda travessia tem início uma trilha suja que desce até o poço da cachoeira, a qual eu aconselho somente para montanhistas experientes. Não é local adequado para turista, tendo em vista a dificuldade técnica da trilha. Todavia, o acesso por cima é uma forma de escapar da obrigatoriedade de se contratar um guia para conhecer a cachoeira.