Cachoeira da Aldeia + Gruta da Bruxa - São Thomé das Letras - MG

Photo ofCachoeira da Aldeia + Gruta da Bruxa - São Thomé das Letras - MG Photo ofCachoeira da Aldeia + Gruta da Bruxa - São Thomé das Letras - MG Photo ofCachoeira da Aldeia + Gruta da Bruxa - São Thomé das Letras - MG

5 hours one minute
February 12, 2024
February 2024

near Luminárias, Minas Gerais (Brazil)

Lugar sensacional.

3 Atrativos no mesmo local.

Em data comuns, o atrativo pode estar fechado. É melhor vc ligar antes de ir:

Contato do atrativo: Rodolfo (35 997697847)

Possui restaurante (R$ 40,00 à vontade e R$ 25,00 PF), banheiros e ducha.

Aceita PIX. Não aceita cartão (por enquanto).

Taxa de Visitação: R$ 30,00/pessoa - Fevereiro/2024.

São 3 atrativos e todos tem início no restaurante:

Cachoeira da Aldeia
Poço da Serpente
Cachoeira Issara

O local é chamado de ALDEIA HIPPIE (não confundir coma Aldeia Hippie do VENTANIA - é outra propriedade).

CACHOEIRA DA ALDEIA

Saindo do restaurante, a trilha é tranquila e segue exposta até entrar na mata.

Vc chegará num pequeno riacho, onde tem uma bifurcação: à direita tem uma pequena que d'água.

A trilha para a cachu segue à esquerda, passando por uma pequena pinguela.

Seguindo a trilha, vc chega no rio e pode passar por dentro do rio ou tentar um pula pedra para não molhar as botas.

A cachoeira é logo em frente e é muito bonita.

O poço é raso e a água desce muito próximo do paredão.

Esta trilha tem 300m.

Daí é só retornar ao restaurante.

POÇO DA SERPENTE

Trilha 100m

Saindo do restaurante, a trilha começa ao lado dos banheiros e desce exposta até o rio.

chegando no rio, tem a descida do barranco que pode assustar, mas é fácil, pois vc desce pelos degraus e segurando nas raízes.

Chegando no rio, o poço da serpente está à sua frente ...E a serpente também ..

O poço tem boa altura, dá para se refrescar bem e dá para tomar uma duchada numa pequena queda d'água.

Aí retorna ao restaurante.

CACHOEIRA ISSARA

500m de trilha.

A trilha sai atrás do restaurante e vai um pouco exposta até vc entrar na mata. Trilha aberta e tranquilha.

Vc chegará num ponto do rio, e vai atravessá-lo fácil, sem molhar as botas.

Um pouco mais á frente tem um pequeno barranco para descer (sem susto) e vc chegará na cachoeira.

A cachoeira é alta e a água desce rente a parede, formando um chuveirinho para ducha (mais pingos do que duchada). O poço é legal para ser refrescar.

Aí vc retorna ao restaurante.

GRUTA DA BRUXA

Como brinde, a estrada passa em frente a Gruta da Bruxa ...

porém, a gruta não recebe visitar há muito tempo e tem MUITAS ABELHAS na sua entrada.

tentei entrar, mas parei na entrada, devido ao enorme barulho das abelhas.

NÃO SE ARRISQUE ...

TRACK

Gravei a trilha ao contrário.

Este atrativo fica já em Luminárias, depois de Sobradinho.

saindo de São Thomé, seguir sentido Cachoeira da Eubiose.

no Bar do Johnny, virar à esquerda, sentido Sobradinho.

Vc vai passar pela Cachoeira da Lua, subidão do Taquaral (está lajotado), Gruta e Cachoeira do Sobradinho, passar pelo Distrito de Sobradinho, Gruta do Labirinto e Poço das Esmeraldas e continuará pela estrada de chão. Até esse ponto, qq carro passa, em qualquer tempo, pois os piores trechos foram lajotados.

Seguindo pela estrada de chão, vc tem a Pousada da Árvore Centenária (é aberta à visitação) e seguirá em frente.

Mais à frente, a estrada faz uma curva à direita e vc passa por uma ponte de madeira, que é a divisa de Municípios (São Thomé-Sobradinho / Luminárias).

Um pouco depois da ponte, vc sai da estrada à direita (tem placa) e segue por uma estradinha de chão (qq carro passa), até o rio.

Chegando no rio, vc virará à direita e atravessará uma ponte, seguindo a estradinha de chão para cima (tem placa).

Vc seguirá esta estradinha de chão até o atrativo. No seco, qq carro passa ... Se chover, recomendo 4x4.

Na segunda bifurcação, fica a Gruta da Bruxa à direita ...

A estrada segue `esquerda e vc chegará numa porteira. Nos feriados e finais de semana, a porteira deve estar aberta e o atrativo funcionando.

Porém, se não quiser arriscar, ANTES de sair de São Thomé, vc deve ligar para o Rodolfo (35 997697847) para confirmar se o atrativo esta aberto ou se o Rodolfo pode abrir para vc. No carnaval estava aberto o o restaurante funcionando.

A estradinha continua, tem mais uma bifurcação (seguir è esquerda - tem placa) e vc começa uma pequena descida até o restaurante.

Chegando no restaurante, é só estacionar o carro, que o Rodolfo ou a mãe dele irá atendê-lo e explicar todos os detalhes do atrativo. E, dependendo da hora, vc poderá encomendar o almoço, feito no fogão à lenha.

Não esqueça de trazer seu lixo de volta.