Cabedelo - Barra de Mamanguape

January 3, 2017
January 2017

near Camalaú, Paraíba (Brazil)

O destino era acampar em Barra de Mamanguape começando a viagem em Recife. Para tornar a viagem mais agradável tracei esse caminho baseado em outras trilhas existentes no Wikiloc. O trajeto é fácil mas classifiquei como moderado porque tem dois trechos de erosões fundas (sendo um dentro da mata) e galhos que podem tocar na lateral do carro em alguns pontos. Qualquer carro 4x4 passa, mas os mais baixos podem arrastar um pouco nas erosões. O trajeto pode ser percorrido em período de chuva sem notável acréscimo de dificuldade.

O trajeto começa em Cabelo, fazendo um passeio de Ferry boat atravessando de Cabedelo para Costinha.

Percorre-se um pouco de asfalto em direção a Lucena e logo entra no canavial em direção leste para conhecer as ruínas da antiga igreja de Bom Sucesso. Construída no século XVIII e sustentada por uma imponente Gameleira (árvore).

Com mais 1Km adentro chega-se a foz do Rio Miriri de onde o vemos de cima da falésia, uma vista panorâmica muito bela.

Voltando para o canavial, fazemos o contorno do rio Miriri e entramos em uma mata para sair novamente na praia, depois dessa foz, novamente em cima de uma falésia. Na entrada da mata tem uma porteira, após passar lembre de fechá-la.

Chegando nesse ponto já é a rodovia PB-008, porém é de barro, até chegar em Barra de Mamanguape, mesmo passando pela praia de Campina não tem nenhum ponto calçado. Após o mirante das falésias de Miriri há umas erosões fundas.

Já em Barra de Mamanguape fomos até a foz do rio Mamanguape, voltamos um pouco e entramos num terreno aberto para ir até o meio do mato acampar (acampamento selvagem mas na vila tem um camping fechado). A vila fica a 500m de distância, ninguém mexe com ninguém, deixamos nossas coisas lá ao relento diversas vezes e nem na virada do ano com festas e bebidas o posto policial não abriu e sem incidentes para registrar.

Ferry boat: R$ 16,50 (um carro com 4 pessoas)
Quem se interessar pelo acampamento fechado o valor deve estar em torno de R$ 20,00 por pessoa.
Almoço de R$ 13,00 a R$ 17,00
Água 1,5 Litros: R$ 4,00

Há um posto de saúde que só abre uma vez na semana (leve seus medicamentos) e o posto policial nem sei quando abre. Não há frutas/verduras no mercadinho da vila. Telefonia celular somente claro funciona bem. Oi e Tim até deram sinal na beira mar mas não consegui fazer ligações (lembrem-se de avisar antes aos familiares onde vai estar).

PictographFerry Altitude 25 ft

Ferry boat

Estrada de terra

Entrada para Igreja de Bom Sucesso

Estrada inicialmente estreita, se quiser pode entrar na próxima à direita. Eu gosto de aventuras e escolhi essa entrada.

PictographRuins Altitude 128 ft

Igreja de Bom Sucesso - ruínas

Igreja Bom Sucesso - ruína
by Émerson_JPCoordinates (lat,lon): -6.876975,-34.896615
Elevation: 38 meters
  Construída no final do Século XVIII (1789)
Upload your waypoints to wikiloc.com →

Falésias de bom sucesso

Coloquei também uma foto da estrada em frente a igreja que dá acesso a esse mirante para mostrar que é estreita e o mato costuma bater no retrovisor.

Rio - Banho

Rio raso mas de águas limpas e as pessoas costumam se refrescar nele.

Outro rio de águas limpas onde o pessoal se banha ou lava roupas.

PictographLake Altitude 78 ft

• Photo of Émerson_JP
    Émerson_JP Jan 7, 2017

Muito bacana!

Bacana também o seu relato, ajuda muito quem está se decidindo pela aventura!

Abraços!

• Photo of Savana10
    Savana10 Jan 22, 2019

Muito bacana, valeu a pena!!!

• frontier do mato motorhome Oct 1, 2021

Alguém mim add em algum grupo pow gosto muito de fazer esses passeios 83 996541838