Boucle Maroc 2017 By Land Lousã

6 days 17 hours 20 minutes
June 25, 2017
April 2017

near Lbarka, Tanger-Tetouan-Al Hoceima (Morocco)

Olá.
Um percurso com saída e chegada a Tânger-Med, mas do qual só gravamos o percurso até Essaouira. Seja e há uns tempos para cá estamos a optar para gravar só as partes em pista o deixamos de gravar o regresso. depois de entrarmos em AE.
Depois de deixar a N9 perto de Agouim, seguimos até Tammast onde um pouco depois entramos em pista. Uma pista pouco utilizada mas de uma beleza enorme. Os trilhos rem pouco visíveis e encontramos boas zonas de pasto e muitos azibós e muitos rebanhos de gado.
Depois chegamos a Amassine e seguimos pela velha pista até Askoun. Esta pista tem a particularidade de no início ser rápida e bela, com pelo menos 3 travessias de oueds mais complicadas. É uma pista de alta montanha, anda-se sempre acima dos 2000 mts e algumas vezes quase nos 2900 mts.
Depois de cruzar o 3º oued mais profundo entra-se num troço trialeiro no leito do oued em que é preciso escolher o melhor local de passagem. De ano para ano este troço está cada vez pior, pois deixou de ter conservação, com a construção de uma nova estrada. Antes de Askoun, na zona da mina também é necessário encontrar o melhor trilho.
De Taliouni até as Escarpas de Aguinane, local impressionante que tem umas soberbas vistas sobre o Oásis de Aguinane, o percurso é rápido intercalado com alguns troços em escarpa e mais lentos. Aconselhamos uma paragem em casa do artesão, ponto assinalado no percurso.
Depois de Tata a pista é dura e longa até Icht. muita pedra, pó e muitas "cangochas", seja saltos nas valas.
A pista de Icht até Assa, onde deve reabastecer é também muito dura, com muita pedra e cangochas, com travessia de oueds secos largos e com muita pedra.
A pista de acesso a M'Sied é rápida, muito rápida com a parte final mais lenta e com uma entrada em M'Sied sobreba entre os dois "vulcões".
De Tafinidilt seguimos para a Praia Branca, pela pista mais dura, é cansativa e com muita pedra em algumas zonas. Em Forte Aurora, contornamos a zona e entramos pelo lado da duna em direcção ao Oued Aoreora e depois suimos os cerca de 28 kms até à saída indicada no percurso, junto à zona de calhau rolado.
Deve ter em atenção as marés e a hora marroquina, pois há desfasamentos consoante o site onde se procuram as marés.
No final deste troço da Plage Blanche, há uma zona onde se pode comprar peixe fresco e fazer junto aos pescadores um grelhada.
Em Aglou Plage entramos em pistas de areia e por motivo de falta de tempo saímos em Sidi Boulfdail e não em Tif Nit conforme o previsto.
Todo este percurso teve de ser reajustado aos três dias que ficamos em Algeciras a aguardar por ferrie. pois o mau tempo cancelou todas as travessias, pelo que as etapas todas tiveram maior extensão e algumas vezes tivemos percursos nocturnos, coisa que não é norma no nosso Clube.
Conselhos e boas Praticas TT:
Levar sempre uma reserva de água, comida e combustível para acautelar algum imprevisto que possa surgir.
As pistas devem ser feitas sempre com o mínimo de duas viaturas 4x4, não saindo dos caminhos ou estradas e respeitando as hortas ou plantações, bem como a propriedade privada.
Alerta - A partilha deste percurso deve obedecer a altura do ano e ao tipo de viatura. Esta partilha, não responsabiliza quem o publicou, por qualquer dano ou acidente que possa ou venha a ocorrer por quem o realizar.
Cada um, deve ponderar a sua utilização, avaliando os riscos e a sua capacidade para o puder realizar.