Bolívia #16 - Salar Uyuni - Dia 1 - Marcelo

Photo ofBolívia #16 - Salar Uyuni - Dia 1 - Marcelo Photo ofBolívia #16 - Salar Uyuni - Dia 1 - Marcelo Photo ofBolívia #16 - Salar Uyuni - Dia 1 - Marcelo

September 24, 2023
March 2023

near Uyuni, Potosí (Bolivia)

Ao acordar na cidade Uyuni, já parti pra rua para procurar agências que fizessem o passeio do Salar de Uyuni em 3 dias e que acabasse no Deserto do Atacama (no Chile). Fui andando até a avenida principal da cidade.
Ali na praça é onde se encontram maioria das agências de turismo. Depois de fechar o meu passeio com a agência Sol Andino, fui comprar água e aguardar o começo do tour.
Acabou que no carro ficou eu, Matt , e Jack e sua esposa (além do guia e o motorista). Nossa primeira parada foi no cemitério de trens.
Ali fala um pouco da história da Bolívia, de como ela transportava toda a riqueza que saia de Potosí e mandava para Europa: usavam os trens que iam até Antofagasta. Com o tempo os trens foram encarecendo a sua manutenção e, por outros motivos, o negócio começou a ser não tão lucrativo. Acabou que as locomotivas foram abandonas e hoje é um grande museu a céu aberto.
Saindo dali, fomos pra uma outra espécie de museu, mas desta vez um museu de sal. Ali eles mostram todo o processo de fabricação do sal que consumimos em nossas casa, o sal iodado. Depois de aprender um pouco sobre o sal, almoçamos por ali mesmo.
Já de barrigão cheio, era hora de ir pro maior de deserto de sal do mundo: o Salar de Uyuni!
Emoção grande ao chegar naquele lugar em que eu sonhava conhecer há anos! Um tremendo desertão branco. Assim que pisamos naquele sal, a primeira parada foi no monumento do Rally Dakar e a praça das bandeiras.
Depois de algumas fotos no monumento do Rally Dakar (que passava ali na Bolívia mas que hoje, infelizmente, não mais) fui até a praça das bandeiras achar a bandeira do Brasil. Aproveitei que estava ali e fui também no restaurante de Sal.
Depois um tempinho, voltamos para o carro e enfrentar a imensidão branca de sal. Paramos no meio do nada para fazer umas fotos e vídeos bem divertidos, em perspectiva. Foi bem legal.
Voltamos para o carro e desta vez fomos até a "ilha de cactus", a Isla Incahuasi. Nela, há diversos cactus que demoram anos e anos para crescer. Há uma pequena que se chega no topo da ilha. No topo, tem uma mesa de sacrifício da pra ter uma vista em 360 graus de toda imensidão do deserto.
Comecei a descer a trilha para voltar para o carro. Chegando na recepção o guia falou pra gente ficar um tempo ali, esperando o sol abaixar e assim ir tirar fotos no pôr do sol com espelhos d'água. Enquanto aguardávamos o tempo passar, tomei uma cerveja local chamada Uyuni. Não estava muito gelada, mas eu não poderia exigir muita coisa pra quem está consumindo uma cerveja no meio do deserto né?
Assim que o sol começou a descer, voltamos para o carro e tomamos vinho vendo o pôr do sol. Foi bem legal.
Dali, fomos caçar um local para tirar fotos espelhadas, mas começou a ventar muito e não ficou muito bom. Então, voltamos para a estrada até chegar no nosso local de pernoite. Agora era só descansar para o segundo dia no deserto do Salar de Uyuni.

O projeto:
Fica registrado aqui o meu mochilão onde o propósito era conhecer algumas cidades da Bolívia e finalizar no Chile. A ideia seria sair de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, cruzar a fronteira da Bolívia, chegando em Puerto Quijarro. Já dentro da Bolívia, a ideia era seguir para Santa Cruz de la Sierra, Cochabamba, Torotoro, La Paz, Isla del Sol, Sucre, Potosí e, para finalizar, mas não menos importante, descer até a cidade de Uyuni para cruzar o maior deserto de sal do mundo: o deserto de Uyuni. Atravessando este, a viagem terminaria no deserto do Atacama em San Pedro de Atacama, já no Chile. Como o projeto desta viagem surgiu do sonho de conhecer os desertos do Uyuni e do Atacama, chamei este projeto de "Los Desiertos".

20/02/2023 - Corumbá (MS/BRA) e Puerto Quijaro (BOL)
21/02/2023 - Santa Cruz de la Sierra
06/03/2023 - Deslocamento de Potosí x Uyuni
07/03/2023 - Salar de Uyuni - Dia 1
08/03/2023 - Salar de Uyuni - Dia 2
09/03/2023 - Salar de Uyuni - Dia 3 - Chegada no Deserto do Atacama (CHL) e um Passeio por San Pedro do Atacama
10/03/2023 - Deserto do Atacama - Valle de la Luna

parquinho de uyuni

07/mar/2023 09:47:18

07/mar/2023 09:51:14

Photo ofmais monumento e vista para a pracinha com várias lojinhas Photo ofmais monumento e vista para a pracinha com várias lojinhas

mais monumento e vista para a pracinha com várias lojinhas

07/mar/2023 09:54:36

07/mar/2023 09:59:33

PictographMonument Altitude 12,001 ft

Polícia turística e um pequeno monumento ao rally dakar

07/mar/2023 10:01:10

PictographPayment required Altitude 12,007 ft

as agencias conversam entre si. Há uma grande chance de você ser encaixado no carro de uma outra agência. Eu reservei com a agencia "sol andino" mas no carro dizia ser agencia (ver depois). E foi ótimo. Apenas fique atento ao que está incluso no pacote que você comprou.

local onde saquei dinheiro com o cartão da wise para poder pagar o passeio e o ingresso em alguns lugares.

PictographProvisioning Altitude 11,958 ft

07/mar/2023 10:37:50 - recomendo que compre por ali um garrafão de água de uns 5 litros.

PictographTrain stop Altitude 11,968 ft

07/mar/2023 12:06:39

07/mar/2023 12:31:36

07/mar/2023 12:38:41

PictographProvisioning Altitude 11,984 ft

07/mar/2023 13:25:02 - local de almoço museu com informações sobre o cultivo do sal e feira de artesanatos

PictographMonument Altitude 11,978 ft
Photo ofisla das bandeiras e monumento do rally dakar um pouco mais atrás Photo ofisla das bandeiras e monumento do rally dakar um pouco mais atrás Photo ofisla das bandeiras e monumento do rally dakar um pouco mais atrás

isla das bandeiras e monumento do rally dakar um pouco mais atrás

07/mar/2023 15:11:20 - algumas agencias fazem o almoço aqui mas é bem cheio. é um local de pernoite também para alguns passeios. tem uma pequena lojinha de artesanatos também.

Local para fazer fotos divertidas

07/mar/2023 15:59:34

07/mar/2023 20:34:47

• Photo of alerrandro
    alerrandro Jan 1, 2024

Caro Marcelo, meu nome é Alerrandro e moro em Corumbá. Pretendo visitar a Bolívia em Jan/Fev e gostaria de tomar nota dos detalhes de sua viagem a este país vizinho. Como posso acessar seu relato?

Deve ter sido uma experiência e tanto!!

• Photo of mar_celoferreira
    mar_celoferreira Jan 1, 2024

Oi alerrandro. Ainda não recebi escrevi no blog. Apenas fazendo os vídeos que fiz dessa viagem no YouTube. Estou publicando lá primeiro. De uma olhada.