Activity

Aos Dois Cumes da Lousã Percurso 4x4

Download

Trail photos

Photo ofAos Dois Cumes da Lousã Percurso 4x4 Photo ofAos Dois Cumes da Lousã Percurso 4x4 Photo ofAos Dois Cumes da Lousã Percurso 4x4

Author

Trail stats

Distance
65.39 mi
Elevation gain
10,942 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
10,942 ft
Max elevation
3,897 ft
TrailRank 
49 4.7
Min elevation
164 ft
Trail type
Loop
Time
3 hours 54 minutes
Coordinates
5359
Uploaded
October 10, 2015
Recorded
October 2015
  • Rating

  •   4.7 4 Reviews

near Carvalhais de Baixo, Coimbra (Portugal)

Viewed 3813 times, downloaded 214 times

Trail photos

Photo ofAos Dois Cumes da Lousã Percurso 4x4 Photo ofAos Dois Cumes da Lousã Percurso 4x4 Photo ofAos Dois Cumes da Lousã Percurso 4x4

Itinerary description

Passeio offroad / TT com o objectivo de, a partir de Coimbra, subir aos dois pontos mais altos da Serra da Lousã.

(Percurso > 95 % offroad/caminhos não asfaltados, com um ponto ou outro que se poderá tornar mais complicado, mas no geral tudo muito acessível. Percurso igual a este: 2 Cumes - Serra da Lousã , mas sem as partes onde os jipes não passam. Percurso não aconselhável para ser feito a solo, pelo menos 2 4x4)

Saindo da zona de Assafarge/Carvalhais, a ida faz-se pelos arrabaldes de Almalaguês e Moinhos até ao Padrão, onde se inicia o ataque à Serra.

Segue-se então a subida ao Alto do Trevim, o ponto mais alto da Serra da Lousã (1 204 metros de altura) em que no pico do inverno não é inédito encontrar neve .

Contornando a montanha por Este e seguindo para Sul, o percurso trilha na direcção do 2.º Cume mais alto da Serra da Lousã, onde se localiza o Aeródromo do Coentral, a 1101 metros de altitude.

O Aeródromo não tem utilização regular e não está vedado, sendo por isso possível visitar e percorrer a s/ pista.
A vista é soberba, dando para perceber a imponência do Pico do Trevim a partir de Sul.

Este segundo cume, denominado Cabeço do Pereiro, encerra ainda outro ponto de interesse: A Capela de Santo António da Neve.

Esta capela, erigida em honra de Santo António, denomina-se "da Neve" porque junto a ela se situam 3 ou 4 poços de neve - os neveiros - para onde no séc. XVIII era recolhida a neve que ia caíndo no inverno.

Chegado o Verão, a neve que se conservava nos neveiros era transportada para Lisboa (pelo Zêzere, em grandes blocos), onde o neveiro-mor do reino a utilizava como matéria prima para a confecção de gelados, tendo por consumidoras finais a corte e família real portuguesas (que trabalheira).

O percurso continua então para Coentral Grande, aldeia surpreendentemente bonita e inóspita, pendurada na Encosta de Castanheira de Pera.

Com tempo, vale a pena parar no Coentral e subir a pé a ribeira de Quelhas, seguindo as placas que sinalizam o percurso desde o centro da aldeia. A ribeira de Quelhas forma uma sequência de cascatas e poços onde dá para dar umas braçadas e/ou fazer um piquenique.

Saindo do Coentral Grande e passando pela aldeia vizinha de Coentral do Fojo, o Track sobe novamente para o topo da Serra da Lousã, através de uma mancha de floresta densa que é o sítio mais provável de todo o percurso para se encontrar veados em estado selvagem.
Cruzando depois as ruínas do antigo entreposto comercial da "Catraia da Ti Joaquina" (vale a pena procurar mais informação sobre este ponto) regressa-se à linha de alturas, percorrendo o estradão do Parque Eólico até chegar a Vila Nova.

Daí o percurso desce à Vila de Miranda do Corvo por um trilho que, mesmo não sendo nada de difícil, tem das passagens mais técnicas de todo o percurso.

Ao tomar o percurso na direcção de Lamas, pelas traseiras do Parque Biológico da Quinta da Paiva/Serra da Lousã, é possível ver lobos, raposas e linces através da vedação, dando para ter uma ideia do que o Parque tem para oferecer.

Daí a Coimbra o percurso faz-se pelos trilhos da zona da Gateira/Alcouce/Monte de Bera/Loureiro/Assafarge.


Circule com cautela, não danifique os caminhos e tome em atenção outros utilizadores dos trilhos.
Modere a velocidade na proximidade das povoações.
Respeite a natureza e a propriedade privada.

Bons passeios

Comments  (7)

  • Photo of Goncalo Vicente
    Goncalo Vicente Jun 3, 2016

    I have followed this trail  View more

    Vale a pena, é um trilho muito interessante, feito em tempo de chuvas acrescenta muita água e lama o que o torna ainda mais melhor.

  • Photo of Jantunes
    Jantunes Jun 3, 2016

    Ainda bem que foi do s/ agrado
    Bons passeios

  • João Miranda Oct 25, 2016

    Boa noite!
    No fds de 3/4 de Dezembro, e eu mais 6 UMM vamos passar um fds á zona da Lousã, e gostávamos de fazer uns tracks por lá!
    Esta será uma boa opção?
    Obrigado!

  • Photo of Jantunes
    Jantunes Oct 26, 2016

    Boa noite João,

    Este percurso é uma proposta válida para quem esteja em Coimbra e queira ir até ao topo da Serra da Lousã, para depois regressar por um caminho diferente do de ida. Seguindo sempre por montes e caminhos de terra, claro está.

    É um percurso que considero bonito e variado em termos de paisagens e tipo de caminhos, e que poderá ter um algum desafio técnico - dependendo da preparação do jipe, da experiência do condutor e do estado do tempo - mas não tem nenhuma trialeira radical.

    No entanto, se ficarem alojados na Lousã talvez hajam outros tracks - com início e fim nessa Vila - que mostrem mais e melhor desta Serra, que é enorme.
    Esta por exemplo é uma boa proposta: http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=11327106

    Espero ter ajudado

    Bons passeios!

  • Photo of ruimargalho
    ruimargalho Feb 26, 2019

    I have followed this trail  verified  View more

    Track muito bom, recomendo.

  • Photo of Pedro Hermeiro
    Pedro Hermeiro Aug 28, 2022

    I have followed this trail  verified  View more

    Fiz o percurso de mota, muito agradável e belas paisagens.

  • Photo of njmiguel
    njmiguel Nov 3, 2023

    I have followed this trail  View more

    Fiz com chuva, requer algum cuidado em duas descidas.

You can or this trail