Aldeias de Xisto na grandiosa Serra da Lousã!

Photo ofAldeias de Xisto na grandiosa Serra da Lousã! Photo ofAldeias de Xisto na grandiosa Serra da Lousã! Photo ofAldeias de Xisto na grandiosa Serra da Lousã!

May 5, 2021

near Montoiro, Coimbra (Portugal)

Aldeias de Xisto na grandiosa Serra da Lousã!

Descrição:
O desafio era aproveitar ao máximo um dia completo para visitar os ex-libris da Serra da Lousã e as suas Aldeias de Xisto.

Com partida logo pela manhã desde Miranda do Corvo, iniciámos a visita pela aldeia de Gondramaz, onde de forma apeada fomos descobrindo os seus recantos. Se tiver curiosidade, a pé pode chegar à cascata do Penedo dos Corvos.

A viagem deixa o alcatrão e por caminhos florestais conduzimos em direção ao vértice de 3 conhecidas aldeias. As grandes letras em 3D a dizer “isto é lousã” dão um belo vislumbre do que se segue, e dão praticamente as boas vidas a aldeia de Chiqueiro.

Daqui, a descida para a aldeia de Casal Novo requer alguma atenção! Iremos apanhar uma descida com pedra e com alguma dificuldade. Faça uma análise e desça se estiver confortável. Caso contrário, pode utilizar a estrada de alcatrão como alternativa (desvio pequeno). O objectivo será o mesmo, chegar à aldeia de Casal Novo.

Aqui voltámos a estacionar e optámos por fazer o percurso pedestre circular PR2 LSA, com 6,5KM, no sentido dos ponteiros do relógio.

A paisagem vale a pena, tem sombra suficiente e permite visitar o Castelo da Lousã e toda a zona de Burgo como o Santuário, as quedas de Água e o Baloiço. Saídos de Burgos, e ainda a pé, continuámos o PR2 em direção à conhecida aldeia de Talasnal. Aproveitem para almoçar por lá, num dos vários restaurantes disponíveis, valerá a pena!

De estômago mais preenchido, percorremos o restante trilho PR2 até voltar aos carros, e daí partiremos para a segunda parte do nosso dia!

Por entre trilhos iremos passar pelo Terreiro da Bruxa e descer até ao centro de Lousã com ideias de voltar a subir a serra mas pelos trilhos utilizados no Rally de Portugal. Serão traçados rápidos mas interessantes que irão levar-nos à abandonada aldeia de Silveira de Baixo.

Chegados cá acima, pelo Cabeço de Ortiga, já sabemos o que nos resta!
Passar pelo emblemático Alto de Trevim, visitar os Neveiros que outrora armazenavam a neve que havia de chegar a Lisboa, e porque não também uma voltinha na pista do Aeródromo?

O dia deve estar quase feito, mas nada melhor que começar a rumar a sul pelos caminhos das Eólicas, e parar no Baloiço do Alto de Trevim para uma ultima vista, com aldeia de Candal abaixo.
Bons Trilhos!

Aldeias visitadas:
- Gondramaz
- Chiqueiro
- Casal Novo
- Talasnal
- Silveira de Baixo (abandonada)

Trilho Pedestre utilizado durante a manhã:

Notas:
! Respeite os terrenos e não saia dos trilhos !
! Não circule em terrenos onde a circulação esteja explicitamente proibida !
! Respeite a Natureza e os Animais !

Tipo de Piso:
30%alcatrão
70%offroad

Dificuldade:
! KM18.5 a 19 – Trilho de descida em pedra, alguns desníveis a considerar.

Cascata Penedo dos Corvos

Letras 3D 'Isto é Lousã'

AX - Chiqueiro

PictographRisk Altitude 2,155 ft

Atenção! Descida em pedra, alguns desniveis.

AX - Casal Novo

Parque do Avelal

• Photo of Fernando.M.M.
    Fernando.M.M. Oct 30, 2022

Muito bom Parabéns, juntei com outra e foi 5 estrelas , bem haja pela partilha.

• Photo of Luz2018
    Luz2018 Jan 21, 2023

Excelente track!!

• Photo of rjpmendes
    rjpmendes Apr 6, 2023

Obrigado pelo vosso feedback, espero que tenham desfrutado.

Para aqueles que ainda vão, e têm gosto por caminhar, a experiência é mesmo mais enriquecedora se fizerem o PR2-LSA, pois além das aldeias de xisto listadas, complementam a visita com as passagens pelo Castelo e Burgos, e ainda uma visita à emblemática aldeia de Talasnal.

• Photo of joao.ms
    joao.ms Sep 20, 2023

Faz-se bem sozinho ou é demasiado arriscado? Alguma recomendação de sítio para pernoitar em tenda de tejadilho?

• Photo of rjpmendes
    rjpmendes Sep 20, 2023

Viva João, o percurso é acessível e faz-se bem sozinho. Grande parte são estradões. Se leu a descrição, verá que apenas menciono a descida para a aldeia de Casal Novo, que são uns 500m e que pode evitar se assim o desejar.
    Para pernoitar, não tenho nenhuma recomendação, mas existe ao longo do percurso vários acessos para zonas mais isoladas.