Pico Araçatuba e Lapinha, Parque Araçá, Tijucas do Sul/PR

Photo ofPico Araçatuba e Lapinha, Parque Araçá, Tijucas do Sul/PR Photo ofPico Araçatuba e Lapinha, Parque Araçá, Tijucas do Sul/PR Photo ofPico Araçatuba e Lapinha, Parque Araçá, Tijucas do Sul/PR

1941
February 5, 2022
February 2022

near Sítio José Pedro Borges, Paraná (Brazil)

Circuito Pico Araçatuba, subindo pela trilha principal e descendo pela Lapinha, em 05/02/2022.

DADOS DO WIKILOC:
10,75 km de distância horizontal
795 m de desnível positivo e negativo

LOCALIZAÇÃO:
O acesso à montanha se dá pela propriedade particular de nome Parque Araçá, localizada na Estrada Alvino Chicóvis, Serra do Araçatuba, Tijucas do Sul, PR, e possui estacionamento, lavabos, pastel frito na hora, local para camping, etc.

Para chegar no Receptivo da propriedade, a partir da Rodovia BR-376 Sul, Tijucas do Sul, PR, entrei no acesso à localidade Matulão e percorri um trecho de 15 min pela Estrada Alvino Chicóvis. Embora sem pavimentação e sinalização, a estrada estava em boas condições de uso, mesmo para carros baixos, como o meu Volkswagen Up.

Para navegar até lá basta Inserir o texto "Parque Araçá" no Google Maps.

Antes de ir, verifique a disponibilidade e horários de entrada e saída.

CONTATO PARA INFORMAÇÕES E AGENDAMENTOS:
Proprietário Hamilton
Telefone/wattsapp: +55 41 99202-3334

INFORMAÇÕES DA TRILHA:
Em geral a trilha estava bem marcada e sinalizada.

O trecho do Receptivo até o Cume do Araçatuba é o mais exigente fisicamente, saindo de 900 m de altitude e chegando a 1673 m. Neste trecho registrei 2 pontos de água de fácil acesso. O primeiro no km 0,9 da minha tracklog e o segundo no km 2,8. O cume está no km 3,6. Do Receptivo ao Cume foi 1h42min.

O trecho do Cume até a formação rochosa Lapinha é uma descida leve e bastante prazerosa, com belas paisagens e possui alguns pontos de água, com destaque para o ponto do km 5,9. A Lapinha está no km 6,9.

Depois da Lapinha destaco o km 8,3 que é um riacho e o km 8,9 que é a parte superior de uma queda d' água, onde é possível tomar banho no riacho e contemplar as belezas naturais desde local lindíssimo.

Depois deste ponto a descida fica um pouco mais íngreme. Neste trecho destaco o km 10,1 que é a bifurcação para a piscina natural e parte inferior de uma queda d' água no km 10,4.

O km 10,75 é o ponto final da minha tracklog, no Receptivo.

ATENÇÃO:
Embora a trilha esteja bem marcada e sinalizada, existem diversas bifurcações no caminho, não sendo aconselhável fazer essa atividade sem acompanhamento de um guia ou trilheiro experiente e conhecedor da região.

Evite qualquer interferência na natureza. Esta é uma área de preservação permanente.

Evite fogueira (isso é crime ambiental). Use fogareiro que é muito mais prático, seguro e permitido.

Evite som alto. Curta e deixe os demais curtirem a paz e os sons da natureza.

Evite deixar na natureza qualquer coisa que você levou.

Para as fezes e papel higiênico use shit tube ou enterre em local apropriado, longe de acampamentos, trilhas e cursos de água.

Se presenciar crime (seja ambiental ou qualquer outro) ou em casos de emergência (como acidente grave ou alguém se perdeu na região), ligue para a Polícia Militar pelo telefone 190.

ÓTIMA AVENTURA!

Rio

Interseção

• rsant Feb 7, 2022

Informações muito importantes, obrigada.

Informações bem legais, obrigada.

• Photo of Luciano Fischer
    Luciano Fischer Mar 7, 2022

Começamos a trilha 11:30, retornamos 19:00, já com a noite caindo... Foi bem cansativo devido ao calor, mas o lugar é lindo e valeu cada passo

• Photo of Raquel Menezes Araujo Pereira
    Raquel Menezes Araujo Pereira Aug 7, 2022

Fomos em 06/08, foi nossa primeira trilha, estávamos em um grupo de 9 pessoa. Demoramos 2:47 para subir, com neblina e garoa, graças a Deus tinha um cãozinho guia que nos acompanhou durante todo o percurso, o retorno levou 2:52 e foi bem mais tranquilo que subida, pois o terreno era plaino e tinha bem mais flechas indicando o caminho. No total percorremos exatos 10,7Km, o que nos exigiu bastante fisicamente, pq nunca tivemos uma experiência de trilha antes na vida. A sensação de chegar ao cume é única, mesmo não dando pra enxergar nada, tivemos a sensação de paz interior e desafio vencido.

• Photo of trilhandoeacampando

trilhandoeacampando Apr 2, 2023

Vlw Wagner

• Adriano_Machado May 4, 2023

Fiz a trilha após um dia de chuva, isso acabou dificultando um pouco a subida, porém o trajeto não possui obstáculos e é exuberante.