Rota da arte - Itajubá - Mantiqueira Sul de MG

Photo ofRota da arte - Itajubá - Mantiqueira Sul de MG Photo ofRota da arte - Itajubá - Mantiqueira Sul de MG Photo ofRota da arte - Itajubá - Mantiqueira Sul de MG

51 minutes
one hour one minute
January 26, 2024
January 2024

near Itajubá, Minas Gerais (Brazil)

Azulejaria, arte sacra e monumentos históricos de Itajubá - MG.

Um trajeto que passa pelas obras de arte públicas, igrejas e monumentos históricos criados ou restaurados por mãe e filha, artistas Itajubenses Cleuza Gonçalves e Tatiana Sallum.
Enriquecendo a experiência dos peregrinos.

Conheça também:

Caminho da Agonia - obras de arte do santuário da Agonia
Rota das Capelas - Obras de arte Capela do Rosário, Capela da Glória, Capela de N. Sra das Graças e Capela de Santo Expedito.
Rota mãe navegante - Obras de arte nos pontos de parada dos peregrinos: Monumento da Fé, fonte de Nossa Sra, parada dos 3 anjos.

Circuito turístico Caminhos da Mantiqueira

PictographReligious site Altitude 2,930 ft
Photo ofObras de arte em Azulejos - Santuário de N. Sra. da Agonia Photo ofObras de arte em Azulejos - Santuário de N. Sra. da Agonia Photo ofObras de arte em Azulejos - Santuário de N. Sra. da Agonia

Obras de arte em Azulejos - Santuário de N. Sra. da Agonia

Obras de arte em azulejos pintados à mão por Cleuza Gonçalves no ano de 2013. Saiba mais no Instagram @cleuzagon e @tatianasallumfeitoamao

PictographReligious site Altitude 2,920 ft
Photo ofObra Via sacra - Igreja Nossa Sra. das Graças  Obra de arte composta por 14 telas. Via sacra pintada por Cleuza Gonçalves. Photo ofObra Via sacra - Igreja Nossa Sra. das Graças  Obra de arte composta por 14 telas. Via sacra pintada por Cleuza Gonçalves. Photo ofObra Via sacra - Igreja Nossa Sra. das Graças  Obra de arte composta por 14 telas. Via sacra pintada por Cleuza Gonçalves.

Obra Via sacra - Igreja Nossa Sra. das Graças Obra de arte composta por 14 telas. Via sacra pintada por Cleuza Gonçalves.

Via sacra pintada a mão em óleo sobre tela, em uma composição de 14 telas que foram doadas a igreja pela artista Cleuza Gonçalves. Cleuza nasceu e cresceu no bairro do Cruzeiro e viu o seu pai construir a igreja. O pai de Cleuza também fez os bancos de madeira e doou para a igreja há mais de 60 anos atrás. Até hoje os bancos estão em uso.

PictographMonument Altitude 2,972 ft
Photo ofRestauração - Mulher de bronze - Patrimônio tombado Photo ofRestauração - Mulher de bronze - Patrimônio tombado Photo ofRestauração - Mulher de bronze - Patrimônio tombado

Restauração - Mulher de bronze - Patrimônio tombado

A mulher de bronze é um patrimônio tombado pelo município e foi restaurada, após mais de 100 anos no cemitério, pela restauradora e mestra artesã Tatiana Sallum. Saiba mais no Instagram @tatianasallumfeitoamao

Ateliê @cleuzagon

Ateliê das artistas Cleuza Gonçalves e Tatiana Sallum, onde mãe e filha fazem as restaurações e criam as obras de arte. Maiores informações no instagram @cleuzagon e @tatianasallumfeitoamao

PictographMonument Altitude 2,805 ft
Photo ofObra de arte em azulejos - homenagem aos profissionais da saúde no Hospital de Clínicas de Itajubá Photo ofObra de arte em azulejos - homenagem aos profissionais da saúde no Hospital de Clínicas de Itajubá Photo ofObra de arte em azulejos - homenagem aos profissionais da saúde no Hospital de Clínicas de Itajubá

Obra de arte em homenagem aos profissionais da saúde que lutaram na pandemia COVID 19 e obra de arte da ala da oncologia. Ambas em azulejos pintados à mão por Cleuza Gonçalves e criadas pela sua filha Tatiana Sallum.

PictographReligious site Altitude 2,762 ft

Obra de arte Igreja de Nossa Sra do Rosário

Obra de arte pintada por Cleuza Gonçalves no presbítero da igreja N. Sra do Rosário

PictographMonument Altitude 2,772 ft
Photo ofRestauração Padroeira Nossa Sra da Soledade - 1997 e 2023 Photo ofRestauração Padroeira Nossa Sra da Soledade - 1997 e 2023 Photo ofRestauração Padroeira Nossa Sra da Soledade - 1997 e 2023

Restauração Padroeira Nossa Sra da Soledade - 1997 e 2023

Nossa Sra da Soledade, padroeira de Itajubá, patrimônio protegido do município, restaurada por Cleuza Gonçalves no ano de 1997 e no ano de 2023.

PictographReligious site Altitude 2,808 ft
Photo ofObra de arte - Matriz de Santo Antônio Photo ofObra de arte - Matriz de Santo Antônio Photo ofObra de arte - Matriz de Santo Antônio

Obra de arte - Matriz de Santo Antônio

Obra de arte no presbítero da matriz de Santo Antônio, feita por Cleuza Gonçalves no ano de 2014.

PictographReligious site Altitude 2,795 ft
Photo ofObra de arte - Igreja nossa Sra. das Graças comunidade Avenida Photo ofObra de arte - Igreja nossa Sra. das Graças comunidade Avenida Photo ofObra de arte - Igreja nossa Sra. das Graças comunidade Avenida

Obra de arte - Igreja nossa Sra. das Graças comunidade Avenida

Obra de arte criada por Tatiana Sallum e pintada por Tatiana sallum e Cleuza Gonçalves no ano de 2023

PictographReligious site Altitude 2,785 ft
Photo ofObras de arte - Igreja de Nossa Sra Aparecida - Vila Vicentina Photo ofObras de arte - Igreja de Nossa Sra Aparecida - Vila Vicentina Photo ofObras de arte - Igreja de Nossa Sra Aparecida - Vila Vicentina

Obras de arte - Igreja de Nossa Sra Aparecida - Vila Vicentina

Obra de arte no presbítero e via sacra com 14 telas. Pintadas a mão por Cleuza Gonçalves no anti de 2011.

PictographReligious site Altitude 2,815 ft
Photo ofRestauração e obras de arte autorais - Matriz de Nossa Sra da Soledade Itajubá Photo ofRestauração e obras de arte autorais - Matriz de Nossa Sra da Soledade Itajubá Photo ofRestauração e obras de arte autorais - Matriz de Nossa Sra da Soledade Itajubá

Restauração e obras de arte autorais - Matriz de Nossa Sra da Soledade Itajubá

Restauração e obras de arte autorais 1997 a 2000 O patrimônio foi tomado em 2000, ao final da obra. Restauração 2023 - Cleuza e sua filha Tatiana Sallum

PictographMonument Altitude 2,808 ft
Photo ofRestauração - Busto do Padre Lourenço da Costa Moreira Photo ofRestauração - Busto do Padre Lourenço da Costa Moreira Photo ofRestauração - Busto do Padre Lourenço da Costa Moreira

Restauração - Busto do Padre Lourenço da Costa Moreira

Restauração do busto do padre Lourenço da Costa Moreira fundador a cidade de Itajubá. Ano de 2022. Patrimônio protegido pelo município.

PictographReligious site Altitude 2,923 ft
Photo ofSantuário de Nossa Sra da Agonia - painéis em azulejos pintados por Cleuza Gonçalves Photo ofSantuário de Nossa Sra da Agonia - painéis em azulejos pintados por Cleuza Gonçalves Photo ofSantuário de Nossa Sra da Agonia - painéis em azulejos pintados por Cleuza Gonçalves