Pedra de Santa Rita ou Pedra do Rio Manso

Photo ofPedra de Santa Rita ou Pedra do Rio Manso Photo ofPedra de Santa Rita ou Pedra do Rio Manso Photo ofPedra de Santa Rita ou Pedra do Rio Manso

November 1, 2020
November 2020

•   3.7 1 review

near Lourenço Velho, Minas Gerais (Brazil)

Pedra de Santa Rita ou Pedra do Rio Manso

Bikes

Face Norte

Joe le Broussard Nov 6, 2020

Parabéns, Marcelo, pela divulgação de mais essa trilha pouco conhecida! Agora, duas perguntas: o carro de passeio consegue chegar até onde? e como é a liberdade de acesso, pois a trilha parece adentrar uma roça com construções? Tem porteiras fechadas ou cachorros?

Saudações da Montanha!

• Photo of Marcelo Vieira
    Marcelo Vieira Nov 6, 2020

Obrigado, Joe!
    A Pedra de Santa Rita é o ponto mais alto de Itajubá. Eu e Adriana deixamos o carro na estrada que liga Itajubá a Maria da Fé, na bifurcação da estrada que leva ao bairro do Rio Manso. De lá fomos de bike até onde foi possível, e depois seguimos a pé até o cume. Bem, se eu fosse só de carro de passeio, o deixaria no km 9, na posição da primeira foto, a igrejinha de Rio Manso. Acredito que de carro de passeio seja possível seguir por mais 1 km, e de 4x4 por mais 2,5. Há 5 porteiras, as duas últimas estão trancadas (acredito que para limitar o acesso pelo momento atual). Não foi necessário pular, passamos por baixo. Procurei algum morador ou caseiro ou cuidador do gado, mas não encontrei ninguém. Há alguns currais, cavalos e vários bois e vacas pelo caminho. A única casa que encontramos estava fechada. Do cume é possível ver de frente a serra da Pedra Branca, em Conceição das Pedras, que atravessamos há uns dois anos.

Grande abraço!

Joe le Broussard Nov 9, 2020

Muito obrigado, Marcelo! Como sempre, ótimas dicas!

Joe le Broussard Dec 1, 2020

Boa opção perto de Itajubá.

Joe le Broussard Dec 1, 2020

Só mais um comentário que pode ser útil. O carro avança pelo menos 1 km e ganha uns 100 m de desnível em relação à Igreja até um ponto onde tem um portão. A partir dali ainda seria possível subir mais um pouco, mas existe porteira de ferro trancada a cadeado. Assim como o Autor, não encontrei ninguém para pedir permissão, mas dois portões estavam fechados com cadeado e colocaram uma cerca de arame farpado bem em cima da trilha na parte de mata, que deve ser superada por baixo. Boa parte da trilha é por caminhos de fazenda com muita insolação. Água nenhuma é confiável pela presença de gado. Com o tracklog sem dificuldade alguma para seguir a trilha, sendo que a parte mais bonita é dentro da matinha, tendo apenas um subidão puxado no final. Existiam fitas marcando e a crista final acompanha um bom tempo uma cerca. O cume é um "chapadão" onde existem vários mirantes. Percebi na chegada ao cume uma trilha com marcações que descia sem fim e que deve ser uma travessia para outro pasto de outra fazenda.