Activity

Canyoning Vargem do Braço - Santo Amaro da Imperatriz - SC - BR

Download

Trail photos

Photo ofCanyoning Vargem do Braço - Santo Amaro da Imperatriz - SC - BR Photo ofCanyoning Vargem do Braço - Santo Amaro da Imperatriz - SC - BR Photo ofCanyoning Vargem do Braço - Santo Amaro da Imperatriz - SC - BR

Author

Trail stats

Distance
7.3 mi
Elevation gain
768 ft
Technical difficulty
Very difficult
Elevation loss
768 ft
Max elevation
1,091 ft
TrailRank 
49
Min elevation
806 ft
Trail type
Loop
Time
6 hours one minute
Coordinates
3910
Uploaded
March 3, 2024
Recorded
March 2024
Share

near Vargem do Braço, Santa Catarina (Brazil)

Viewed 70 times, downloaded 2 times

Trail photos

Photo ofCanyoning Vargem do Braço - Santo Amaro da Imperatriz - SC - BR Photo ofCanyoning Vargem do Braço - Santo Amaro da Imperatriz - SC - BR Photo ofCanyoning Vargem do Braço - Santo Amaro da Imperatriz - SC - BR

Itinerary description

Canyoning Vargem do Braço - Santo Amaro da Imperatriz - SC - BR

O Rio Vargem do Braço, também conhecido como Rio Vargem do Cedro e Rio Pilões, é um rio do estado de Santa Catarina, Brasil.

O rio Vargem do Braço nasce no exuberante Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, uma área protegida criada em 1975. A Serra do Tabuleiro, com altitudes acima de 1.200 metros, é o maior montanha da porção centro-leste do estado. O rio é a principal fonte de água da região metropolitana da grande Florianópolis. O rio parece ter fluído de norte a noroeste até muito recentemente, quando um grande evento tectónico forçou-o a mudar o seu curso. Agora flui leste-nordeste para desaguar no rio Cubatão perto de sua foz no Oceano Atlântico.

https://en.wikipedia.org/wiki/Vargem_do_Bra%C3%A7o_River

-----
O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, maior unidade de conservação de proteção integral do Estado, foi criado em 1975, com base nos estudos dos botânicos Pe. Raulino Reitz e Roberto Miguel Klein, com o objetivo de proteger a rica biodiversidade da região e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do Sul do Estado.

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro ocupa cerca de 1% do território catarinense. Abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí, Paulo Lopes e Garopaba. Fazem parte do Parque as ilhas do Siriú, dos Cardos, do Largo, do Andrade e do Coral, e os arquipélagos das Três Irmãs e Moleques do Sul.

O nome da Unidade de Conservação é emprestado de uma das serras da área do Parque que possui um cume de formato tabular, bastante visível da região de Florianópolis: a Serra do Tabuleiro.

https://www.ima.sc.gov.br/index.php/biodiversidade/unidades-de-conservacao/parque-estadual-da-serra-do-tabuleiro

-----

Santo Amaro da Imperatriz é um município brasileiro na região metropolitana de Florianópolis no estado de Santa Catarina. Sua população, conforme o Censo 2022, é de 27 272 habitantes.

Possui uma área de 344 049 km². Está a uma altitude média de 18 metros. Com uma economia basicamente da agricultura, o município vem se destacando também no turismo devido ao seu grande manancial natural de águas termais.

A colonização de Santo Amaro da Imperatriz está ligada à descoberta da fonte de águas termais, por caçadores, em 1813. O governo imperial destacou então um contingente policial para guarda do local, já que a região era habitada por nativos que defendiam a permanência na região. Em 18 de março de 1818, o rei Dom João VI determinou a construção de um hospital – foi a primeira lei de criação de uma estância termal no Brasil. Em outubro de 1845, Santo Amaro da Imperatriz recebeu a visita do casal imperial Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina, que mandou construir um prédio com quartos e banheiras para os visitantes em busca de alívio para suas dores. Em homenagem à Imperatriz, a localidade, nos arredores da cidade – que se chamava Caldas do Cubatão - foi rebatizada como Caldas da Imperatriz.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Amaro_da_Imperatriz

-----
Etrex 30 ++Freq
-----

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 821 ft

Cerca

Cerca

PictographCar park Altitude 941 ft
Photo ofEstacionamento

Estacionamento

Estacionamento

PictographWaypoint Altitude 970 ft
Photo ofLaje Pedra Photo ofLaje Pedra Photo ofLaje Pedra

Laje Pedra

Laje Pedra

PictographWaypoint Altitude 943 ft

Mata x Plantação

Mata x Plantação

PictographPanorama Altitude 1,020 ft
Photo ofMirante Tabuleiro Photo ofMirante Tabuleiro

Mirante Tabuleiro

Mirante Tabuleiro

PictographBridge Altitude 947 ft
Photo ofPonte Photo ofPonte

Ponte

Ponte

PictographWaterfall Altitude 859 ft
Photo ofRepresa Casan

Represa Casan

Represa Casan

PictographWaypoint Altitude 914 ft
Photo ofTubulação de Água Photo ofTubulação de Água

Tubulação de Água

Tubulação de Água

PictographFountain Altitude 1,052 ft
Photo ofÁgua Potável Photo ofÁgua Potável

Água Potável

Água Potável

Comments

    You can or this trail