Verdelhos - Vale de beijames - rota integral

September 12, 2020
September 2020

near Verdelhos, Castelo Branco (Portugal)

Verdelhos - Vale de beijames - rota integral

Iniciamos o trekking junto ao pontão do rio de beijames no interior da aldeia de verdelhos. (Outra hipótese e levar o carro até a praia fluvial de verdelhos e poupamos um total de 5 km.)
Iniciamos pela margem direita do rio, seguindo um estradão de terra batida, ao chegar a praia fluvial atravessamos a margem e seguimos pela margem esquerda pelo estradão de terra batida até esta acabar, (acaba junto a uma curva do leito do rio no início de uma floresta) seguimos pelo interior da floresta estando atentos às mariolas e ao pisoteio do solo, haverá partes em que a vegetação (fetos e silvas) estarão da nossa altura e invadirão o trilho, ter atenção.
A subida pela margem esquerda e suave e vai zigzagueando para que o declive não seja MT acentuado.
Ao longe desse a pedra alta e necessário contornada e passamos o rio beijames novamente para a margem direita, no atravessamento existe uma via Ferrata clássica (correntes) que facilita a transição.
O trilho vai sensivelmente á cota do declive da pendente, havendo umas passagens um pouco mais expostas e escorregadias mas sempre equipadas com vias FERRATAS clássicas (correntes). Depois de passar a enorme parede de granito na nossa esquerda iniciamos nova subida até chegar a um cruzamento identificado com os tempos de marcha a cada direção, a partir daí e sempre a descer com sombra.
Ao chegar a margem do rio e ao seguir o estradão de terra batida.
Tecnicamente não e difícil, os 20 km podem fazer mossa a quem não está preparado fisicamente.
Boa caminhada. Alguma dúvida e só questionar!