Trilho PR5 Pitões das Júnias até Capela S. João da Fraga

Photo ofTrilho PR5 Pitões das Júnias até Capela S. João da Fraga Photo ofTrilho PR5 Pitões das Júnias até Capela S. João da Fraga Photo ofTrilho PR5 Pitões das Júnias até Capela S. João da Fraga

November 27, 2017
November 2017

near Pitões das Júnias, Vila Real (Portugal)

Com um dia de Sol à sua espera o “TEAM RASGA SOLAS” fez mais uma incursão na Serra da Peneda-Gerês, mas desta vez pela sua zona mais oriental. Demos inicio ao percurso apeado na ponte da Ribeira de Pitões onde tiramos a nossa primeira foto de grupo, seguimos por uma espécie de Caminho Romano que ia dar a um parque com mesas, fogareiro, etc. (Utilizado como parque das merendas nas festas locais) Este trajeto desenvolve-se no (PNPG) território do Parque Nacional da Peneda-Gerês e não dispõe de sinalização oficial. Assim quem o quiser visitar deve precaver-se com mapas ou então fazer como nós ir pelos carreiros seguindo os montinhos de pedras colocados por outros caminheiros.
Durante o percurso passamos por agradáveis manchas florestais de carvalhos, pequenas cascatas, lagoas e ainda vistas maravilhosas sobre vários picos e encostas da serra. Nós não encontramos obstáculos difíceis de ultrapassar, mas deve-se ter sempre em conta de que o caminho tem tanto de ingreme como de belo, ou seja o percurso é feito em várias inclinações. Nas subidas mais acentuadas eu ouvia a minha respiração mais ofegante. Caminhamos durante 1,30 horas até que chegamos ao cume, a 1219 metros de altura (Info: Wikiloc) onde se encontra a pequena Capela em Honra de São João da Fraga. Ninguém sabe explicar quem e por que é que a mandaram construir. “Sabemos que anualmente os moradores de Pitões das Júnias no 1º Domingo após o dia de S. João (24 de Julho) fazem este percurso até capela.”
Uma coisa é certa. As vistas são deslumbrantes!...
(levem lentes com bom "zoom" que vale a pena)
Regressamos pelo mesmo caminho até Pitões onde fomos tomar café numa casa com uma soberba decoração “Taberna Celta”.
Domingo 26 de novembro de 2017
PRESENTES: Tiago Faria, Cristiana Ferreira, Nelson Silva, Joaquim Simões e Vitor Reis.

PictographBridge Altitude 3,330 ft

Ponte da Ribeira de Pitões (1)

Inicio do percurso pedestre até à Capela de S. João da Fraga

PictographCampsite Altitude 3,209 ft

Parque

Na peregrinação anual à Capela no 1º Domingo após o dia de S. João (24 de Junho) os moradores locais costumam trazer os seus "farneis" e aqui comemorarem em ambiente de "Arraial" com cantigas, concertinas, gaitas, etc...

Ribeiro de Pitões (2)

Travessia no ribeiro sobre pedras. Não tem Ponte.

Panorâmica: Vistas no percurso

Panorámica do percurso. Ver fotos

Desvio á esquerda alternativo com ponte para atravessar o rio que se aproxima. Se continuar em frente irá dar ao mesmo rio mas terá de atravessar sobre as pedras

PictographBridge Altitude 3,250 ft

Ponte sobre o rio (3)

Esta Ponte parece de construção recente e julgo que foi construída em alternativa a uma travessia do rio sobre pedras existente mais á frente. ver a foto com a placa

A Seguir á ponte, Virar á direita ver Placa indicativa logo a seguir á ponte (Ver foto)

Travessia do rio sobre pedras

Panorâmica: Vistas no percurso

Panorâmica do percurso - Ver fotos

PictographInformation point Altitude 3,456 ft

Informação

Informação do local e vistas em redor dos picos á volta da Capela de São João da Fraga.

PictographMountain pass Altitude 3,813 ft

Vistas envolta do penedo da Capela - Ver Fotos

PictographRisk Altitude 3,950 ft

Degraus esculpidos na rocha

Últimos lanços até cume onde construíram a Capela S. João da Fraga. A maioria dos degraus foram esculpidos na rocha, é preciso ter muito cuidado porque são escorregadios.

Cume

Cume onde Mandaram construir a Capela de São João da Fraga. (Ver foto Informativa) Vistas magnificas: Registo para mais tarde recordar. Muito "zoom" para apreciar a paisagem e os outros picos. Deste pico avista-se o ponto mais alto da Serra da Peneda- Gerês, o marco geodésico, as minas de carris, etc...

PictographReligious site Altitude 4,007 ft

Capela de São João da Fraga Objectivo cumprido!... Uma saudação para todos os membros do "Team Rasga Solas" em especial aos companheiros de caminhada: Vitor Reis, Tiago Faria, Cristiana Ferreira, Nelson Silva. Obrigado e boas Caminhadas!... Joaquim Simões Correia