Trilha pro Seio da Mulher de Pedra em Teresópolis - Marcelo

Photo ofTrilha pro Seio da Mulher de Pedra em Teresópolis - Marcelo Photo ofTrilha pro Seio da Mulher de Pedra em Teresópolis - Marcelo Photo ofTrilha pro Seio da Mulher de Pedra em Teresópolis - Marcelo

August 12, 2018
August 2018

near Vargem Grande, Rio de Janeiro (Brazil)

Trilha muito bonita e bem legal de se fazer. Realizada no dia 11/08/2018 com amigos do "Vaca Trekking", hehe, no conjunto de montanhas conhecida como mulher de pedra em Vargem Grande, Teresópolis. A montanha que subimos seria o seio da mulher de pedra.

De moderada a difícil, já que possui alguns lances mais técnicos onde é necessário usar corda (que já está lá) e alguns pontos com escalaminhada. Fui num ritmo bem tranquilo, bem lento, sem pressa nenhuma. Só curtindo o local.

Pode não ser uma trilha muito fácil, mas vale a recompensa: vista privilegiada da serra dos órgãos e do parque estadual três picos. Possui um livro de cume. Marque sua presença e deixe uma mensagem bacana para os próximos montanhistas/trilheiros.

Ponto de água, só no início da trilha.

Não é muito exposto ao sol, já que maior parte da trilha se faz com mata fechada.

Não recomendo fazer essa trilha com alguma previsão de chuva. Além de ficar mais perigoso, a mata é um pouco fechada. Logo, o terreno que já com sol forte fica molhado e escorregadio em algumas partes, com chuva deve ser pior ainda.

Um boa trilha e não deixe sujeira. Trouxemos todo nosso lixo de volta. Faça o mesmo. Vamos conservar o que é nosso.

==x==

"Montanhas e nuvens podem desenhar o inusitado. Entre Teresópolis e Nova Friburgo existe um conjunto de rochas íngremes e nuas que por capricho da natureza, esculpem à ótica dos aventureiros e viajantes que passam pela rodovia que liga essas duas belas cidades da região serrana fluminense. Separadas, elas parecem apenas quatro "simples" montanhas. Juntas, formam um dos pontos turísticos mais conhecidos de Teresópolis: Na **Mulher de Pedra** é possível identificar perfeitamente seu cabelo, o sulco ocular, nariz, queixo, pescoço e um protuberante seio. O **Seio da Mulher de Pedra**, uma aguda formação a que se ascende a 2.040 metros de altura e que é normalmente superada em cerca de quatro horas de caminhada"
Fonte: clubedosaventureiros

Mais informações e fotos deste dia, aqui:

PictographCar park Altitude 3,653 ft

11/ago/2018 08:47:22

Água - torneira

11/ago/2018 09:14:04

Água - rio

11/ago/2018 09:22:37

Photo ofDireita continua a trilha para o seio; esquerda é água e para o rosto da mulher de pedra Photo ofDireita continua a trilha para o seio; esquerda é água e para o rosto da mulher de pedra

11/ago/2018 10:10:15

11/ago/2018 11:08:10

11/ago/2018 11:12:34

11/ago/2018 11:18:00

Photo ofTopo 1 e fita vermelha para marcar a continuação da trilha Photo ofTopo 1 e fita vermelha para marcar a continuação da trilha

Topo 1 e fita vermelha para marcar a continuação da trilha

PictographCampsite Altitude 6,665 ft

Camping

11/ago/2018 12:55:21

Photo ofSeio da mulher de pedra e livro de cume Photo ofSeio da mulher de pedra e livro de cume Photo ofSeio da mulher de pedra e livro de cume

Seio da mulher de pedra e livro de cume

11/ago/2018 12:57:30

420 Apr 19, 2020

Tem área de camping la?

mar_celoferreira Apr 19, 2020

Oi. Da para montar um camping selvagem lá em cima, no cume. Mas eh um lugar bem pequeno. tem que ter a sorte de não ter ninguém lá.

• Photo of Victoryass
    Victoryass Aug 18, 2020

ÒTIMAS MARCAÇÕES

mar_celoferreira Aug 18, 2020

Obrigado Victor. Pretendo voltar lá brevemente. Achei a trilha um pouco cansativa mas com ótimos visuais.

• Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr Sep 9, 2020

Trilha bem marcada. Embora a subida seja acentuada em diversos trechos, não demanda tanta escalaminhada. Água no trecho inicial. Iniciei a trilha na parte da tarde, vindo de viagem. Mantendo um ritmo constante, a subida foi feita em 2 horas e 20 minutos. Visual sensacional lá de cima.

mar_celoferreira Sep 9, 2020

Obrigado pelo comentário helio jr. Sempre bons essas informações. Estou querendo voltar lá em breve. Um pouco cansativa, mas vale a pena.

• Photo of nandogavazzoni
    nandogavazzoni Jan 28, 2021

Olá, consigo me guiar pelo seu trajeto ?

É fácil pegar água antes se chegar ao cume?

mar_celoferreira Jan 28, 2021

Oi nandogavazzoni. Pode se guiar sim. é tranquilo em relação a orientação. Só é cansativo. Inclinado. Só tem um ponto de água que é bem no incio da caminhada. Coloquei como "agua-torneira" no meu tracklog. Depois dali, não há.

ou melhor, tem até um pequeno córrego no caminho, na bifurcaçao para subir o seio da mulher de pedra o continuar para rosto dela. Mas a inicial, que nomeei como "fonte-torneira" é mais confiável

• Photo of nandogavazzoni
    nandogavazzoni Jan 29, 2021

Obrigado Marcelo, depois te conto como foi ... devo ir nesse find.

Com mochila pesada para acampar vc estipula quanto tempo de subida ?

mar_celoferreira Jan 30, 2021

Então... isso é difícil dizer. Depende do ritmo de cada um.

• melissaramos Jun 24, 2021

Eu fiz essa trilha! Muito top achei tranquila

mar_celoferreira Jun 24, 2021

Oi melissaramos. A trilha é bem bonita né? tem um ou outro ponto que achei cansativo, mas da para fazer sem grandes problemas. um dia volto lá.

• Photo of bassanesi.gabriel
    bassanesi.gabriel Sep 25, 2021

Ola, fizemos a trilha hoje. GPS perfeito e trilha bem fechada, mais difícil que imaginávamos. Obrigado!

mar_celoferreira Sep 28, 2021

Hehe. Ela dá pra cansar um pouco... mas o visual compensa

• Photo of Jfbernardo
    Jfbernardo Aug 7, 2023

Uma das trilhas mais bonitas de Teresópolis. Subi de cargueira para apreciar o sol nascente e foi tudo perfeito. Um visual amplo para muitas outras montanhas. Obrigado pelo traçado!

mar_celoferreira Aug 7, 2023

Hehe foi uma ótima ideia. Ver o sol nascer ali deve ter sido muito bonito.