Trilha Pedra do Frade - PNSB ⛺

November 22, 2020
November 2020

near Frade, Rio de Janeiro (Brazil)

Trilha para Pedra do Frade - Via Bananal - SP - Parque Nacional Serra da Bocaina

TREKLOG ATUALIZADO 23 E 24/10/2021

Em poucas palavras uma mistura de Corcovado de Ubatuba com pedra do Bau.

Nossa caminhada se inicia no meio das Serras e propriedades Rurais do Bananal - SP, primeiramente o caminho começa cortando a propriedade da Dona Maria, abre e fecha de porteiras sera constante até se embrenhar no meio do mato, pelo que vimos existem muitas trilhas paralelas e atravessando para todas as direções, contudo não é tão difícil se direcionar e se manter na trilha principal (que é mais pisada), porem qualquer vacilo vai te fazer perder rumo correto.

Gravei apenas ida para melhor entendimento e planejamento, em muitos momentos o sinal de GPS fica fraco e quase some, porem tive o cuidado para não deixar criar as falhas que incluem mais distancia que realmente existem (quando GPS fica te procurando e acaba riscando todo mapa).

Dificuldades:
Física: Pesada
Exposição aos elementos : Total no cume
Navegação: Intermediaria / Difícil (depende da pessoa e do seu planejamento).
Dificuldade técnica: Só nos 20% finais que vai ficar MUITO complicado, soube de muitos que desistiram só de olhar o final.

80% do percurso é uma trilha sem novidade como qualquer trilha da serra do mar, muita bifurcação, lama, referencia visual praticamente zero, mato e cipó que corta sua cara, muita atividade de palmiteiros, alem água em abundancia, enfim, trilha fácil / intermediaria, já os últimos 20% da trilha, principalmente apos a gruta do Alemão, fica interessante... Muita subida sem massagem, lugares expostos, trepa pedra na beira de abismos e cordas não confiáveis pra você se pendurar até o cume, é isso...

É uma trilha que não deve ser subestimada, existe outra entrada alem de Bananal, você pode iniciar por Angra dos Reis ou fazer a Travessia Bananal x Angra, porem é necessário contratar "atravessadores" para não ser assaltado na comunidade em Angra, o risco de se perder também é real, alem de se perder você pode sair em Angra sem querer ai lascou e vez rs
Provavelmente um grupo de voluntários colocou as diversas cordas e escadas no local, porem por se tratar de uma trilha em um parque nacional, merecia uma via ferrata para dar mais segurança, já que as cordas não recebem manutenção o risco de acidente é bem alto (espero que nunca aconteça claro).

Visual do cume é de tirar o folego, local deve caber por volta de 8 barracas e na base não tem local para camping, ou seja, chegou no cume e ta lotado? Você se ferrou amiguinho (vai ter que retornar até a gruta do alemão).

Os únicos locais sujos do percurso é a gruta do alemão e o cume, tinha algo fedendo no cume, provavelmente restos de comida dos trilheiros Roots, que deixam lonas e panelas no local alegando que usam depois, mas nunca usam...

Por favor, ajudem a manter o local limpo, não deixem lixo e não façam fogueira, entendam que isso é justificativa para exigirem GUIA obrigatório pra entrar.

Pequeno video de recordação com alguns momentos:

Boa trilha

Rio do Criminoso

Córrego do Cha

PictographCave Altitude 3,957 ft

Dai em diante o negocio fica doido

Mirante

Se estiver aberto vera o Frade

Trecho de Cordas / Raízes

Trecho de cordas 2 Escadas

Trecho de Cordas 3

CUME Pedra do Frade

1574mts Local para poucas barracas Não deixem lixo Não façam fogueiras

Trilhas e trips Nov 24, 2020

Parabéns Rodrigo.
    Algumas boas e más lembranças dessa trilha, de mais de 15 anos atrás.
    Pelas fotos a trilha parece que tá mais demarcada. Que ótimo.
    E essa escada no trecho final é nova. Lembro que a gente subiu se agarrando nas raízes e galhos com inclinação de quase 90 graus. Melhoraram muito.

Mas eu só recomendaria fazer a travessia até Angra pela trilha que desce até o Bairro do Perequê, na direção do Rio Mambucaba, sentido oeste. Mas não sei se ela continua demarcada.
    Tá bem perigoso seguir pela trilha que desce até o Bairro do Frade.
    Pessoal que mora em Angra me repassou informações que naquela região os traficantes tomaram conta.
    No google tem inúmeras informações de tiroteios entre traficantes e a Policia nesse bairro. E são bem recentes.
    Melhor não arriscar

Rodrigo AGC Nov 26, 2020

Obrigado Mestre Augusto, seguimos seu log para concluir o objetivo.

Hoje a trilha esta bem aberta, só que bifurcações e caminhos paralelos tem aos montes, e sobre as cordas acho que passa uma falsa sensação de segurança ja que elas estão podres, eu preferi confiar mais nas raízes também rs

Muito pessoal ta muito afim de fazer a travessia até Angra, fiquei sabendo que é possível "contratando" um atravessador da região, to nessa pesquisa.

Trilhas e trips Nov 27, 2020

Fala Rodrigo.
    Legal que mesmo sendo um track muito antigo, ainda dá para ser usado.
    Essas trilhas paralelas sempre irão existir. Muitas vezes são de palmiteiros, como vc já falou.
    Olhando suas fotos desse trecho final nota-se que arrancaram muitas árvores e raízes. Não era tão exposto desse jeito que ficou.
    Parece ter sido alguém de agencia para facilitar a subida. Mas não achei uma boa idéia tbm.
    Se for contratar morador de alguma comunidade próxima da Pedra, aí a situação é outra.
    Eles conhecem quem são os traficantes da área.
    Tomara que consiga.

Rodrigo AGC Nov 27, 2020

Bora conosco Augusto, sei que você não repete trilhas, mas assim seria um novo trajeto.

Trilhas e trips Nov 29, 2020

E aí Rodrigo, blz.
    Valeu pelo convite, mas mesmo sendo um novo trajeto, eu ainda tenho muita coisa inédita para fazer e algumas que não deram certo ano passado, já que esse ano de 2020 foi um ano perdido.
    Quem sabe até podemos nos encontrar nessas que planejo para ano que vem.

• Photo of Amanda Barros M.
    Amanda Barros M. Oct 25, 2021

Log certinho! Trilha longa, porém estupidamente linda! Certamente vou fazer denovo.

• Photo of Vinicio Santos
    Vinicio Santos Oct 26, 2021

Orima trilha, vista maravilhosa 360°

• Photo of El Índio
    El Índio Oct 26, 2021

Log perfeita , linda trilha e a subida na pedra foi exigente mas valeu a pena a vista lá encima ! Irei mais vezes

• Photo of Felipe Ruiz M
    Felipe Ruiz M Oct 26, 2021

Tempo perfeito, trilha das boas.

• Photo of dudsoff
    dudsoff Oct 26, 2021

Excelente log muito bem detalhado

• Photo of jean_andrade
    jean_andrade Oct 26, 2021

Log bem detalho, trilha muito linda 👏🏻👏🏻👏🏻

• Photo of Di_
    Di_ Oct 26, 2021

Eu fiz essa trilha. Muito obrigada por compartilhar. 😉❤️

• Fabrico Barros Dec 30, 2021

Essas cordas são fixas?

Rodrigo AGC Dec 30, 2021

Cordas estão lá, mas são horríveis e podres.

Driano Noberto May 26, 2022

Boa noite Rodrigo estou pra fazer esse trilha agora nesse final de semana e vou por seu percurso
    Tem algo que vc me indicaria ou uma dica ?

Rodrigo AGC May 26, 2022

Último ponto d'água na caverna, só isso 😂

Só vai jovem 👏

Driano Noberto May 26, 2022

Show de bola irmão pq maioria da galera que ia não vai e estou querendo ir pelo wic e ir pelo seu percurso
    Posso ir sem medo ?

Rodrigo AGC May 27, 2022

Pode sim, mas fica esperto pq tem muita bifurcação, algumas dão no mesmo lugar, outras são caminhos de palmiteiros e tem uma que leva pra Angra.

Driano Noberto May 27, 2022

Tendi irmão
    Esse seu roteiro que está aqui posso ir de boa entao né
    Pq vou seguindo por ele

Rodrigo AGC May 27, 2022

Sim, mas é bom mais de uma pessoa segura o log...

Driano Noberto May 27, 2022

Tendi irmao vlw msm mano
    Estou doido pra conhecer lá