Travessia Topo do Mundo x Moeda Velha

Photo ofTravessia Topo do Mundo x Moeda Velha Photo ofTravessia Topo do Mundo x Moeda Velha Photo ofTravessia Topo do Mundo x Moeda Velha

4 hours
April 15, 2018
April 2018

near Paiano, Minas Gerais (Brazil)

A caminhada inicia-se na área de voo livre conhecida como Topo do Mundo, nome dado ao local devido à antiga localização do restaurante de mesmo nome. Seguimos sentido Moeda, subindo e descendo a crista das serras por aproximadamente 8km até chegar na beira da estrada asfaltada que leva até Moeda e seu distrito Moeda Velha. O caminho até esse ponto é bem aberto, com muito cascalho de minério e com descidas e subidas íngremes. A caminhada, no entanto, não termina aí. Ao invés de seguir pelo asfalto, viramos à direita quase 90 graus e entramos na trilha com mata mais fechada. Depois de alguns metros, você verá o túnel que tem uns 100m de profundidade e que era usado pelos escravos para fugas, segundo contam. O caminho agora terá outro tipo de dificuldade. Serão mais 6km com muitas valas escorregadias de terreno argiloso em vários pontos. Passamos por uma parte do caminho com beleza singular: o caminho da estrada de pedra que foi construída pos escravos. Impressiona o tamanho dos blocos de pedra e seus encaixes perfeitos. A descida continua até avistarmos as primeiras fazendas da região de São Caetano de Moeda Velha, popularmente conhecida somente como Moeda Velha. Saindo da trilha, vira-se à esquerda para descer até a estrada de terra. Novamente seguindo pela esquerda, após uns 500m estaremos no Restaurante Casa da Moeda Velha. Você poderá degustar uma legítima e deliciosa comida caseira e uma cerveja artesanal local de nome Moeda Velha (Pale Ale).

Obs.: necessário ficar atento pois o caminho também é rota comum dos motoqueiros.

• Photo of Sander Araujo
    Sander Araujo Apr 23, 2018

Que legal.. quero fazer esta! Gostei...
    Ja que nao é uma trilha circular, como fizeram com o resgate? Poderia passar mais detalhes! obrigado

• Photo of ZaakDF (Isaac David)
    ZaakDF (Isaac David) Oct 24, 2018

Pena que as motos estão contribuindo para erodir o terreno...

• Photo of AndreFirmino
    AndreFirmino Aug 4, 2020

Peguei essa trilha e fiz ela, porém para não pagar resgate eu fui e voltei partindo do topo do mundo.
    Foi bom demais, um pouco puxado , mas foi bom.