Travessia Morro Anhangava, Corvo

March 28, 2022
March 2022

•   2.7 1 review

near Sítio Roberto A. Pires, Paraná (Brazil)

Sozinho, Iniciei a trilha pelo o Anhagava as 5:00 da manhã, cheguei no cume com intuito de ver o nascer do Sol, mas havia muita nuvens encobrindo, Fiquei até as 9:00 onde consegui registrar algumas fotos com Sol. Em seguida tomei a descisão de seguir com o planejado, que era seguir para o morro do Corvo e sair na trilha do itupava. Estava c/ 2 litros de água. Levei 3 horas para chegar no cume do morro do Corvo, a trilha há poucas marcações, fácil de se perder. No cume, abri o PVC onde há 2 cadernos com pouquíssimos registros, o PVC estava virado errado, entrou água e os cadernos estavam molhados, mas deixei minha passagem mudei a posição para não entrar água. Fiquei uns 20 min, me alimentei um pouco e minha água já estava em torno de 1 litro ou menos. Racionei a água e iniciei a descida sentido trilha do itupava. Já havia estudado 2 colegas de Wikloc e segui suas trilhas...mesmo assim foi muito difícil, extremamente ecorregadio, sem contar a parte dos babuzais onde confirmo o que o amigo relatou, tem que rastejar para passar, não tem como passar por cima. Estava com celular, bateria sobressalente e mesmo assim fiquei sem bateria a uns 500 mtrs da trilha do itupava. Levei 5 horas para fazer a travessia do Morro do corvo à trilha do itupava, tive muita dificuldade de localização da trilha correta, pois há muitos momentos em que se perde a trilha por não ser trafegada frequentemente, sem contar que o tempo fechou e houve pequenas chuvas no decorrer, muita serração dificultando mais ainda. As 17 horas cheguei na trilha do itupava, um alívio por não ter que pernoitar na mata e um gostinho de "consegui". Não recomendo fazer o que eu fiz, não sou experiente, acredito que eu eteja de amador para intermediário. Sou focado e obstinado quando quero atingir um objetivo. Agradeço os 2 colegas que segui para realizar essa trilha. ATENÇÃO*** faltou eu citar as cordas !! muito cuidado*** !! Verifiquem antes de descer, elas não estão muito legal... quem for e puder fazer a substituição seria legal... uns 20 Mtrs acredito que seja suficiente... como era minha primeira vez, não tinha noção, vou trocar na próxima se alguém for antes, avisem-me, abraços a todos e boas trilhas!!

• Photo of Luciano Fischer
    Luciano Fischer Mar 28, 2022

Imagino seu alívio ao chegar na trilha do Itupava com luz do sol, nós não tivemos esse prazer e finalizamos a trilha a noite, pois começamos a subir o anhangava meio dia (isso foi um erro), chegamos no corvo já eram quase 17 horas, deixamos registrado no caderno, e chegamos no IAT já eram mais de 22h... Rapaz mesmo durante o dia essa trilha não é pra amador não... Quem quiser ir que faça sabendo dos riscos que não são poucos... Parabéns pela conquista!

• Photo of WSAlexandre
    WSAlexandre Mar 28, 2022

Parabéns Eduardo, realmente essa trilha não é para amadores, muito bom o seu relato 💪💪

• Photo of Eduardo C Toregiani
    Eduardo C Toregiani Mar 28, 2022

Luciano Fischer obrigado pelo comentário, a noite com certeza triplica a dificuldade, também posso imaginar o perrengue de vocês o bom é que estava acompanhado, igualmente parabéns a vocês !! Essa trilha é foda !! 👊👊

WSAlexandre, muito obrigado !! realmente é hard !! 😁

• LOREN ZANETTI Mar 31, 2024

Fiz em fevereiro de 2023, foi perrengue, nos perdemos 4 vezes, não aconselho de jeito nenhum p quem n tem experiência! Rastejamos um bom tempo, o bambu judiou muito! Se forem, reforce água e comida, kit primeiros socorros, manta térmica e lanterna, p se perder é ter q passar a noite é bem fácil!