Travessia Ferreiro/Caratuva

August 27, 2018
August 2018

•   4.7 1 review

near Sítio Cerro Verde, Paraná (Brazil)

Travessia pesada passando pelos cumes das montanhas Ferreiro, Ferraria, Taipabuçú, Caratuva, na Serra do Mar do Paraná.

Cume Ferreiro

Cume Ferraria com Divo.

Detalhe com caixa de livro de cume.

Cume Ferraria

Vista Ferreiro/Ferraria

Vista para o Ferraria

PictographMountain pass Altitude 5,670 ft

Crista entre Taipabuçú e Caratuva

PictographMountain pass Altitude 5,616 ft

Pico Paraná. Vista da crista entre Taipabuçú e Caratuva.

• Photo of curial.r
    curial.r Sep 2, 2018

Travessia que exige bastante resistência. Alguns trechos entre as montanhas, principalmente no vale entre Ferreiro e Ferraria, são passíveis de degradação rápida devido ao solo úmido e frágil. Aconselho fazer em tempo bem seco e em poucas pessoas para diminuir a degradação da picada. Pode haver pouca água em todo o trecho, interessante levar boa reserva. Do início da trilha até o Caratuva, levamos cerca de 8:20h. Dupla: Divo Maia e Rafael Curial.

• Photo of HKipgem Neto
    HKipgem Neto Sep 12, 2018

Bom dia colega. Se possível retirar essa informação/trilha da internet por motivos de força maior. Ali é uma propriedade privada, onde 2 donos não autorizam a passagem pelas terras deles e estão entrando com medidas judiciais contra tudo e todos. Evite andar por lá também até que a situação melhore, pois está delicada e pode acabar sobrando para vc, que andou por lá sem autorização e compartilhando com a internet. Fica a dica. Grato.

Qualquer dúvida me coloco a disposição ou procure a FEPAM - Federação Paranaense de Montanhismo. Grato.

• Photo of curial.r
    curial.r Sep 12, 2018

Agradeço a preocupação.

• Photo of HKipgem Neto
    HKipgem Neto Sep 12, 2018

Beleza... Vc pode entrar na página do Wikiloc (pelo aplicativo não dá) e ir em suas trilhas, clicar nela, ir em editar e colocar em modo privado, não público! Assim evita problemas. Agradeço a compreensão.

• Photo of Rodrigo Chiarato
    Rodrigo Chiarato Jun 4, 2021

Muito boa marcação.
    Foi fundamental para conseguirmos pegar trilha saindo de Caratuva para Taiba Bussu, pois é de pouco uso é difícil de achar.
    Não fizemos a volta toda devido ao alertando que após Ferreiro passa por propriedade privada e q os donos não permitem passagem.
    Seguimos a trilha até Ferraria e voltamos, foram 21 km em 10h.
    Aconselho a trilha pois pega vistas fantásticas do Pico Paraná, represa Capivari e Litoral.