Travessia da Serra Fina em 2 Dias

one day 12 hours 20 minutes
May 18, 2018
June 2016

near Lamins, Minas Gerais (Brazil)

RESUMO do meu relato que se encontra no link http://trekmundi.com/travessia-da-serra-fina

No presente relato encontrará tudo o que precisa saber para realizar a Travessia da Serra Fina a partir de Passa Quatro/MG. A trilha percorre a crista da Serra da Mantiqueira e o cenário de montanhas é lindo por todo o trajeto. São 31 km de sobe e desce incessante de morros, normalmente caminhados em 4 dias, mas que aqui encontrará as informações detalhadas para que possa planejar a sua aventura em 2 dias. Também estão listados os prós e contras de se fazer em 2 dias, o que levar para a travessia, quando ir, gastos totais e, claro, a descrição completa da minha experiência.

ABSTRACT

In this report you will find everything you need to know to do the Serra Fina Traverse, which starts in Passa Quatro/MG. The trail runs along the crest of the Serra da Mantiqueira mountain range and the scenery of mountains is beautiful from the beginning to the end. It is 31 km of a constant rise and decent of hills, usually hiked in 4 days, but here you will find the detailed information if you want to try to do it in 2 days. Also you will find the pros and cons of hiking it in 2 days, what to bring to this trip, when to go, total expenses and, of course, the full description of my experience.

Vale do Ruah

PictographCampsite Altitude 7,350 ft

Área para acampar 12

Água 4

Já próximo ao fim nem abastecemos

Porteira que marca o final da travessia

Rodovia BR-354

Rodoviária de Passa Quatro/MG

Casa do Edinho

Toca do Lobo

Água e Área para acampar 1

Pra mim não vale o esforço e acabamos de abastacer na Toca

Panorama 1

Direita

• Photo of gui Serodio
    gui Serodio Sep 3, 2018

Bom tracklog com informações bastante precisas. Mas é preciso tomar cuidado em trechos onde o mato crescer rapidamente, principalmente no Vale do Ruah. Chegamos no vale já de noite e nenhum dos três tracklogs que tínhamos mostrava ali um caminho que fosse possível seguir. Isso é normal para uma área como o Ruah mas sempre vale o aviso.
    Fiz a trilha no sentido contrário do mais tradicional, entre o Pico dos Três estados e a Pedra da Mina. Esse sentido tem uma dificuldade extra com os bambus virados contra você. Mas ainda assim o tracklog foi perfeito, inclusive mais preciso do que outros que tínhamos no GPS.

• Photo of Trek Mundi
    Trek Mundi Feb 26, 2019

Fala Gui, tudo bem? Esqueci de responder meu velho. Que bom que este track foi bem útil pra ti. O Vale do Ruah é complicado mesmo. É facinho de se perder porque o mato engole a trilha mesmo. Grande abraço

• Photo of wadia lawand
    wadia lawand Jun 27, 2019

trilha com paisagens maravilhosas.
    Segui o log certinho e foi fácil de encontrar o caminho.
    não achei muito difícil, comparando com Marins x Itaguaré por exemplo, porem a trilha só sobe e desce, a dificuldade vem dessa parte.

• Photo of IvanPasqualiniFavero
    IvanPasqualiniFavero Jul 16, 2019

Realizei a travessia em dois dias, no mesmo sentido (toca do lobo - sítio do Pierre) e seguindo somente este track Log. Deu tudo certo, as orientações são boas e precisas, a única exceção foi a descida do Pico dos 3 Estados, pois fui parar em um local onde não havia trilha, somente mato alto e pedras, e ao lado de um desfiladeiro. Local perigoso, foi difícil sair de lá. Após voltar para a trilha encontrei algumas pessoas que me disseram que o correto ao descer o Pico dos 3 Estados é pegar a trilha da esquerda e não a da direita como sugere este tracklog. No mais foi bem útil a marcação e consegui concluir a travessia com sucesso!! Obrigado!!