TRAVESSIA DA SERRA FINA

July 23, 2019
July 2019

•   4.3 1 review

near Lamins, Minas Gerais (Brazil)

Travessia realizada em julho de 2019. A Travessia localiza-se na Mantiqueira na divisa dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. É uma rota clássica do Montanhismo Nacional e uma das mais famosas travessias de montanha do país.

Em tese, qualquer pessoa que tenha bom condicionamento físico estaria apto a realizar a Travessia da Serra Fina. Entretanto, requer experiência em transporte de cargueiras pesadas e pernoites em acampamento natural, sobretudo para os casos de realização em formato tradicional de 4 dias e 3 noites.
As trilhas estão bem marcadas por todo o trajeto, mas apesar dessas condições da trilha, recomendo conhecer e estudar um pouco de orientação para realizar essa Travessia. Caso não tenha experiencia, contrate um guia local, existem vários na região.
Fique atento à água; é uma preocupação que se justifica. É uma Travessia em que não há água com fartura, pois se caminha pelos topos. Para a realização no Modo Tadicional de 4 dias/3 noites o modo de coleta sugerida é o seguinte:
Ponto 1: Córrego da Toca do Lobo. Coletar água apenas para a parte inicial da Travessia.
Ponto 2: Cachoeirinha no Quartzito. Cerca de 1h/1h30 de caminhada acima da Toca do Lobo. Coletar água suficiente para o restante do dia e para até o final do segundo dia.
Ponto 3: Nascentes Pedra da Mina. Localizado na base da Pedra da Mina. Coletar água apenas para passar a noite no cume.
Ponto 4: Vale do Rhuá. Logo após a descida da Pedra da Mina as nascentes do Rio Verde estão por todo o Vale e caminha-se às suas margens. Quando for distanciar do Riacho e sair do Vale, coletar água para o restante do terceiro dia e para o quarto dia.
Ponto 5: Antes do Sítio do Pierre: coletar água somente para garantir o término da Travessia.
A despeito de ser realizada com frequência e já ser conhecida de grande parte dos Montanhistas, a Travessia da Serra Fina permanece no rol daquelas mais exigentes do Brasil; isto não se pode negar. Não é o fim do mundo como pintam alguns; mas também não é o mamão com açúcar que pintam outros... Desconfie sempre de narrativas e opiniões extremas, seja para qual lado for: prefira formar a sua opinião baseada na sua experiência. E no caso da Serra Fina lembre-se que, apesar do conceito fácil-difícil ser pessoal e temporal, fatores como desnível acumulado, vegetação resistente e escassez de água tornam essa travessia uma prova de resistência. Porém, premia o aventureiro com paisagens difíceis de serem esquecidas.

RECOMENDAÇÕES BÁSICAS
* Nunca faça caminhadas pela mata sem os equipamentos básicos, como lanterna de cabeça e pilhas sobressalentes, proteção contra chuva e frio, alimentos para o dia, água e uma forma de comunicação.
*Se você não conhece a região, procure alguém experiente para ir com você. Nunca vá sozinho! Se possível tenha em mãos um GPS e saiba usá-lo corretamente para se orientar.
* Traga seu lixo de volta. Se você é capaz de levar uma embalagem cheia, com certeza é capaz de trazer ela leve e vazia. Nunca deixe lixo na trilha, NUNCA!!!
* Preste sempre atenção onde pisa, onde senta e onde se segura para não ter problemas com animais peçonhentos, muito comuns na região.
* Não faça fogueiras!!! Esta é uma área de preservação ambiental e fogueiras são proibidas. Se você fuma, não descarte suas bitucas no caminho, apague-as e traga junto com o seu lixo.
* Necessidades fisiológicas devem ser feitas longe de cursos d'água. Leve uma pazinha e enterre seus dejetos sólidos, e o papel higiênico deve ser trazido de volta com seu lixo.
* Não desmate e não abra novas trilhas ou clareiras.
* Cuidar da natureza é um dever de todos! Homem e natureza devem viver em sintonia. Seguindo estas recomendações você contribui para a preservação do local e de toda a região, fazendo com que a experiência da trilha seja maravilhosa para você e para os próximos que por ali passarão!
Ótimas trilhas!!!

DESCER A ESQUERDA

INICIO DA TRAVESSIA

AGUA

• Photo of Guga da montanha.
    Guga da montanha. Sep 12, 2022

As informações deste tracklog são excelentes e ajudaram muito na travessia, que o mais complica realmente no percurso é o peso da cargueira e a falta de água, eu me programei para cozinhar nos pontos de água da base da pedra mina e no vale do Rhuá, mas consegui economizar agua pra cozinhar no 3 estados.
    De resto a trilha é bem batida e bem marcada. só cuidado na descida da pedra da mina, para não seguir as estacas de madeira, pois elas estavam levando para descida de quem faz somente a pedra da mina e não a travessia.
    Outro ponto a se destacar que agora para fazer as trilhas desta serra é necessário pagar pra acessar, e também são cobrados alguns equipamentos mínimos que são checados na portaria da fazenda de acesso pelo guardião do local, ele também pediu meu documento para acessar então é bom levar tudo certinho para não ter problemas.
    Os equipamentos mínimos e ingressos podem ser conferidos neste site.
    O conteúdo do Shit-tube pode ser descartado na portaria de saída ao lado dos banheiros de madeira existe um lixo de compostagem.
    O que me deixou muito feliz nesta travessia foi que encontrei quase nada de lixo, os que recolhi parece que foram mais de descuido ou que caíram por acidente. A parte triste foi que devido a incêndios na região e poluição do local, além da preocupação ambiental a vista estava bem prejudicada, mesmo com o clima de céu sem nuvens.
    Por isso segue o reforço as informações de cuidados com o local do R.Damasceno, e peço que cuidem de nossas montanhas para que todos sempre possamos desfrutar delas da melhor forma possível.