Travessia Canal

February 25, 2018
February 2018

near Madeireira Dal’Pai, Paraná (Brazil)

Torre Amarela, Morro do Carvalho, Morro do Vigia e Morro do Canal

• Photo of BrennoLiz
    BrennoLiz Feb 6, 2019

Olá cidadão!
    Peço gentilmente que se abstenham de compartilhar em aberto essa trilha, pois ela leva a um trecho de trilha que consideramos inapropriado de ser percorrido, pois além de arriscado, entra em área do parque estadual do Marumbi, cuja VISITAÇÃO É PROIBIDA ou seja, poderá sujeitar os infratores a multas administrativas, sem falar no risco elevado que pessoas despreparadas podem correr, inclusive vendo a classificação de nível moderado que você indica, dando a falsa impressão de que é uma trilha segura. Não é.
    É perigoso ter trilhas de áreas arriscadas como essa sendo compartilhadas na internet para qualquer um ver e seguir. O trabalho que escolhi é este, de bombeiro, e nós não temos medo ou preguiça de faze-lo. O grande problema é ir lá para resgatar alguém e eventualmente ter que trazer um corpo sem vida de volta, isso é que nos preocupa e deveria preocupar outros além de nós, como você que posta a trilha. Simples assim. Todos temos nossas responsabilidades (ou deveríamos ter). O problema é que alguns não pensam nisso e aí é que as cagadas acontecem. Acidente acontece, mas quando contribuímos de algum modo deixa de ser um acidente e pode até virar crime. Se alguém vê a trilha na internet acha que é só ir lá e seguir, muita gente pensa assim e pessoas que resgatamos nos falam isso direto. Você pode até ser que saiba o que faz ou tem consciência sobre o perigo quando faz uma trilha dessas, mas muita gente por aí não tem. O pessoal se machuca feio até no Caminho Itupava, que é uma verdadeira estrada. Tá cheio de molecada no mundo que acha que o que dizemos é brincadeira para assustar criança.

• Photo of BrennoLiz
    BrennoLiz Feb 6, 2019

Aí a porta está aberta para as ocorrências (que não tem sido poucas na área) e pode nos sujeitar a carregarmos um cadáver, eu fisicamente (e você virtualmente) qualquer hora dessas. Que tal? Estou errado? Pense. Sua consciência quando isso ocorrer, como ficará? A minha estará tranquila.
    E se algum membro da equipe de resgate se machucar durante o trabalho, porque alguém foi lá seguindo a sua trilha, (pode crer, vamos checar) vamos fazer questão de responsabilizar você, de todas as formas possíveis.
    Ahh, e mais um aviso, que fiquei sabendo hoje conversando com o comando: a Polícia Militar (corporação da qual fazemos parte) novamente poderá fazer (e fará) as autuações administrativas (emissão de multas), que o IAP não dá conta de fazer. Assim a rapaziada que pensa em se arriscar por ali e precisar de eventual resgate, além de passar vergonha por causa do BO, vai receber de brinde uma multinha bem cara quando voltar para casa. Vai ser interessante.

• Photo of BetoMarcondes
    BetoMarcondes Feb 25, 2019

Primeiro ponto: trilha que não deveria ser compartilhada abertamente, porque apresenta trecho que invade área de visitação proibida, parte sul do Parque Estadual Pico do Marumbi, sujeitando os infratores a abordagem e multa pelas autoridades policiais e ambientais competentes. Faça este trecho por sua conta e risco, sabendo do que pode lhe acontecer. Quem postou e compartilha é co-responsável e incide nas mesmas penas de quem adentra nesta área, com o agravante de que é reincidente e já deixou provas do crime ambiental que cometeu anteriormente.
    Segundo ponto: a trilha até os destroços não é uma trilha bem demarcada, apresenta riscos de se perder e de lesões físicas sérias.